Estimativas do fluxo de caixa
Tese: Estimativas do fluxo de caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rickf20 • 18/3/2014 • Tese • 856 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
1- O que vem a ser os indicadores financeiros de avaliação de fluxo de caixa?
A demonstração de fluxos de caixa deve relatar os movimentos de caixa durante o período, classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento, de forma a proporcionar informação que permita aos utentes das demonstrações financeiras determinar o impacto dessas atividades na posição financeira da empresa e nas quantias de caixa e seus equivalentes.
Pode-se dizer que cada um destes itens dá-nos a respectiva comparação:
• Balanço → Posição Financeira
• Demonstração de Resultados → Desempenho
• Demonstração de Fluxos de Caixa→ Alterações na Posição Financeira
Devido ao caráter sintético dos documentos contábeis referidos, estes não respondem por inteiro às exigências da análise financeira.
A expressão Indicadores econômicos e Financeiros designa todo o tipo de indicadores baseados em dados econômicos e financeiros de determinada entidade e podem ser expressos em valores monetários absolutos, valores relativos ou taxas de variação, tempo, entre outros. Embora todos os indicadores devam ser olhados de forma integrada, é habitual separá-los em indicadores econômicos e em indicadores financeiros. No caso dos indicadores econômicos, estes procuram avaliar a capacidade da empresa em gerar valor de forma a remunerar adequadamente todos quantos nela participam, nomeadamente os seus acionistas, trabalhadores, entre outros. Alguns exemplos de indicadores econômicos são os diversos indicadores de renda, eficiência e produtividade. Quanto aos indicadores financeiros, estes procuram avaliar a capacidade da empresa em honrar os seus compromissos financeiros para com terceiros e incluem, numa perspectiva de longo prazo, os indicadores de estrutura financeira e solvabilidade e, numa perspectiva de curto prazo, os indicadores de liquidez.
2- Quais são os principais indicadores utilizados para avaliação de fluxo de caixa?
Dentro da análise financeira de uma empresa esta é a etapa mais importante: o cálculo e o estudo dos índices de desempenho, fornecendo ao gestor informações que permitem realizar o acompanhamento da situação financeira e econômica da empresa em qualquer momento.
Por meio destes indicadores financeiros é possível tomar as decisões gerenciais necessárias, visando corrigir erros que estão prejudicando o desempenho dos negócios no âmbito financeiro.
Tratamos aqui dos principais indicadores financeiros, os de maior necessidade, para que você possa implantar na sua empresa, fazendo uma avaliação dos mesmos e tomando a suas decisões gerenciais de forma adequada, mantendo a boa saúde econômica e financeira do seu negócio.
Lucratividade sobre as vendas
Indicador que demonstra o poder de ganho da empresa comparando o seu lucro líquido com relação ao seu resultado total (que pode ser o total de vendas, de serviços ou ambos), ou seja qual o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que ela desenvolve.
A fórmula para calcular o lucro líquido é a seguinte:
Fórmula = Resultado Líquido / Receita Total (resultado líquido dividido pela receita total)
Por exemplo, se a lucratividade da sua empresa é de 8%, isto significa que de cada R$ 100,00 vendidos, R$ 8,00 são de ganho líquido.
A lucratividade é obtida sob a forma de valor percentual, indicando portanto a eficiência operacional da empresa.
Rentabilidade
O indicador de rentabilidade tem por finalidade demonstrar qual o seu poder de ganho, ou retorno, do
...