Estratégias de Criatividade em Marketing Artigo “Fim da Guerra entre Vendas&Marketing” Philip Kotler, Neil Rackham e Suj Krishanaswamy.
Por: NathStabel • 1/11/2015 • Projeto de pesquisa • 761 Palavras (4 Páginas) • 615 Visualizações
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
CPPG – Centro de Pesquisa e Pós-Graduação
Estratégias de Criatividade em Marketing
Artigo “Fim da Guerra entre Vendas&Marketing”
Philip Kotler, Neil Rackham e Suj Krishanaswamy.
Nathalia Stabel Souza
São Paulo
2010
- Após analisar várias empresas de diferentes segmentos, quais foram às conclusões dos autores em relação ao desalinhamento existente entre as áreas de Vendas e Marketing?
Resposta: O desalinhamento existente entre as áreas de Vendas e Marketing ocorre quando as vendas caem e o marketing culpa a força de vendas pela má execução de um plano e o foco na experiência individual de cada cliente, e pouco informada sobre o grande mercado que pode ser explorado, e a área comercial culpa o Marketing pelos altos investimentos em MKT, que poderiam ser destinados para contratação de mais contratações e planos de bonificações e alega que o Mkt dita preços altos demais e consome uma fatia excessiva do orçamento. Outro problema é que o setor de vendas tende a achar que o MKT está por fora da realidade dos clientes. Já o MKT acha que a força de vendas está focada demais na experiência individual de cada cliente, pouco informada sobre o grande mercado e com pouca visão de futuro. Resumindo cada departamento costuma menosprezar a contribuição do outro.
- Segundo os autores como é a estrutura e o papel da área de Marketing nas pequenas, médias e grandes empresas. Em cada um desses modelos, como é a relação das áreas de Marketing e Vendas?
Resposta: Para pequenas empresas o MKT não possui um papel formal, suas idéias vêm de gerentes, força de vendas, agencias de publicidades, etc. No caso de empresas de médio porte contrata-se um profissional de MKT que acaba sendo um complemento para força de vendas. E para as grandes empresas descobre-se que o MKT exige segmentos, definição de metas e posicionamento. Quando a empresa contrata um profissional com essa capacidade, o setor de marketing torna-se independente. Ao assumir tarefas mais sofisticadas o braço de marketing passa a trabalhar em contato com outros departamentos, sobretudo com planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos, finanças e manufaturas.
- No jogo de empurra-empurra, quais são as principais críticas feitas pelo pessoal de vendas ao Marketing e vice-versa?
Resposta: As principais críticas entre vendas e marketing são de setor econômico e cultural. A força de vendas tende a criticar o modo com marketing gasta o dinheiro em 3 dos 4 P’s. (preço, promoção e produto). Já MKT sente pressão para atingir as metas de receitas e quer que a força de vendas “venda o preço” em vez de “usar o preço para vender”. Outra critica entre os setores é que cada área atrai um perfil de profissionais e gastam o tempo de maneira distinta. O MKT tem o perfil mais analítico enquanto o setor de vendas cultiva o relacionamento com o cliente.
Atritos entre as áreas de Vendas e MKT
- Econômico: causado pela necessidade de divisão de receita total alocada para custear vendas e marketing. Em preço para atingir a meta de receita. Em promoção o MKT quer despertar o interesse, a consciência e a preferência do cliente, entretanto o setor de vendas vê isso como jogar dinheiro fora. E em produto setor de vendas se queixa que o produto não carece de recursos, estilo e qualidade.
- Cultural: O MKT quer criar vantagens competitivas para o futuro e o setor de vendas fatura para fechar vendas.
- Os autores afirmam que os atritos entre as áreas de Marketing e Vendas são de ordem econômica e cultural. Quais os principais problemas identificados em relação a estes dois pontos?
Resposta: Existem quatro tipos de relacionamento entre MKT e Vendas.
Indefinido: Crescimento independente com suas próprias tarefas e agendas.
Definido: Existe processo e normas e discutem para saber o que vão fazer e o que cada um espera do outro.
Alinhado: Flexibilidade e fronteiras estabelecidas, ambos promovem treinamentos e planejamento em conjunto.
Integrado: Os setores partilham estruturas, sistemas e recompensas. Os dois grupos projetam e implementam métricas em conjuntos.
...