Estrategia Costumer Centrífuga
Por: BGiansante • 27/8/2021 • Trabalho acadêmico • 995 Palavras (4 Páginas) • 77 Visualizações
- A VOZ DAS MARCAS
A voz das marcas é a personalidade dela e pode ser descrita através de um adjetivo. A voz está completamente alinhada com a missão dela, ou seja, a razão para ela existir.
A o conteúdo das marcas deve traduzir seu posicionamento e os seus valores através da forma que se expressa.
Para este estudo, vamos nos aprofundar na voz das três principais marcas no ranking de share volume (Euromonitos | 2019):
1ª SKOL (21,2%);
2ª BRAHMA (16,3%);
3ª ANTARCTICA (10,3%)
1.1 IDENTIFICAÇÃO DA VOZ DAS MARCAS
1.1.1 CANAIS DE ATUAÇÃO
CANAIS DE ATUAÇÃO | |||
| SKOL | BRAHMA | ANTACTICA |
Mídias Sociais | x | x | x |
Site Próprio / Blog | x | x | x |
Suporte | x | x | x |
Vídeos | x | x | x |
Fonte: Instagram / Facebook / Ambev / Youtube |
As três marcas líderes em SHARE VOLUME trazem uma atuação presente em diversos canais digitais que acabam falando muito sobre o impacto que trazem aos consumidores com os seus conteúdos.
1.1.2 ANÁLISE DE CONTEÚDOS
Lista de Conteúdos Identificados | |||
| SKOL | BRAHMA | ANTACTICA |
Fotos | x | x | x |
Webinars |
| ||
Textos para site/blog | x |
| |
Textos para acessória de imprensa | x | x | x |
Posts | x | x | x |
Vídeos | x | x | x |
Fonte: Instagram / Facebook / Ambev / Youtube |
É possível afirmar que as três marcas, apesar de comunicações diferentes, têm em comum conteúdos mais leves e interativos - menos formais.
1.1.3 CARACTERÍSTICAS DAS MARCAS
1.1.3.1 SKOL
A marca traz um ‘look and feel’ jovem e divertido para se conectar ao seu público alvo:
[pic 1][pic 2][pic 3]
Com base nos conteúdos analisados é possível afirmar que a comunicação da marca é muito voltada nas plataformas de música e tem um apelo maior no verão. Sempre com uma comunicação mais animada e voltada a um publico mais jovem.
Conhecida como a “marca que desce redondo”, durante muitos anos a marca adotou o apelo da objetificação da mulher em suas peças publicitárias, como “atrativo sexual” ao público masculino. Porém, considerando a evolução e mudanças com o passar dos anos, a marca tem se adequando cada vez mais às novas demandas da atualidade, trazendo uma comunicação mais inclusiva, na tentativa de reconciliação com o público feminino.
O pioneirismo de Skol também está evidente nas propagandas de consumo responsável de bebida alcoólica. Difícil encontrar um jovem que desconheça o conceito de “Motorista da rodada”.
Através de suas propagandas e meios de comunicação, é possível identificar que a marca vem construindo uma comunicação de forma mais consistente e cada vez mais, se dirige para ser uma referência de estilo, uma marca “além da cerveja”.
1.1.3.2 BRAHMA
Em sua comunicação, a Brahma acaba falando com um público mais maduro. Sendo assim, sua comunicação traz uma pegada mais informativa e com sofisticação, mas sempre evidenciando sabor de forma leve e divertida.
[pic 4] [pic 5] [pic 6]
É possível identificar a conexão com o boteco de luxo em diversas de suas comunicações, fazendo referência, muitas vezes, ao porta copo utilizado em bares e restaurantes.
Conhecida pelo seu logo vermelho e seu slogan “o sabor de ser brahmeiro” que acompanhou durante muitos anos as latinhas, a marca vem passando por uma modernização visual e um posicionamento mais jovem e inclusivo.
Brahma tem uma característica de ser um pouco mais nichada do que, por exemplo, Skol. Ela busca classes de renda média-média, média-alta. Busca também estar associada a grandes eventos, se aproxima bastante do público sertanejo de bom poder aquisitivo, envolvendo-se por exemplo com os rodeios tradicionais de Barretos. Por tudo isso, ela tem uma percepção de marca um pouco mais elaborada, de produto mais caro e de maior valor agregado
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