Estrategia Empresarial
Pesquisas Acadêmicas: Estrategia Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rnakahashi • 29/8/2014 • 2.799 Palavras (12 Páginas) • 319 Visualizações
1 – Identificação da Empresa
Nome, localização, área de atuação, número de funcionários
Industria e Comércio de Cosméticos Natura S.A.
A Natura está localizada na altura do km 30,5 da Rodovia Anhanguera, no município de Cajamar (complexo de fábricas), na Grande São Paulo (SP), possui uma área de 646 mil metros quadrados e encontra-se em uma Área de Proteção Ambiental (APA).
É uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Também comprometida historicamente com a preservação do meio ambiente, a Natura foi, em 1983, a primeira empresa a introduzir refis no setor de cosméticos brasileiro e vem desenvolvendo um trabalho de recuperação de mata nativa em Cajamar, por meio do qual, em 2009, foram plantadas 5 mil mudas de 114 espécies pertencentes ao bioma da Mata Atlântica.
Número de Colaboradores Natura - 2011
Brasil
5.483
Argentina
449
Chile
293
México
113
Peru
301
Colômbia
191
França
55
Total
6.885
Outros Contratos de Trabalho - 2011
Aprendizes
157
Estagiários
141
Temporários
255
Terceiros
2.094
Total
2.647
2 – Diagnóstico Interno
Missão, visão (se houve), objetivos, organograma (se houver), princípios da gestão competitiva (planejamentos), princípios da gestão de RH, capacidade inovativa, marketing (se houver)
Obs: Na questão “organograma” deverá ser feita uma pequena explanação (não é só colocar a figura)
Missão
A missão da Natura é "criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem: bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo; estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo."
Visão
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela quantidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.
Objetivos
A Natura tem como objetivo consolidar-se como referência na qualidade de processos e produtos na indústria cosmética e alcançar "classe mundial" na qualidade de processos, produtos e serviços, de modo a construir uma marca de excelência reconhecida por todos os seus públicos
Organograma Societário
Administradores
0,5401%
Natura Cosméticos S.A. Brasil
CNPJ
71.673.990/0001-77
Controladores PF
2,1854%
Circulação
39,4940%
Tesouraria
0,0002%
Passos Participações
5,2540%
Utopia Participações
21,2790%
Lisis Participações
22,2990%
ANP Participações
5,2487%
RM Futura Participações
3,6997%
Princípios da Gestão Competitiva (planejamento) De uma cultura centralizadora para uma visão sistêmica de gestão por processos. Essa foi a transformação necessária para que a Natura continuasse crescendo financeira e regionalmente.
Foi em 2007 que a empresa percebeu a importância de mudar sua gestão e cultura. No ano seguinte, implantou as unidades regionais do Norte e Nordeste, para começar a atender às suas demandas específicas. Na “gestão por processo”, a Natura passou a trabalhar também com unidades de negócios, distribuindo poder e autoridade para as pontas da cadeia de produção. “Antes, os diretores de unidades não tinham responsabilidade sobre o rendimento. Quando um produto novo esgotava por excesso de demanda, eles encaravam como sucesso. Hoje, eles precisam planejar melhor suas ações, pois são responsáveis pela lucratividade desse produto e não podem deixar que ele fique em falta”, diz. Depois da mudança, o planejamento estratégico da Natura é desdobrado por processos – cujo resultado tem sempre um acompanhamento - e não mais por diretoria ou área específica. Apesar dessa distribuição de responsabilidades, Levy afirma que dificilmente uma empresa consegue eliminar completamente a hierarquia. Para ele, é preciso equilibrar responsabilidade e autoridade, centralização e integração. “A contratação, demissão, gestão de carreira, por exemplo, ainda são feitas na área de recursos humanos”, diz. Esse sistema tem rendido bons frutos. Por meio da gestão de processos, a empresa teve lucro líquido de 524,7 milhões de reais no acumulado após IR nos nove primeiros meses de 2010, apresentando crescimento de 5,6% sobre o mesmo período de 2009. Além da área financeira, Levy afirma que o número de consultoras disponíveis aumentou 49% de 2009 para 2010 e as reclamações feitas por consultoras, como entregas erradas, diminuíram 46,2% no período.
Princípios
...