Gestão do Conhecimento. Estratégia Empresarial
Seminário: Gestão do Conhecimento. Estratégia Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abarros • 3/9/2013 • Seminário • 734 Palavras (3 Páginas) • 395 Visualizações
Gestão do Conhecimento
A Gestão do conhecimento, não é uma tecnologia, mas utiliza-a, ela não é um produto, é uma metodologia, para que ela, funcione é necessária que haja mudanças culturais e gerenciais, e sua grande dificuldade é transformar conhecimento tácito em explicito.
Capital Intelectual são recursos gerados pelas empresas através do intelecto das pessoas, sua definição abrange vários elementos intangíveis, além do capital humano. Para eles o capital intelectual é um capital não financeiro que representa a lacuna entre o valor de mercado e o valor contábil, sendo a soma do capital humano e estrutural.
Sendo assim para que uma empresa desenvolva bons produtos e serviços, ela deveria ser composta de um qualificado capital humano, originado pelo conhecimento adquirido e experiência das pessoas, alcançando seus objetivos e aumentando a suas riquezas.
Com a nova era da informação trouxe novos desafios abordagens a TGA, as organizações deixaram de ser vistas como conjuntos integrados de recursos, para serem consideradas detentoras de competências sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas em qualquer oportunidade, antes que os concorrentes façam. O mundo Organizacional deixa de ser um conjunto de coisas físicas e se torna um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios. As competências são dinâmicas, intangíveis, mutáveis e garantidoras de competitividade organizacional, ao contrário dos recursos. Atualmente a TGA estuda a administração das empresas e organizações, tendo como ponto de vista a interação e interdependência entre as seis variáveis principais objeto especifico de estudo por parte de uma ou mais correntes da teoria administrativa. Essas variáveis básicas (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade), constituem os principais componentes no estudo da administração. O comportamento dessas variáveis são sistêmicos e complexos.
O Contexto das empresas:
Ambiente, tecnologia e estratégia.
Empresas é um tipo de organizações que é focada no lucro. As empresas são diferentes umas das outras em todos os aspectos.
As empresas produzem bens e serviços, criando empregos às pessoas, utilizando da tecnologia e competências, precisam de recursos e mais que tudo, administração. Eis algumas características que diferenciam uma empresa das demais organizações:
São focadas em lucro, assumem riscos, dirigidas com filosofia de negócios, avaliação sob ponto de vista contábil, avaliação sob ponto de vista social, reconhecimento: empresas são negócios, propriedade privada.
Na realidade o papel da empresa é satisfazer as necessidades da sociedade (clientes), gerando riqueza e agregando valores, e distribuindo a riqueza que foi gerada, sempre respeitando a natureza, fazendo com que o impacto ambiental seja o menor possível.
Uma empresa nada tem de absoluto ou definitivo, diante deste contexto o funcionamento das empresas tem caráter circunstancial e relativista, dependendo das forças externas que predominam neste contexto, que denominaremos o ambiente. Do ambiente a empresa extrai seus insumos, recursos e tecnologias, e no meio ambiente ela coloca e distribui o resultado de suas operações,
...