Estratégias E Analise SWOT
Ensaios: Estratégias E Analise SWOT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Naravespero • 12/5/2014 • 601 Palavras (3 Páginas) • 333 Visualizações
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE MARKETING
16/04/08
SWOT ANALYSES – MATRIZ FOFA
Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, entretanto, a sua essência remete a um conselho de Sun Tzu de mais de três mil anos: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” (SUN TZU, 500 a.C.).
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, onde: Strengths = Forças, Weaknesses = Fraquezas, Opportunities = Oportunidades e Threats = Ameaças.
No Brasil tem-se utilizado o termo Matriz FOFA para a realização de análises do ambiente de negócios ou do cenário mercadológico.
A realização de uma análise ampla e completa do ambiente de atuação requer um esforço e uma sistematização de busca de informações no ambiente externo à organização e no ambiente interno. As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa frente à dinâmica de mercado e às tendências que se apresentam, e se relacionam quase sempre a fatores internos.
O ambiente interno pode ser controlado pela empresa, uma vez que é resultado das estratégias de atuação definidas pela empresa. A essência na identificação de forças e fraquezas é que, quando identificadas, deve-se ressaltar ao máximo as forças da organização e agir prontamente para controlar ou neutralizar um ponto fraco identificado, minimizando o seu efeito.
Já o resultado do ambiente externo à organização permite a identificação das ameaças e oportunidades apresentadas no mercado. Estas são consideradas como antecipações do futuro e são de natureza incontrolável pela empresa. Estrategicamente o que pode ser feito é se antecipar com soluções diferenciadas no mercado que possam aproveitar as oportunidades apresentadas ou neutralizar as ameaças percebidas. Apesar de não poder controlá-las a empresa deve monitorá-las sistematicamente, minimizando os seus efeitos negativos e potencializando os positivos.
Para Lambin (2000), a análise SWOT é caracterizada como uma auditoria externa e interna. A auditoria externa visa determinar a atratividade do ambiente do mercado estudado ou atuante. Para ele, a atratividade se dá na forma de oportunidade ou de ameaças provocadas por fatores que estão fora do controle da empresa e que podem vir das tendências do mercado, do comportamento dos compradores, da evolução da distribuição, do ambiente concorrencial, das variações do ambiente e do contexto internacional.
Tais mudanças podem afetar a posição da empresa no mercado, razão pela qual devem antecipar-se através de um sistema de acompanhamento e controle do ambiente. Para cada fator de influência um conjunto de questionamentos pode auxiliar na identificação da realidade e tendências, entretanto devem ser ajustados ao tipo de mercado: bens de consumo duradouros e não duradouros, serviços, produtos industriais consumíveis ou bens de equipamento. A tabela a seguir apresenta algumas abordagens para identificação de oportunidades e ameaças.
Assuntos Potenciais a considerar em uma análise SWOT
Forças Fraquezas
AMBIENTE INTERNO Recursos financeiros abundantes
Alguma competência distintiva
Bem conhecida como líder de mercado
Economia de escala
Tecnologia própria
Processos patenteados
Custos mais baixos
Boa imagem de mercado
Talento gerencial superior
Habilidades de marketing melhores
Qualidade de produto notável
Parcerias com outras empresas
Boa experiência em distribuição
...