TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso: Taly baby

Por:   •  10/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  1.755 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Londrina

Engenharia de Produção

[pic 2]

estudo de caso: taly baby

gestão mercadológica

EP93

DEBORA CORREA PENA

MARIA FERNANDA CALVENTO

PAOLA MANTOANI RIGO

10 de Maio de 2018

Londrina, PR

ESTUDO DE CASO: TALY BABY

  1. DADOS
  • Processo de reposicionamento das lojas.
  • Objetivo: conter o avanço da concorrência e se diferenciar no mercado.
  • Público atual: fluxo de clientes que visita o Mercadão de Madureira (classes B, C e D). Posicionamento atual da Taly Baby voltado majoritariamente para a classe C.
  • Preferências do público: boas condições de pagamento, bons preços e produtos que atendam algum nível de exigência de qualidade.
  • Mercado: em crescimento (29,5% de 2008 e 2013).
  • Portfólio atual: móveis, puericultura (vestuário, roupas de cama e artigos para banho) e enxoval (combinação dos anteriores).
  • Estratégia: Entrada de produtos mais sofisticados e caros no portfólio (móveis, roupas e artigos para bebês).
  • Concorrência: grandes redes especializadas do ramo e vendedores informais (camelô).
  • Política de precificação atual: agressiva e alinhada com a concorrência. Competitivo com o mercado informal.

  1. CONSIDERAÇÕES:

        O gestor precisa avaliar bem a estratégia de produto para não errar na composição do preço. Por estar numa transição que vai do perfil orientado a preços baixos, para outro que preza a qualidade, o aumento de preço deve ser feito de forma gradativa e com constante monitoramento da satisfação do cliente.

        A estratégia de comunicação deve frisar os diferenciais competitivos que os novos produtos trazem, porém lembrando qual o tipo de mercado que constitui seu público hoje.

  1. SOBRE A ELASTICIDADE DA DEMANDA

        O mercado é sensível a preço. Isso significa que uma pequena variação no preço provocará uma queda considerável da demanda. Os dados do exercício não permitem calcular as porcentagens nem a curva, porém se deduz que a elasticidade preço-demanda é alta.

  1. QUESTÕES

A concorrência das grandes redes especializadas do ramo é um grande problema para uma pequena rede de lojas que já vende seus produtos para bebês e primeira infância por mais de 40 anos?

Pode ser um problema, sim. Mas que pode ser enfrentado procurando captar o público que prefere um atendimento mais especializado que as grandes lojas não conseguem dar. Como a Taly Baby já percebeu e vem tentando aplicar, o atendimento diferenciado pode atrair clientes que prefiram comprar em uma loja menor.

Como ser atrativo a esses diferentes públicos com diferentes interesses?

Para ser atrativo a esses públicos diferentes, será necessário, além de oferecer prazos de pagamento e preços que os concorrentes praticam, entregar algo a mais que os clientes percebam como um valor adicional.

Como se diferenciar da concorrência?

O diferencial competitivo nesse caso deve ser os benefícios adicionais que se ofereçam aos produtos para que o cliente perceba razões para comprar nessa e não naquela outra loja. Podem ser alguns: garantia estendida, certificados de qualidade, atendimento especializado, além de focar na qualidade do produto, fazendo-o ser mais atrativo que os demais, além de mostrar o incremento da qualidade para o cliente, através de promoções direcionadas.

A Taly Baby já vem aplicando algumas destas estratégias e se recomenda manter a orientação, não mudar drasticamente os valores que ela pratica há anos, mas ir agregando valor os produtos e serviços que a empresa já entrega.

Como se aproximar mais dos grandes players e se afastar cada vez mais dos mercados informais e ultra populares em meio a tantos concorrentes geográficos?

A proposta da empresa, de aumentar os produtos de qualidade melhor e ir diminuindo os de qualidade questionável (e mais baratos) é uma boa estratégia para se afastar dos mercados do tipo camelô. Clientes mais interessados em qualidade superior irão se aproximando e os que estão somente procurando ofertas e preços baixos continuarão comprando no mercado informal. É importante destacar que a empresa deve estar capacitada para atender a demanda de um público mais exigente que preza pelo bom atendimento e pós-venda. A força de vendas deverá ser treinada para tal.

Como fazer isso em um bairro tradicionalmente popular?

Isso pode ser feito através do composto promoção. Os clientes devem conhecer todas as possibilidades a que terão acesso caso comprem na Taly Baby. Para isto podem ser utilizadas as redes sociais.

Mesmo sendo um bairro popular, há pessoas que vão às compras lá e que não fazem o perfil do bairro. Assim, a imagem transmitida pela empresa deve mudar para resultar atraente para o público que se deseja captar. Portanto, cartazes de “oferta”, cores estridentes e artigos empilhados devem desaparecer para dar lugar a um ambiente que resulte agradável ao público alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com