Exemplos comunicação
Por: Daniely Paz • 25/10/2015 • Monografia • 413 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Contexto de cada um influencia
Cada um tem uma relação diferente com a mensagem
Estratégia
INTERESSE: O conhecimento sobre os assuntos tratados numa campanha está totalmente relacionada com o interesse e a motivação. Então se um publico x não tiver nenhuma ligação no assunto transmitido, ele não vai absorver o que está sendo transmitido. Jorge Bentes: Títulos ou chamadas, em forma de pergunta, instiga o interesse.
memória involuntária
EXPOSIÇÃO SELETIVA: O veículo de informação é muito importante? Uma decisão incorreta de qual canal deve utilizado, pode impactar negativamente e não atingir o público alvo. Ou seja, se um show de funk for divulgado no jornal, dificilmente vai alcançar este público.
PERCEPÇÃO SELETIVA
Toda pessoa tem seu sistema conceitual próprio, funciona como um filtro codificador. O nome disso é padrão pessoal de referência. Esse filtro aceita ou não as informações recebidas, isso vai depender de o quanto essa mensagem é ou não ajustada às referências do indivíduo.
MEMORIZAÇÃO SELETIVA
Vai memorizar aquilo que é do seu interesse, da forma que a comunicação é feita, como essa mensagem é levada, se ela for levada de uma forma forte e latente, ela pode não ser persuasiva no primeiro momento, mas com decorrer do tempo de exposição à mensagem, as pessoas acabam aceitando.
A CREDIBILIDADE DO COMUNICADOR
A reputação do emissor é um fator que influencia as mudanças de opinião, assim como a falta de credibilidade do emissor incide negativamente na persuasão. Rodrigo faro, pq, ele tem uma imagem de credibilidade, as pessoas aceitam ele com facilidade maior.
A ORDEM DA ARGUMENTAÇÃO: Primeiro efeito é influenciada sobretudo pelos argumentos contidos na primeira parte da mensagem ou no segundo efeito se são mais influentes os argumentos finais. Exemplo se eu preciso falar que a campanha de vacinação se encerra no próximo domingo, então o próximo domingo é informação mais importante, portanto a ordem dela precisa ser na frente.
CARATER EXAUSTIVO:
Na publicidade isso se manisfesta na publicidade através dos jingles, ficam na cabeça das pessoas por muito tempo, exemplo a propaganda: “compre batom compre batom”, “cadê seu celular, ta na pernambucana”
A EXPLICAÇÃO DAS CONCLUSÕES
Isso está diretamente ligado a autoridade de quem está levando, a gente mais questionaria uma creme dental, se for exposto e divulgado por um dentista.
Antes a publicidade dava mais informação pelo produto, utilizava mais jingle. Hoje ela travalha muito mais com a persuasão, as marcas estão muito parecidas, hoje temos um leque de produtos. Criando um tipo de vínculo com o consumidor, um apoderamento, emoção.
...