FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO
Por: Lucas Teixeira • 9/4/2016 • Dissertação • 1.834 Palavras (8 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
INGRID PALOMA PEREIRA
LUCAS DE ALMEIDA TEIXEIRA
RODRIGO FERNANDO AZARIAS
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO
BAURU
2015
INGRID PALOMA PEREIRA
LUCAS DE ALMEIDA TEIXEIRA
RODRIGO FERNANDO AZARIAS
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO
Trabalho de relatório para obtenção de nota para as Atividades Prática Supervisionadas, referentes ao primeiro semestre do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
BAURU
2015
[pic 2]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................04
2 O ENTREVISTADO ................................................................................................05
3 O XPOSED INTERNTIONAL QUEER FILM FESTIVAL ..........................................06
4 RELATÓRIO DE ANÁLISE ......................................................................................07
5 CONCLUSÃO .........................................................................................................10
REFERÊNCIAS .........................................................................................................11
ANEXOS ....................................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado toma por base o estudo do profissional de comunicação, suas atribuições, funções, etc., visando um maior contato entre os estudantes e o mercado de trabalho em si.
Sendo assim, o relatório que se segue foi elaborado a partir de uma entrevista feita com um profissional da área. O entrevistado, porém, atualmente encontra-se trabalhado na Alemanha, por isso optou-se também por debater quais as semelhanças e as diferenças encontradas com o processo de comunicação brasileiro.
2 O ENTREVISTADO
Felipe Maret, começou a se interessar pela área de comunicação ainda durante o ensino médio, o que se deu devido ao seu gosto por cinema e teatro. Percebeu então o quanto gostava de trabalhar tanto com a comunicação escrita quanto com a oral, e assim buscou entrar neste meio.
Formou-se então em Comunicação Social: Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e, atualmente com 27 anos, faz seu mestrado em Mídias e Comunicação Política na Freie Universitaet de Berlim, Alemanha.
No momento trabalha como coordenador de marketing e assessor de imprensa do “Xposed International Queer Film Festival”, também em Berlim, além de ser pesquisador de mídias sociais em sua universidade, jornalista e produtor de conteúdo online freelance.
3 O XPOSED INTERNATIONAL QUEER FILM FESTIVAL
Atualmente em sua 10ª edição, o festival de cinema Xposed tem por premissa a exibição de longas e curtas metragens do gênero Queer (termo proveniente do inglês que pode ser traduzido como “estranho”). São filmes que trazem consigo histórias de pessoas que não se identificam com as formas usuais de orientação sexual e que, de acordo com a teoria queer, não se identificam como gays, lésbicas ou bissexuais.
Por isso o principal objetivo do Xposed é dar espaço para filmes que encontram dificuldade de exposição e distribuição em grandes festivais, apresentando uma temática menos focada em temas específicos, mas abrindo todo um leque na estética de novas discussões sobre a sexualidade humana.
Este ano o festival terá quatro dias de duração – de 21 a 24 de maio –, sendo que no último dia ocorre o “Lolly Awards”, onde um grupo de jurados escolhe os melhores filmes nas seguintes categorias:
- Best XPOSED Short Film
- Best GERMAN Short Film
- Best INTERNATIONAL Short Film
- The Audience Choice Lolly Award for the best Short Film!
4 RELATÓRIO DE ANÁLISE
Felipe Maret, atual coordenador de marketing do Xposed International Queer Film Festival, nos contou sobre suas experiências profissionais como comunicador. Seus primeiros trabalhos nesta área se deu na cidade de Bauru, como estagiário de comunicação na empresa Bruna Semijóias, atividade concomitante à coordenação pedagógica e de comunicação do Cursinho 1º de Maio, também em Bauru.
Especializado em produção de conteúdo online, seus trabalhos trazem consigo um enfoque majoritariamente jornalístico, tendo produzido ao longo da carreira materiais voltados para as áreas de Relações Públicas e jornalismo.
Este é o primeiro ano em que Felipe trabalha com o Xposed, sendo sua primeira experiência com conteúdo exclusivo de mídias sociais e, por isso, sua estreia como criador de conteúdo e publicitário, pois no trabalho de divulgação do festival não há qualquer compromisso com framework jornalístico, mas sim um enfoque promocional e direcionado ao público. Por isso, as principais campanhas em que esteve envolvido foram aquelas que buscavam um aumento de visualizações e de compartilhamentos em mídias sociais como Twitter e Facebook.
Assim nas campanhas para o festival são trabalhadas estratégias para que o mesmo atinja um certo grau de exposição para o público berlinense. Com isso, são feitas ações de marketing que possam chamar atenção da população em geral, como a seleção de pontos para outdoors, e a promoção do festival em eventos da cidade.
Porém o enfoque principal das campanhas ocorre através de plataformas digitais, permitindo assim que aconteça um buzz nas redes em nome do festival. Isso ocorre através de contato com sites especializados, além de ações em redes sociais e, na maioria das vezes, parcerias com outros veículos midiáticos - como portais LGBT e sites especializados em cinema – que fazem ações promocionais como o sorteio de tickets para as seções. Há também todo o desenvolvimento de assessoria de imprensa e relações públicas.
...