Fichamento de Estudo de Caso Amazon, Apple, Facebook e Google
Por: Renan Marione • 4/11/2018 • Resenha • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 2.040 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-Graduação em CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA ANALYTICS
Fichamento de Estudo de Caso
Nome
Trabalho da disciplina de Consultoria,
Tutor: Prof.
Jundiaí
2018
Estudo de Caso :
Amazon, Apple, Facebook e Google
Os quatro gigantes da era da Internet
REFERÊNCIA: John Deighton e Leora Kornfeld, 514-P07, 12 de dezembro de 2013, HARVARD BUSINESS SCHOOL.
O Autor inicia com um breve histórico da internet e em seguida, detalha os casos de sucesso das quatro das maiores empresas da internet no mundo.
A internet surgiu como projeto com fins militares em 1950, evoluiu e expandiu, se tornando um sistema global, mas ainda restrito.
Em 1995 a internet foi privatizada, resultando em grandes inovações sendo, na maior parte focada em ações de marketing. O otimismo sobre esse potencial levou à bolha da internet de 1997 a 2000 e em 2013 ela já integrava práticas de marketing.
Quatro empresas (Google, Amazon, Facebook e Apple) administravam os setores do marketing na internet, respectivamente a propaganda online, vendas de varejo online, redes sociais e dispositivos de interface. Todas elas lutavam ente si para estabelecer padrões, em busca de se tornar dominante do marketing online.
Amazon
A Amazon, que começou suas operações em 1995 como livraria online, se tornou lucrativa em 2001 e até 2013 obteve uma receita anual de US$57 bilhões. Sua receita era baseada, principalmente nos livros digitais e mercadorias em geral, mesmo assim, em 2002, com seu Web Services, ela lançou um conjunto de serviços de computação em nuvem para sua utilização, mas logo expandiu e passou a oferecer o serviço para muitas empresas, possibilitando a locação de capacidade computacional, com flexibilidade e elasticidade.
Isso fez com que ela tivesse domínio das informações de vendas de empresas que utilizavam sua plataforma. Assim, mesmo sem vender o produto, ela tinha informações privilegiadas para efetuar campanhas de propaganda.
Em 2011 a Amazon lançou a propaganda baseada em cookie rastreador, o que permitia apresentar ao usuário oportunidades de compras de um produto que ele já havia pesquisado. Isso foi reconhecido como uma evolução gigantesca da propaganda moderna.
Quando lançado, em 1998, o Google oferecia apenas pesquisa, portanto, não tinha receita. Algo anormal, já que os demais portais de pesquisa geravam receita expondo anúncios para deter trafego. O início do sucesso foi em 2000, quando a Yahoo! Escolheu o Google como mecanismo de pesquisa e neste mesmo ano ela começou a vender propaganda de texto para anunciante, de acordo com as palavras-chaves buscadas. O serviço era cobrado pelo número de cliques nos anúncios.
Posteriormente, foram lançados serviços como o AdSense, que oferecia propaganda em qualquer página relevante por toda a internet. Lançou serviço gratuito de e-mail (Gmail), que lhe proporcionou um meio de apresentar anúncios de acordo com mensagens específicas de e-mail, serviço de agenda, tradutor além de escanear e indexar todos os livros do mundo.
Em 2006 e 2007, foram feitas 2 grandes aquisições em busca do domínio da propaganda online: o YouTube, que gerava receita com o conteúdo que os usuários armazenavam , o DoubleClick e o Admob, plataformas dominantes de exposição de propaganda online, a segunda em dispositivos móveis.
Nos anos seguintes, lançou o sistema operacional Android para dispositivos móveis, o Google Play, permitindo oferecer conteúdo, como músicas e aplicativos aos usuários do Android. Também disponibilizou o Google Wallet para pagamentos com smartphones. Sua rede social, Google+ não chegou nem perto do sucesso do facebook, mas como era obrigatório ter uma conta para acessar os outros serviços, possuía dados valiosos, como lista de amigos e preferências.
Apesar da busca por inovações além da pesquisa, até o fim de 2012, a maior parte dos lucros da empresa era obtido da pesquisa, com a propaganda representando 97% da receita bruta de US$ 43 bilhões.
Apple
Fundada em 1976, mas com crescimento expressivo em de 2009 a 2013, quando foi considerada a empresa de capital aberto mais valiosa dos EUA de todos os tempos, migrando de fabricante de hardware para líder da economia da internet.
Em 2012 a Apple vencia o Google em acesso móvel a e-commerce, mesmo que o Android estivesse instalado em 72% dos telefones vendidos, o iOS era preferencia nos EUA. Outra disputa de e-commerce acontecia entre o Kindle (Amazon) e o Itunes e Ipad (Apple) onde o segundo oferecia uma gama mais ampla de conteúdo digital.
...