Fornecedores
Tese: Fornecedores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: npv18 • 15/12/2013 • Tese • 3.482 Palavras (14 Páginas) • 361 Visualizações
1. Seleção de Fornecedores
Nos mercados atuais, em que se procura uma vantagem competitiva, a concorrência entre fornecedores não assenta somente na qualidade dos produtos e no seu preço. Existe uma política para melhoria do relacionamento entre cliente e fornecedores, exigindo programas que orientem a decisão de compra para tornar a cadeira de aprovisionamento mais competitiva.
O processo de aquisição de equipamentos e serviços só pode ser realizado através de um fornecedor, estabelecendo uma relação ganho – ganho, na qual o fornecedor deixa de ser visto como um adversário e torna-se um parceiro da empresa. Em grandes empresas, que procuram gerir centenas de fornecedores que são cruciais para o desempenho das suas atividades, a gestão torna-se uma tarefa complicada. De forma a agilizar todo esse processo, Hoyle (2006) refere que uma organização deve avaliar e selecionar os fornecedores, com base na sua capacidade para fornecer o produto de acordo com os requisitos exigidos pela organização e estabelecer critérios para seleção, avaliação e reavaliação dos fornecedores.
Boer et al. (2001), num artigo de revisão sobre métodos de suporte à seleção de fornecedores apresenta uma possível metodologia a ser seguida para a implementação de um modelo de avaliação (figura 1).
Figura 1. Metodologia proposta por Boer et al. (2001) para seleção de fornecedores
A seleção de fornecedores varia de acordo com o produto ou serviço que se pretende adquirir. Deste modo, a empresa não pode submeter todos os fornecedores ao mesmo processo de seleção. Quanto mais complicado for o produto ou serviço mais complexo se torna o processo (Hoyle, 2006). Assim, a empresa deve desenvolver um programa de monitorização dos fornecedores definindo indicadores quantitativos e qualitativos que melhor descrevem o desempenho alcançado pelo fornecedor mediante a aquisição que se pretende efetuar.
A monitorização do desempenho dos fornecedores tem de ser fundamentada na visão estratégia que uma organização possui para a relação com os seus fornecedores, devendo ambas as entidades partilhar a mesma ética profissional e os mesmos compromissos de melhoria e desenvolvimento.
A empresa General Dynamics (GD), numa brochura sobre o seu programa de monitorização do desempenho dos seus fornecedores, apresenta como principais benefícios promover a competitividade entre os fornecedores, aumentar os níveis de satisfação mas também potenciar um impacto financeiro positivo na entidade compradora. Outras vantagens são referenciadas pela GD, tais como, a identificação de fornecedores que podem constituir um risco para a empresa, fortalecer as relações com os fornecedores e melhorar a seleção destes (General Dynamic, 2009).
Uma outra empresa, a Lipor que actua na gestão de resíduos do grande Porto, apresenta no seu Relatório da Avaliação do Desempenho de Fornecedores o resultado anual da avaliação do ano 2009. Aponta como benefícios fulcrais da avaliação, a escolha de fornecedores que respondam ao grau de exigência solicitado mas também possibilitar que estes evoluam conforme o resultado da sua avaliação e se tornem parceiros de excelência (Lipor, 2010).
Depois de analisadas as vantagens e tomada a decisão de implementação de um programa de seleção de fornecedores surgem duas questões que necessitam de uma investigação antes de serem respondidas. A primeira refere-se à escolha dos indicadores quantitativos e qualitativos que se pretendem utilizar, mediante o tipo de aquisição. A segunda, mas não menos importante, refere-se ao método através do qual se fará a comparação dos fornecedores para posterior seleção.
2. Critérios para seleção de fornecedores
A estratégia elaborada por uma empresa para avaliar e selecionar os seus fornecedores requer por parte do aprovisionamento um levantamento de critérios que melhor descrevam o desempenho alcançado por estes.
Um estudo realizado por Dickson (1966) e citado por Weber et al. (1991) identifica 23 critérios para seleção de fornecedores, descritos na figura 2. O estudo realizado por este investigador é baseado em questionários a gestores e responsáveis do sector de compras dos Estados Unidos e do Canadá.
Figura 2. Indicadores para seleção de fornecedores de Dickson. (Fonte: Weber et al., 1991)
Um modelo de seleção de fornecedores competentes tem sido motivo de interesse ao longo dos anos de investigadores e profissionais que procuram o sucesso do seu negócio. Weber et al. (1991) analisou publicações académicas que descrevem critérios e métodos de avaliação e seleção de fornecedores desde 1966 a 1991. Neste estudo os indicadores como preço e entrega ocupam as duas primeiras posições, estando o factor qualidade em terceiro lugar.
Um outro estudo realizado por Zhang et al. (2003), que seguiu a metodologia utilizada por Weber et al. (1991), analisou 49 artigos entre 1992 e 2003, comparando os seus resultados com o estudo realizado por Dickson no ano de 1966. Da comparação destes dois estudos pode verificar-se que os critérios de extrema importância se alteraram com o decorrer dos anos. Dos artigos analisados por Zhang et al. (2003), 39 deles descrevem o preço como factor primordial seguido da qualidade e entrega, respetivamente. O critério que melhor descreve a alteração da forma como as empresas gerem o seu negócio é o factor preço. No estudo de Dickson, o critério preço ocupa a posição 6, estando na posição 1 no estudo mais recente. Esta crescente importância é explicada pela exploração do mercado internacional levando a uma maior concorrência entre os fornecedores. Assim, o preço torna-se um factor com muita influência na decisão de compra de qualquer equipamento e serviço.
Para uma efetiva decisão dos critérios que melhor podem avaliar o desempenho de um fornecedor não se pode limitar a análise à literatura académica, sendo importante o uso criterioso do benchmarking funcional. A Lipor, exerce um conjunto de ações de controlo da prestação dos seus fornecedores. Para avaliação do desempenho dos fornecedores, a Lipor utiliza 19 critérios não os diferenciando por importância associada (anexo I). Critérios como a certificação da empresa fornecedora pelas normas aplicadas e cumprimento dos regulamentos e regras de conduta são utilizados pela Lipor para avaliação dos seus fornecedores (Lipor, 2010). Estes critérios não são referenciados nos estudos apresentados por Weber et al. (1991) e Zhang et al. (2003) o que facilmente se explica pela importância crescente com a implementação
...