Fundamentos Da Contabilidade
Casos: Fundamentos Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thugzblack • 17/3/2015 • 2.815 Palavras (12 Páginas) • 323 Visualizações
Fundamentos da contabilidade
A contabilidade
Contabilidade: é uma ciência social que estudo o patrimônio das entidades, fornecendo informações (relatórios), para tomada de decisão.
Patrimônio: é o objeto de estudo da contabilidade, é constituído por bens, direitos e obrigações.
Bens: é tudo aquilo que a empresa possui para venda, troca ou consumo, e se divide em tangíveis e intangíveis, móvel ou imóvel. Estão no ativo
Direitos: é o valor de dividas de terceiros para com a empresa, e o poder de exigir alguma coisa (ter em haver, a receber, a recuperar, a restituir) - estão no ativo.
Obrigações: são dividas da empresa para com terceiros (a pagar, a recolher) – estão no passivo
Ativo: represente os investimentos ou aplicações do patrimônio, é o conjunto de bens e direitos, que trazem benefícios, proporcionam ganhos para a empresa (aplicação de recursos)
Passivo: é a fonte dos valores aplicados no ativo; representa as obrigações exigíveis, ou seja dividas que serão cobradas. (origem dos recursos)
Patrimônio Liquido: é a diferença entre o bens e direitos e as obrigações- também chamado de situação liquida patrimonial.
Calculo: PL = (bens+direitos) – obrigações.
Tipos de situação liquida
Situação liquida ativa, positiva ou superavitária: a soma dos bens e direitos é maior que a soma das obrigações. (situação ativa: ativo > passivo)
Situação liquida passiva, negativa ou deficitária: a soma das obrigações é maior que a soma dos bens e direito. (situação negativa: ativo < passivo)
Situação liquida nula, compensada ou inexistente: a soma dos bens e direitos é igual a soma das obrigações. (situação nula: ativo = passivo)
Aspectos qualitativos do patrimônio: consiste em qualificar, nominar os elementos, permitindo que se conheça a natureza de cada um.
Aspectos quantitativos do patrimônio: consiste em atribuir valor (r$) aos elementos.
Investimentos patrimoniais e origem de recursos
Através do Passivo e do Patrimônio Liquido (PL) identifica-se a origem dos recursos.
Através do Ativo: evidencia-se a aplicação dos recursos.
As principais origens de recursos são o capital investido pelos sócios e o lucro obtido no negocio (PL), lembrando que o lucro obtido não pertence a ela , mas aos proprietários, que assumem o risco do negocio.
Capital de terceiros são: empréstimos, financiamentos, factoring, credito direto ao consumidor, ações, debêntures, incentivos fiscais, etc.
Fundamentos científicos da contabilidade
Princípios da contabilidade:
São as formas, o meio e a estrutura que a contabilidade utiliza para chegar a seus objetivos.
Segundo a resolução CFC 750/93 os princípios são:
- Principio da entidade: constitui-se em um elemento autônomo em relação aos detentores do capital aplicado nesse mesmo patrimônio, ou seja, o patrimônio dos sócios não se confunde com o da empresa.
- Principio da continuidade: considera a continuidade dos negócios, entende que a empresa é algo em andamento, que funcionara por tempo indeterminado.
- Princípio da oportunidade: implica em registrar fatos contábeis quando eles acontecem.
- Principio do registro pelo valor original: os elementos devem ser registrados pelo valor originado nas transações, em moeda corrente do pais, não levando em conta os valores futuros de entrada e saída.
- Princípio da atualização monetária: deverão ser reconhecidas as variações do poder aquisitivo da moeda nacional.
- Principio da competência: as receitas e despesas devem ser consideradas para a apuração do resultado do período a que se referirem e mo momentos de sua ocorrência.
- Principio da prudência: devemos reconhecer o menos valor para o Ativo e o Maior valor para o passivo, havendo mais de um critério de avaliação valido prima-se sempre pelo menos resultado.
- Principio da essência sobre a forma: quando consiste do conflito entre essência e forma a contabilidade registra como financiamento ex: vendeu e combinou de recomprar em determinada data.
Convenções contábeis.
Tem a função de indicar a conduta adequada no exercício profissional da contabilidade.
- Convenção da objetividade: refere-se a neutralidade nos registros dos fatos que envolvam a gestão do patrimônio das entidades.
- Convenção da materialidade: define-se o que é material (relevante) e o que o contador deve informar em seus relatórios.
- Convenção da consistência: os critérios utilizados nos registros dos fatos não devem mudar freqüentemente, e no caso de necessidade de mudança deve ser informado em notas explicativas.
- Conservadorismo ou Prudência: o profissional deve manter uma conduta mais conservadora, evitando que projeções distorcidas sejam feitas; se houver duas igualmente validas deve-se optar sempre pela que acusa menor valor para Ativo e mais valor para Passivo.
Regimes contábeis
Refere-se à forma de reconhecimento das receitas, custos e despesas da entidade:
Regime de caixa: baseia-se em registrar as receitas, custos e despesas no ato do efetivo recebimento ou pagamento. Pequenas empresas e optantes pelo simples.
Regime de competência: reconhece as receitas e despesas por ocasião do fato gerador, independente de terem sido pagas ou recebidas. Regime adotado e aceito pela legislação do imposto de renda.
Os relatórios contábeis
O processo decisório
Para que possam tomar decisões, é necessário subsídios e informações que embasem tais escolhas e minimizem os riscos. A contabilidade é o instrumento que auxilia a administração nas suas decisões, ela coleta os dados econômicos e financeiros, registrando-os e sintetizando-os
...