Gestão de Marcas - Skol
Por: clarataranto • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 857 Palavras (4 Páginas) • 426 Visualizações
O Começo.
O ponto inicial dessa trajetoria nao esta em solo brasileiro, estranhamente o priemeiro passo dessa jornada foi dado fora do Brasil. A origem da marca tem início exatamente no dia 25 de agosto de 1964 na Europa, quando quatros importantes cervejarias, Allied Breweries (Reino Unido), Labatt (Canadá), Pripps-bryggerierna (Suécia) e Unibra (Bélgica), em uma tentativa de criarem uma marca global de cerveja, que seria licenciada para ser produzida em vários países, fundaram a Skol International.
Em solo sueco, Skol tem o mesmo significado de ‘’saúde’’, a pronuncia que é feita ‘’Skal’’ em terras nordicas fazem mençao ao ato de desejar saude a entes queridos na hora de alguma comemoraçao.
A cerveja Skol Pilsen chegou ao Brasil pouco depois, em 1967 com o peso de carregar grandes resultados em mercados europeus. Porem era uma dura missao, pois aqui existiam marcas consagradas e centenarias como a Antartica, Brahma e Bohemia.
E entao a partir de 1970, a marca decidiu que deveria chacoalhar o mercado brasileiro, e adotou uma postura de pioneirismo e inovaçao em diversas areas.
Uma inovação puxou a outra, e a família Skol não parou mais de crescer.
Foram lançamentos seguidos que culminariam em um posicao de pioneirismo no mercado, em 1971 com o lancamento da primeira lata em folha de flandres. A mistura de ferro e estanho.
Logo depois em 1989 a cervejaria emendou mais um gol de placa para um consumidor de um pais tropical.
A primeira lata em aluminio que permitira a conservaçao da cerveja gelada por muito mais tempo. 4 anos mais tarde, mais 2 lançamentos balancariam a forma de consumo mais uma vez, no ano de 1993 a Skol lançou a primeira tampa com rosca para long necks e mostrou para o mercado brasileiro pela primeira vez o latão de 473 ml.
Foi na decada de 90 que a Skol começou a arregaçar as mangas no que diz respeito ao marketing, ja tinha em pauta a inovacao no que dizia respeito a produtos e linhas de extensao, mas no final da decada, mas precisamente em 98 a marca apostou alto em marketing. A exposicao dos seus produtos em pdv’s, e as geladeiras com seu amarelo tradicional tornaram se desejos para todo tipo de homem na epoca.
Com essa trajetoria de sucesso, a skol a partir de 1999 comecou a fazer parte da AMBEV, resultado da fusao entre as cervejarias Brahma e Antartica.
Ainda no ano de 1999, a marca trouxe o campeao da modalidade de SuperCross, Jeremy Mcgrath para uma apresentacao free style e trouxe para o grande festival Skol Rock o grupo Offspring, fechando a decada com a campanha ‘’2000, o verao mais redondo do planeta’’.
Por essas e outras na epoca, o consumo da cerveja era comum em rodas de bar e churrascos de todas as idades principalmente entre os mais jovens.
Com todos esses esforços trabalhando em prol de um unico objetivo, a Skol finalmente em 2002, conseguiu atingir o disputado e renomado posto de cerveja mais consumida do país. Com mais de 30% da fatia do mercado. Com esse impulso as inovacoes nao podiam parar de 2007 a 2012 foram inovacoes de embalagem, estreiando o multipack com 18 latinhas indo até o lançamento de um novo produto, o Skol Beats. [pic 1]
Tabela ilustrando a liderança de Share da marca Skol no mercado brasileiro.
...