Gestão de Recursos Humanos
Trabalho acadêmico: Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neilegomes • 16/4/2013 • Trabalho acadêmico • 5.902 Palavras (24 Páginas) • 463 Visualizações
Pólo de Palmas - TO
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Alunos:
Lívia Cristina dos Santos Costa - RA 361251
Luzinete da Silva Viana – RA 361324
Maria Aparecida Santos Ramos – RA 358865
Myllena Barros Amorim - RA 361855
Neile Gomes dos Reis – RA 361899
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Processos Gerenciais Universidade Anhanguera – Uniderp - Centro de Educação à distância para o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Conteúdo: Planejamento Prof: Lincon Lopes – Tutor presencial: Alécio Daissé B. de Almeida.
Palmas - TO, 21 de Setembro 2012.
PROCESSO ADMISTRATIVO: AS FUNÇÕES ADMISTRATIVAS - TEORIA E PRATICA
Trabalho proposto para o desenvolvimento de um relatório sobre o Processo Administrativo.
Palmas - TO, 21 de Setembro de 2012.
Etapa 1
INTRODUÇÃO
As transformações sociais, políticas e econômicas que vêm ocorrendo de forma acelerada requerem a formação de profissionais capacitados para conviver com a complexidade do mundo moderno.
Diante do exposto faz-se necessário que o aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos entenda que o planejamento é uma das principais funções do administrador, dentro do Processo Administrativo, durante a busca do bom desempenho.
O planejamento é uma ferramenta administrativa que visualiza o futuro e traça os objetivos, os programas e os planos de ação, ou seja, ele define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual consequência.
Em nossas atividades diárias o planejamento é uma prática comum. A todo o momento estamos planejando com o intuito de alcançar certos objetivos. Nas empresas, então, o planejamento tornou-se uma necessidade imprescindível a fim de minimizar contratempos e prejuízos visando assim maior eficiência e eficácia nos projetos e processos organizacionais.
Sendo assim, o presente relatório encontra-se centrado em abordar as concepções de planejamento no panorama administrativo, bem como a análise de artigos que apreciam a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e consequentemente, profissional.
ETAPA 1
PASSO 1
A Gestão de Pessoas deve formar e consolidar equipes internas produtivas e comprometidas com a estratégia e as metas da empresa, utilizando adequadamente processos seletivos, atividades de treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuais, otimizando recursos e investimentos, com o objetivo de maximizar os lucros.
Gestão de Pessoas é um conceito amplo que trata de como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional, e pode ser o diferencial de empresas, que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja: com as competências necessárias, a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo, e comprometida com seu trabalho, por paixão ao que faz. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, programas de treinamento, implementação de programas de capacitação, e acompanhamento contínuo do desempenho obtido. Mas também uma cultura organizacional que estimule a colaboração, o compartilhamento de conhecimento. Quando a organização vê as pessoas como parceiros de seu desenvolvimento e as pessoas pensam o mesmo em relação à empresa, a relação muda do controle para o desenvolvimento.
A ação e a cooperação das pessoas são fundamentais para mudar a forma de administrar e como reflexo desta atitude, é preciso reconhecer o papel da cultura organizacional, percebendo os indivíduos como atores que participam e influenciam as mudanças. Desenvolver uma cultura organizacional na qual as pessoas, vistas como responsáveis pela imagem da empresa, para que precisam ser motivadas e não controladas, e entendam que mudança é uma constante, pode ser facilitada com a correta visão de liderança, ou seja, o que caracteriza a liderança é a capacidade efetiva de gerar resultados por intermédio das pessoas, ou de influenciá-las. Temos que ter um conjunto de teorias, estratégias e técnicas cientificamente embasadas, objetivando a mudança planejada no ambiente de trabalho com o objetivo de elevar o desenvolvimento individual e o desempenho organizacional.
É preciso não somente prever problemas, mas corrigi-los e um dos melhores instrumentos de que dispõem as empresas para antecipar-se ao curso dos acontecimentos é investir nas pessoas. Portanto faz-se necessário que as empresas apresentem uma proposta
transparente de intenções através de uma cultura organizacional que dissemine o que se espera dos colaboradores.
De fato a Gestão de Pessoas pode facilitar ou dificultar a evolução do processo de mudança nas organizações, pois a atenção devida às redes informais sociais e de poder dentro da organização tem fundamental importância no sucesso de programas de mudança organizacional. A transição do modelo sócio-econômico industrial para o pós-industrial, fez com que a Gestão de Pessoas esteja profundamente associada ao tema Gestão de Mudanças.
A sociedade contemporânea, esta que conhecemos, globalizada, competitiva ao extremo, com acesso impressionantemente veloz a informação, em constante processo de mudança de cenários cada dia mais rapidamente, não pode ser dominada, isso significa que as empresas para sobreviverem e prosperarem devem buscar uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados
...