TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de instituições sociais e culturais

Projeto de pesquisa: Gestão de instituições sociais e culturais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.294 Palavras (18 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 18

Portucel Soporcel

2º Ano

Gestão de Atividades Turísticas

Gestão das instituições sociais e culturais

Índice

Pág. 1 - Capa

Pág. 2 - Índice

Pág. 3 - Introdução/Metodologia

Pág. 4 - A empresa/A Historia

Pág. 5 - Fabricas

Pág. 6 - Responsabilidade social

Pág. 7 - Projeto "Dar a Mão à Natureza" e “Portas abertas”

Pág. 8 - Energia/Ambiente

Pág. 9 - Produtos Eco Eficientes

Pág. 10 - Floresta e biodiversidade

Pág. 11 - Eucalipto / Biodiversidade

Pág. 12 - Certificação Florestal

Pág. 13 - Raiz

Pág. 14 - Exportações

Pág. 15- Conclusão/Netgrafia

Pág. 16- Declaração

Introdução

No âmbito da disciplina de Gestão das instituições sociais e culturais, foi-me proposto a realização de um estudo sobre uma empresa ao nosso critério, em que tinha de Pesquisar, analisar e apresentar empresas, em termos de políticas e práticas adequadas de responsabilidade social e/ou ambiental, empreendedoras, inovadoras e com elevados padrões de desenvolvimento sustentável.

Decidi então analisar o grupo “Portucel Soporcel” visto que é um grupo muito respeitado a nível nacional e internacional, destacando-se em vários fatores como Responsabilidade Social, com projetos em áreas educacionais, sociais, apoio humanitário, sensibilização ambiental e por iniciativas de cariz cultural; Energia; Ambiente; Floresta; Biodiversidade; Certificação Florestal e Exportações.

Metodologia

- Pesquisa informática;

A empresa

O grupo Portucel Soporcel é uma das mais fortes presenças de Portugal no Mundo. Depois de ter concluído um conjunto de investimentos com um total de mais de 900 milhões de euros, entre os quais uma nova Fábrica de Papel, passou a liderar na Europa a produção de papéis de impressão e escrita não revestidos, mantendo o estatuto de maior produtor europeu, e um dos maiores ao nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto.

O Grupo dispõe atualmente de uma capacidade produtiva de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,4 milhões de toneladas de pasta, e de 1,84 TWh de energia elétrica.

As vendas do Grupo têm como destino mais de 100 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA, tendo um volume anual de negócios superior a 1 300 milhões de euros.

Detém a marca portuguesa com maior expressão internacional, o papel Navigator, líder mundial no segmento Premium de papéis de escritório.

O Grupo desta-se também no sector da energia, como primeiro produtor nacional de "energia verde" a partir de biomassa, uma fonte renovável de energia.

A História

A história começou na década de 50, quando uma equipa de técnicos da fábrica de Cacia, que representa o primeiro marco histórico deste Grupo, tornou possível que esta unidade fabril fosse a primeira no mundo a produzir pasta branqueada de eucalipto ao sulfato.

Hoje, após mais de meio século, é esta capacidade de inovação e empreendedorismo que o Grupo quer transparecer e fazer vingar.

Em 2000 a Portucel adquiriu a Papéis Inapa e em 2001 a Soporcel, com o objetivo de reestruturar a indústria papeleira em Portugal, movimentos estratégicos na consolidação deste sector em Portugal. Estas duas etapas foram decisivas e deram origem ao grupo Portucel Soporcel que hoje dá cartas no mundo.

Fábricas

O grupo Portucel Soporcel dispõe de fábricas de pasta e papel em Setúbal, Figueira da Foz e Cacia, que são uma referência internacional em dimensão e nível de tecnologia.

FÁBRICA DE PASTA E PAPEL DE SETÚBAL

Esta que é a mais nova fábrica envolveu um investimento de 525 milhões de euros, que gerou um elevado valor acrescentado, com forte impacto na economia nacional.

É uma das mais importantes do Sul da Europa, tanto em dimensão como em tecnologia. Entre as suas vantagens, destacam-se o excelente desempenho energético e a sua eco-eficiência, é então auto-suficiente na produção de energia, através da biomassa, e gera excedentes que vende à rede elétrica nacional.

Detém a maior e mais sofisticada máquina de papel do mundo, posicionando o grupo como líder na Europa em papéis finos de impressão e escrita. Esta máquina tem uma capacidade anual de produção de 500 mil toneladas, 200 metros de comprimento, uma velocidade máxima de 1 800 metros por minuto e uma largura de folha de 11,1 metros.

FÁBRICA DE PASTA E PAPEL DA FIGUEIRA DA FOZ

Esta fábrica esta Instalada em Lavos, na Figueira da Foz, e é uma das mais eficientes unidades fabris de pasta e papel da Europa, tendo um volume anual de produção e transformação de papéis finos não revestidos cifrado em 800 mil toneladas.

Desde a sua inauguração, em 1984, foi equipada com tecnologia avançada. Com a instalação de uma segunda máquina, em 2000, representativa do estado da arte no sector,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com