TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DAS EMPRESAS COMO INSTITUIDORA DAS RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS

Tese: O PAPEL DAS EMPRESAS COMO INSTITUIDORA DAS RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  Tese  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGEHARIA ELÉTRICA

PROFESSOR: JACIARA CARVALHO

ALUNO: FERNANDES VILARINDO DA SILVA FILHO

O PAPEL DAS EMPRESAS COMO INSTITUIDORA DAS RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS

TERESINA, 20 ABRIL DE 2012

1- Introdução

A cada dia que passa a comunicação é cada vez mais difundida e chega muito mais longe e com uma rapidez assustadora. A telefonia, internet, e-mail e os satélites que transmitem programas de televisão em todo o mundo estão ajudando para facilitar o contato entre as pessoas e fornecer informações instantâneas em qualquer parte do mundo. Os países, as pessoas e as empresas tornaram-se entrelaçadas e estão mutuamente dependentes. E juntos estamos à frente de uma série de desafios como a pobreza, os problemas ambientais, etc. O que as empresas de todo o mundo e nós temos a haver com isso? Discutiremos ao longo deste relatório qual o papel das empresas nas relações culturais e sociais perante a sociedade.

2-RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

A própria sociedade atualmente já vem cobrando um papel mais ativo da empresa na sociedade que a abriga e as próprias empresas já entenderam que esse protagonismo social ajuda a trazer para a empresa benefícios comprovados para as corporações que a praticam.

Atualmente a maioria das organizações que estão preocupadas com sua imagem junto a seus mercados-alvos, já pratica o papel da Responsabilidade Social e Cultural nos locais onde se encontram instaladas.

A responsabilidade social da empresa significa bem mais que a efetivação dos acordos contratuais com seus funcionários, fornecedores e clientes. A responsabilidade social é a área onde a empresa decide qual será seu papel na sociedade, estabelecendo seus objetivos sociais e suas metas de desempenho e de influências na sociedade onde atua.

A responsabilidade social é feita em duas esferas diferentes. Uma direciona a atenção para os funcionários e trabalhadores da própria empresa, é o que chamamos de responsabilidade social interna. E a segunda foca na comunidade onde a empresa atua, estabelecida como responsabilidade social externa. A assistência médica, odontológica e social, auxílio transporte e alimentação, participação nos resultados e programação de capacitação, são exemplos claros de responsabilidade social interna. Já o desenvolvimento de atividades sociais que beneficiam a comunidade como um todo, o envolvimento de funcionários em atividades voluntárias voltadas para a comunidade, investimentos na preservação do meio ambiente, na geração de mais empregos, o patrocínio de projetos sociais do governo ou ainda investimentos diretos em programas e projetos sociais criados pela própria empresa são exemplos de responsabilidade externa.

Sendo assim, entendemos que as empresas que praticam estes tipos de trabalho social trabalham em dois âmbitos, o externo e o interno. No que tange à responsabilidade social voltada para os empregados da empresa, cabe ainda ressaltar os direitos trabalhistas, a manutenção e o respeito à diversidade dos recursos humanos, segurança no trabalho, perspectivas de crescimento, não discriminação das diferenças, boas condições de trabalho e assistência familiar. Já em relação a responsabilidade social ao público externo à empresa têm-se o patrocínio do lazer, a realização de programas beneficentes no campo da saúde, educação, alimentação, segurança, cultura, esporte, saneamento básico dentre outros.

Hoje, as empresas vêem-se obrigadas a serem mais responsáveis em suas ações, pois elas são pressionadas tanto pelos clientes como pela sociedade a serem cada vez mais transparentes nos mercados onde as mesmas atuam.

Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas a razão por trás destes paradigmas não interessa somente ao bem estar social, mas também envolve melhor desempenho nos negócios nos negócios e, conseqüentemente, maior lucratividade. A busca da responsabilidade social corporativa tem, grosso modo, as seguintes características:

 É plural. Empresas não devem satisfação somente os seus acionistas, mas também a empresa deve prestar contas a sociedade, as funcionários, a mídia, ao governo, ao setor não governamental e ambiental.

 É distributiva. A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com