Gráfico Linear e gráfico de controle
Tese: Gráfico Linear e gráfico de controle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Priscilaluiza • 9/6/2013 • Tese • 945 Palavras (4 Páginas) • 473 Visualizações
SUMÁRIO
Técnicas de apoio á melhoria de processos
• Terceirização
• Benchmarking
• Parcerias e alianças estratégicas
Técnicas de apoio á melhoria de processos
Diversas técnicas podem ser utilizadas como apoio á melhoria continua , á reengenharia e ao projeto de melhoria de processos, cada uma dessas técnicas apresentam características e aplicações especificas.
As sete ferramentas básicas da qualidade:
Lista de verificação
Diagrama de Pareto
Diagrama de Causa e efeito
Histograma
Diagrama de Dispersão
Fluxograma
Gráfico Linear e gráfico de controle
Terceirização
Determinadas atividades d rede de operações , antes executadas pela empresa , são transferidas para terceiros .A terceirização deve estar atrelada com a estratégia da empresa.
Vantagens da terceirização
Economia de escala
Menores custos\ investimentos
Estrutura mais enxuta
Mais flexibilidade da empresa e maior agilidade nas decisões
Maior foco nos processos centrais da organização
Melhoria da qualidade
Redução do número de processos trabalhistas
Fatores críticos de sucesso da terceirização
Planejar a terceirização ( quais atividades devem ser terceirizadas; qual o objetivo a ser atingido ; prazo de implementação )
Escolha criteriosa os fornecedores ( competência , tipo de relacionamento a ser mantido)
Controlar a qualidade dos serviços prestados
Não terceirizar atividades ligadas as competências centrais da organização.
O processo de terceirização : Etapas
Identificar as atividades a serem terceirizadas tendo em vista dois fatores – chave
Definir o tipo de relacionamento que se manterá com o fornecedor ,
Escolher o fornecedor e estabelecer o nível de serviço
Benchmarking
É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
• Um processo contínuo;
• Uma procura que fornece informação valiosa;
• Um processo de aprendizagem;
• Um leque de oportunidades;
• Uma análise aos processos;
• Uma ferramenta de gestão, aplicável aos processos da empresa.
Tipos de Benchmarking
Benchmarking competitivo
Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. Um método recomendado para obter as informações dos concorrentes é a utilização de "cliente oculto". Além disso, tem como objetivo atividades similares em diferentes locais, departamentos, unidades operacionais, país, etc.
Benchmarking interno
A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.
Benchmarking genérico
Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras.
...