História do Grupo Y. Yamada
Pesquisas Acadêmicas: História do Grupo Y. Yamada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kellioliveira • 16/6/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.888 Palavras (8 Páginas) • 1.027 Visualizações
FACULDADE DO PARÁ – ESTÁCIO FAP
ANA CAROLINA AMANAJÁS
ANA LAURA B. RIBEIRO
ELZILENE
GEUSILENE BARBOSA
JANETE BATISTA
KELLI OLIVEIRA
MYRLENE
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Belém- PA
2014.1ANA CAROLINA AMANAJÁS
ANA LAURA B. RIBEIRO
ELZILENE
GEUSILENE BARBOSA
JANETE BATISTA
KEIDESON
KELLI OLIVEIRA
MYRLENE
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Trabalho de apresentação do curso de graduação de Administração, disciplina Administração de Marketing.
Professor:Rinaldo.
Belém - PA
2014.1
REFERÊNCIAS
BRITO, Nádia. Administração de Marketing Y. Yamada. Belém, 2014. Entrevista concedida à.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Tradução Ailton Bonfim Brandão. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary.Princípios de Marketing.Tradução Cristina Yamagami; Revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.
1 HISTÓRICO DO GRUPO YAMADA
O Grupo Y. Yamada é uma rede de supermercados do Brasil fundada em 1950 na cidade brasileira de Belém. Seus negócios concentram-se na região Norte do Brasil do país.
O grupo foi fundado pelos imigrantes japoneses da família Yamada, que chegaram ao Pará em 1931.
O grupo aproveitou a saída de Belém dos rivais Pão de Açúcar e Bompreço, há poucos anos, para aumentar a clientela, tendo como uma das armas seu cartão de crédito com mais de 1.200.000 de clientes da empresa.
A empresa iniciou suas atividades no Brasil com o avô Yoshio, e seu filho, Junichiro — pai de Fernando e atual presidente do grupo —, é reconhecida como exemplo no país.
A empresa compõe-se de 14 empresas, incluindo supermercados, serviços financeiros, lojas de departamento, concessionárias de veículos, além de atividades no ramo de crédito, turismo e pecuária. Ocupa a 11ª posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados, o 1º lugar no norte do Brasil e o 12º lugar entre as melhores empresas do Brasil no setor de comércio varejista — setor em que a empresa foi a 8ª em crescimento e a 3ª em rentabilidade.
2 INTRODUÇÃO
Muitos ainda confundem a administração de marketing apenas como uma ferramenta de propagandas e de vendas de produtos para atrair os clientes e atingir suas metas desejadas, porém não é somente isso. O marketing, talvez seja uma das atividades da administração, que muitos acham que é de fácil entendimento. Na verdade o marketing é o fruto que envolve várias áreas de nosso conhecimento, não só se restringindo a algo específico, ele tem como objetivo atender as necessidades e a satisfação dos desejos de seu público alvo, que é o cliente.
A importância da administração de marketing para uma empresa se resume em técnicas de planejamento, organização, direcionamento e controle de algum setor como comércio, indústria, automotivo, têxtil entre outras, visando sempre atrair o cliente certo para a mercadoria certa oferecida e vendida, satisfazendo as necessidades do mesmo.
A empresa Y. Yamada é citada como exemplo em nosso trabalho e foi escolhida por ser uma organização de forte influência no mercado do Pará, pois é composta de várias filiais e faz um alto investimento no marketing da empresa o que bem relevante para o entendimento do nosso trabalho.
A fonte teórica foi desenvolvida a partir das leituras, discussão de material bibliográfico e de instrumentos coletados com o gerente de marketing da empresa pesquisada. O escopo do trabalho está composto por conceito de administração de marketing, funcionamento e suas principais características, o papel do gestor de marketing, o que ele faz e seus principais desafios, a importância da função do marketing, e qual a importância dos conhecimentos da área de administração de marketing para a formação do profissional da administração.
3 O QUE É ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING?
Segundo Las Casas (2006), marketing é uma ciência descritiva que envolve o estudo de como as transações são criadas, estimuladas, facilitadas e valorizadas. Ou seja, a administração de marketing não é apenas uma ferramenta de vendas e propaganda, é uma ciência em que busca adotar a função empresarial.
Quando se pretende atingir as respostas e metas desejadas em que o processo de troca satisfaça todas as partes envolvidas, ai que deve entrar em ação a administração em marketing. A administração de marketing tem de ser entendida também como uma ferramenta de planejamento estratégico e táticos para a empresa e otimizar os resultados para os clientes.
Na perspectiva da função empresarial, a administração em marketing possui um conjunto de funções, funções estas que envolvem as tomadas de decisões, gestão de recursos, processos e avaliação de resultados entre outras. Para o administrador executar essa atividade ele tem de ser dinâmico, versátil, buscar as informações em seu ambiente,
...