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INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADOR PARA ENGENHARIA E CURSOS AUTOMÁTICOS

Tese: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADOR PARA ENGENHARIA E CURSOS AUTOMÁTICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

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pontos de vantagem sobre o jogador adversário,

- Caso a diferença seja menor que 2 pontos, a partida deve continuar

enquanto um jogador não tiver 2 pontos a mais que o outro.

Passo 2: Encontrar e definir uma solução:

A cada ponto marcado;

- verificar qual jogador fez ponto,

- anotar 1 ponto a mais para o jogador que marcou ponto,

- verificar se o jogador alcançou 11 pontos ou mais, sendo afirmativo, verificar

se o jogador tem 2 pontos a mais que o adversário,

- caso ambas as condições aconteçam a partida termina,

INTRODUÇÃO a PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES

para CURSOS de ENGENHARIA e de AUTOMAÇÃO

Passo 3: Expressar a solução na forma de algoritmo:

pegar 3 folhas de papel em branco;

na folha1 escreva 0, número de pontos do jogador 1;

na folha2 escreva 0, número de pontos do jogador 2;

repita

se ( ‘ponto foi do jogador 1’ ) entao

some 1 ao numero da folha1,

escreva o resultado na folha1, substituindo o valor;

fimse

se ( ‘ponto foi do jogador 2’ ) entao

some 1 ao numero da folha2,

escreva o resultado na folha2, substituindo o valor;

fimse

diminua do valor da folha2 o valor da folha1, escreva na folha3;

se ( valor folha3 for negativo ) entao

escreva na folha3, valor da folha1 – valor da folha2;

fimse

enquanto ( ( folha1 < 11 ) e ( folha2 < 11 ) ou ( folha3 < 2 ) );

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Exercícios Propostos

1. Dados X e Y, dizer se X é divisível por Y

2. Conversão de grandezas e unidades de medidas, ex: metros para polegadas.

3. Calcular as raizes da equação: aX

4. Dados dois número X e Y, implementar uma calculadora com as 4 operações

5. Decompor um número em unidades, dezenas, centenas e milhares

6. Faça um programa para encontrar os divisores de um número.

7. Verificar quantos números inteiros existem entre 13 e 247, multiplos de 3

8. Para as series abaixo, elabore algoritmos e implemente programas para determinar o

i-ésimo elemento.

Obs: Não pode ser utilizadas fórmulas para cálculo do i-ésimo elemento

01: 1, 4, 7, 10, 13, 16, 19, ...

02: 20, 12, 4, -4, -12, -20, -28, ...

03: 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, ...

04: invente series

9. Determine o i-ésimo elemento das séries acima

2

+ bX + c = 0, dados a, b e c

10. Sua turma resolveu organizar uma festa para arrecadar fundos. Você foi escolhido(a)

para organizar e treinar os colegas que irão trabalhar na festa. Para tanto você deve

elaborar algoritmos, para entregar a esses colegas em cada tarefa.

Tarefa 1. Supervisão de venda de ingressos.

No caixa, irão trabalhar dois colegas, um para entregar e cobrar ingressos e outro

para supervisionar. Os Ingressos são simples papeis em branco onde o colega que

entrega os ingressos coloca uma das letras F ou M, para indicar o tipo de ingresso,

cobrando R$ 5,00 e R$ 10,00 respectivamente. O colega que supervisiona, deve

observar as vendas e anotar de modo a ter sempre o controle do número de

ingressos vendidos e o valor arrecadado, por tipo de ingresso. Elabore o algoritmo

para ser entregue ao colega supervisor.

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Tarefa 2. Supervisão da entrada na festa.

Na portaria, irão trabalhar dois colegas, um para receber os ingressos e conferir se a

pessoa que está ingressando, está entregando o ingresso correto e outro para

supervisionar. Os Ingressos são simples papeis em branco contendo uma das letras

G ou B, para indicar o tipo de ingresso, valendo R$ 6,00 e R$ 8,00 respectivamente.

O colega que supervisiona, deve observar os ingressos recebidos e anotar de modo

a ter sempre o controle do número de pessoas que ingressaram na festa e o valor

arrecadado, por tipo de ingresso. Elabore o algoritmo para ser entregue ao colega

supervisor.

Tarefa 3. Postos de entrega de bebidas.

Na festa haverá vários postos espalhados para entrega de bebidas, onde irão

trabalhar dois colegas, um para entregar bebida e outro para supervisionar. O

colega que entrega bebidas, trocará um copo de água por uma ficha Verde e uma

lata de cerveja por uma ficha Vermelha. O colega que supervisiona, deve observar

as fichas recebidas e anotar de modo a ter sempre o controle do número e tipo de

bebidas entregues. Elabore os algoritmos para serem entregues aos dois colegas.

11. Em um jogo de ping pong, ganha o jogador que alcançar 21 pontos primeiro.

Entretanto se a vantagem de pontos for menor que 2 pontos, o jogo deve continuar

até que um dos jogadores tenha 2 pontos a mais o outro. Escreva o algoritmo para

ser entregue ao juiz responsável pela contagem de pontos da partida.

12. Em uma pesquisa realizada sobre alunos egressos na universidade, desejava-se saber

a média de idade dos alunos oriundos do segundo grau em escola pública e dos

alunos oriundos da escola privada. A ficha dos alunos continha, entre outras

informações, data de nascimento e escola de origem, se pública ou privada. Elabore

o algoritmo para ser entregue as pessoas que fazem o levantamento, supordo que

cada pessoa recebe uma quantidade limitada de ficha para analisar.

13. Dado N elabore um algoritmo para calcular Z, sabendo-se que:

Z = 1 / 1! + 1 / 2! + 1 / 3! + 1 / 4! + . . . + 1 / N!

14. Um equipamento misturador e' utilizado para gerar novas cores de tinta a partir de

uma cor base e da adição de pigmentos. Neste equipamento somente pode ser

adicionado uma porção unitária de um pigmento por vez e de uma cor aleatória. Um

observador deve acompanhar, anotando o tipo de pigmento adicionado de modo a

suspender a adição dos mesmo quando satisfatória. Faca o algoritmo para o

observador, sabendo que sao necessárias três tipos de pigmentos; 55% do pigmento

A, 30% do B e 15% do C.

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