Integração de operações de logística
Artigo: Integração de operações de logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Teclog • 12/9/2014 • Artigo • 645 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
2. LOGISTICA EMPRESARIAL
2.1 Definições
Segundo Ballou (1993), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem, que visam aplanar o fluxo de produtos. Para que a logística seja eficiente, seus processos devem ser ágeis, rápidos e com um gerenciamento de materiais para se ter qualidade no seu armazenamento. Para uma definição ampla de logística Gomes e Ribeiro (2004), observam a mesma de forma integrada onde “O conceito era individualizado no estudo do transporte, estoque e armazenagem, mas atualmente o conceito de logística integrada que predomina. Esse sistema é o relacionamento entre fornecedor, suprimentos, produção, distribuição e cliente, havendo um fluxo de materiais e outro de informações”. A logística integrada se aplica quando há um entendimento entre vários setores da empresa, tendo como principio a gestão de todos esses meios do segmento. Segundo Moura (2006), “a partir da década de 70 intensificou-se a integração das operações logísticas, ultrapassando a natureza eminentemente funcional que as caracterizara anteriormente, começou então a considerar as questões logísticas de uma forma integrada e, consequentemente, numa perspectiva sistemática”. Como a logística acompanha o crescimento e o desenvolvimento de empresas em geral, a integração das atividades eleva a preocupação em manter a produção, com custo baixo, mas com a publicidade do produto a ser comercializado em pleno desenvolvimento.
2.2 Etapas do processo logístico
Na analise de Ballou (1993), a logística pode ser definida como a integração da administração de materiais com a distribuição física e o suprimento físico, sendo as duas grandes etapas do processo logístico, podendo ser divididas nas seguintes atividades:
Suprimento físico
Transporte, manutenção de estoques, processamento de pedidos, obtenção, embalagem protetora, armazenagem, manuseio de materiais e manutenção de informações.
Distribuição física
Transporte, manutenção de estoques, processamento de pedidos, programação da produção, embalagem protetora, armazenagem, manuseio de materiais e manutenção de informações.
O processo da logística que se responsabiliza pela administração dos materiais, desde a saída do produto de produção até a entrega no destino final, é a distribuição. Depois de todo processo de produção, o produto é distribuído e assim a venda para os consumidores finais será iniciada.
Planejar, implantar, controlar o fluxo e armazenamento são de responsabilidade do setor de logística, além de ter como papel o planejamento da distribuição. Assim sendo a logística pode ser caracterizada por dois tipos de atividade: as consideradas principais, como o transporte, a manutenção de estoques e o processamento de pedidos; e as consideradas secundárias, como manuseio de materiais, suprimento, planejamento e embalagem.
Um conjunto de atividades direcionadas a agregar valor, aprimorando o fluxo de materiais, desde a fonte
...