LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO DO CONSELHO
Projeto de pesquisa: LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO DO CONSELHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianimasi • 29/9/2014 • Projeto de pesquisa • 445 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
RABALHO DE LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO
Gestão de Estoques
Resumo
Para que se obtenha sucesso e uma boa gestão de estoques dependerá da capacidade e do apoio da alta gestão da organização, da diminuição na quantidade de itens comercializados, em ajustes nos lead-time de fornecedores e na utilização de ferramentas e conceitos para a gestão. O gerenciamento dos estoques nas empresas é fundamental para a diminuição dos custos. Estoques elevados e precariamente administrados são fatores que dificultam o preço final dos produtos, bem como uma aplicação indevida do capital de giro das empresas. A competitividade das empresas no mundo globalizado exige uma correta manutenção desse ativo, sendo fundamental manter apenas as quantidades `necessárias para a produção. É visível que a logística esta cada vez mais presente no meio corporativo, deixando de lado a velha ideia de ser apenas uma área voltada para carregamento e distribuição de produtos, para atuar de forma direta nas estratégias do negocio aumentando a competitividade da organização visando o sucesso em um mercado de concorrência acirrada. Neste trabalho iremos discutir a finalidade do estoque, a importância da gestão de estoque como fator de uma grande vantagem competitiva.
1 Introdução e contextualização
É um assunto de máxima importância a gestão de estoques e, freqüentemente, absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será.
A eficiência na sua administração poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo, assim, uma vantagem competitiva para a própria empresa.
É fundamental que as empresas diminuam, ao mínimo, a quantidade de estoques na cadeia de suprimentos, a fim de obter uma racionalização nos custos de armazenagem e respectiva manutenção.
A gestão de estoque visa, portanto, numa primeira abordagem, manter os recursos ociosos expressos pelo inventário, em constante equilíbrio em relação ao nível econômico ótimo dos investimentos.
2 Estoque e suas Finalidades
O estoque representa uma armazenagem de mercadorias com previsão de uso futuro. Tem como objetivo, atender a demanda, assegurando-lhe a disponibilidade de produtos.
Com o propósito deve se evitar o descontrole financeiro, é necessário que haja uma sincronização perfeita entre a demanda e a oferta de mercadorias. Como isso é impossível, deve-se formar um estoque essencialmente para atender a demanda, minimizando seus custos de formação. “Devemos
...