Liderança no local de trabalho: Por que a mudança nos planos falham?
Tese: Liderança no local de trabalho: Por que a mudança nos planos falham?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lipe006 • 26/10/2013 • Tese • 792 Palavras (4 Páginas) • 378 Visualizações
- de forma
- de cor
A liderança no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudança?
Freqüentemente escutamos dizer que as organizações estão em constante mudança. De fato, além de inevitáveis, as mudanças são necessárias para revitalizar a gestão da liderança e o comportamento humano no ambiente de trabalho. Saber lidar com as ocorrências emergenciais e imprevisíveis que geram instabilidade ao plano de mudança é a chave para atingir bons resultados nas tentativas de adequar o comportamento humano aos grandes desafios organizacionais.
A liderança é o uso da influência para dirigir e coordenar as atividades de um grupo organizado, assim como também a ocorrência de transações mutuamente gratificantes entre líderes e colaboradores dentro de um contexto situacional. Alguns dos erros, freqüentemente, acometidos no planejamento da mudança relacionam-se com a capacidade do líder de influenciar às pessoas, suas competências nas negociações e a sua capacidade pró-ativa em antecipar possíveis ameaças na mudança
Neste texto pretendo contribuir com o entendimento da questão do porquê do fracasso de planos de mudança, salientando o processo de formação de lideranças no ambiente de trabalho e os fatores psicológicos do relacionamento interpessoal. Os comentários são colocados em termos gerais abordando temas relacionados com a base emocional da liderança, o comportamento organizacional, a liderança situacional e a pró-atividade.
Um dos desafios da liderança é compatibilizar os objetivos organizacionais com os dos grupos e das pessoas. Portanto, na formação de liderança nos grupos organizados, os líderes devem facilitar o caminho para que os objetivos comuns sejam atingidos de forma eficiente, assim como apoiar e encorajar o atendimento das metas profissionais e pessoais, fazendo com que os sentimentos de ganhos sejam compartilhados em toda a organização.
A liderança é uma capacidade que pode ser desenvolvida pelas pessoas, ela é suscetível de ser institucionalizada como uma filosofia de trabalho. Nas diversas abordagens da liderança (comportamentais, contingenciais e contemporâneas), observa-se que o líder precisa de incorporar em seu comportamento qualidades que fazem com que ele seja legitimado pelas pessoas como o guia da busca dos bons resultados.
Das qualidades que o líder deve desenvolver, pouco têm se considerado sobre as emoções no comportamento humano. A liderança situacional nos indica que o líder desenvolve o seu estilo de acordo com as variáveis externas do seu relacionamento com os colaboradores. Mas, o que dizer sobre a base emocional do líder na tomada de decisões? Os problemas não estão na realidade, mas na sua interpretação. As pessoas reagem às percepções da realidade e não à realidade em si. Muitas vezes as situações de mudança são enxergadas como ameaçadoras em detrimento às oportunidades de criar alternativas para a solução de problemas. Neste sentido, um erro comum é perceber a mudança como uma situação inoportuna e reagir na base da conduta racional, desconhecendo as vantagens de retratar a realidade em múltiplas alternativas de soluções.
A falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas é outro dos erros, freqüentemente, acometidos. Não devemos esquecer que a base das
...