Logística
Artigo: Logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heloisasfaria • 8/3/2015 • 1.285 Palavras (6 Páginas) • 209 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A palavra “logística” tem origem grega e francesa e significa contabilidade e organização financeira, planejamento e realização de vários projetos. O termo designa tudo o que envolve movimentação, transporte e armazenagem de produtos a fim de obter qualidade e o menor custo nos processos.
Essa atividade evoluiu de uma necessidade militar de abastecer as tropas durante guerras e invasões, para uma parte essencial de organizações, com grande importância em termos de custos e retorno financeiro.
Atualmente, um profissional da logística pode trabalhar com armazenagem, transporte, estoque, manuseio de materiais... Podendo trabalhar em portos, aeroportos, atacadistas, varejistas, etc.
Todo o processo logístico tem um custo importante para uma empresa, perdendo apenas para o da mercadoria em si. Com um bom planejamento, a qualidade será condizente com o custo, sendo esse um diferencial para a competição no mercado.
2. CONCEITO DE LOGÍSTICA
Logística é o ramo da gestão voltado para o planejamento da armazenagem, circulação entre modais e distribuição de produtos, monitorando as operações de entrada e saída de materiais e gerenciando informações de uma organização.
É o fluxo de movimentos e informações da origem até o ponto final, atendendo satisfatoriamente ao cliente final com um produto com alto nível de qualidade, competitividade e com custos adequados.
2.1 ORIGEM DA PALAVRA
A palavra “Logística” vem do grego logistiki e do francês logistique, que significam contabilidade e organização financeira, e planejamento e realização de vários projetos, respectivamente.
3. EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA
A logística vem sendo praticada desde a idade da pedra, para a distribuição de atividades e abastecimento de alimentos. Mas a época que mais marcou a história, foi com Alexandre O Grande, conhecido como um grande estrategista de guerras civis e conquistas mundiais. Ele utilizava da estratégia logística para abater seus inimigos, mapeando toda a região de combate, analisando minuciosamente seu inimigo, identificando nele suas fraquezas e oportunidades e suas características de terreno e climáticas, desenvolvendo alianças, inovando a tecnologia e desenvolvimento de armamentos para a época.
Com visão estratégica, determinação e disciplina, Alexandre o Grande criou o mais móvel e rápido exército da época. Trazendo inspiração para vários outros personagens da história mundial e inspiração para a evolução do conceito logístico nas organizações ao redor do mundo.
Além disso, foi feita uma linha do tempo para explicar a evolução da logística:
• Até 1950: O foco da maior parte das empresas era o marketing e as funções logísticas estavam dispersas entre os diversos departamentos desta organização. Os custos com logística não eram claramente evidenciados;
• De 1950 a 1960: Começam a aparecer cargos específicos para controlar fluxo de materiais e transportes. Nesta década começam a surgir noções de Custos Logísticos;
• Entre 1960 e 1970: Custos com transportes ganham destaque nas empresas e começam a ser avaliados;
• De 1970 a 1980: Surge a necessidade de integração das diversas áreas das empresas, visando redução de custos; busca de otimização de tempo e espaço, com objetivo de satisfazer o cliente;
• A partir de 1980: A Logística assume sua importância, principalmente em função da integração com os parceiros externos da organização. Nasce o conceito de Gestão da Cadeia de Suprimentos, cuja sigla SCM, é originada do Supply Chain Management.
4. AMBIENTE ATUAL DA LOGÍSTICA
Atualmente, a logística é um campo em forte ascensão, pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial; então, com a globalização da economia, a busca por conhecimento e melhorias são fundamentais para atender a demanda.
Com o tempo, a área foi absorvendo mais atividades, deixando de ser operacional e tornando-se estratégica, funcionando como um elo entre clientes e fornecedores.
O ambiente em que as empresas atuam hoje é muito complexo e competitivo, portanto, buscam na logística um diferencial; o estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Para isso, busca-se trabalhar com técnicas como o just in time – inspirada na filosofia japonesa baseada no estoque zero e fluxos enxutos, a fim de reduzir custos.
Ao utilizar preceitos de qualidade, finanças, marketing e planejamento, a logística aumentou sua participação na eficiência e eficácia da gestão, sendo capaz de manter a atenção às necessidades internas da empresa, sem esquecer os desejos dos clientes.
4.1 DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO BRASIL
Apesar de estar crescendo e ser uma área fundamental, neste momento, é necessário analisar a realidade da logística no Brasil. Ela é pouco difundida e aplicada pelas empresas nacionais. Nossa infraestrutura não é favorável - sendo necessários pesados investimentos nesse setor. A matriz de transporte é dominada pelo transporte rodoviário, que responde por dois terços do movimento de carga no país. Não existem indicadores de desempenho setorial, há falta de mão-de-obra qualificada e existe pouco incentivo para a pesquisa nessa área.
Esse panorama mostra desafios e oportunidades. Os desafios estão na necessidade de rápida solução dos problemas que impedem um desenvolvimento e eficiência maiores ainda da logística. As oportunidades, neste cenário adverso, mostram um enorme espaço para melhorias. Aqueles que fizerem essas melhorias primeiro, estarão se distanciando fortemente de seus concorrentes e se habilitando para a conquista de novos mercados.
Para aumentar a competitividade das empresas e do país, uma das
premissas necessárias é a aplicação da logística de forma integral. São necessários esforços de mudança, pois devem ser abandonados vários ranços de nossa cultura empresarial. A iniciativa privada e o governo precisam se unir para desenvolver um plano para o desenvolvimento da logística no Brasil. Caso isso não aconteça, o país continuará assistindo ao desenvolvimento mundial como coadjuvante e ficará
...