MARKETING - CICLO DE VIDA E DEFINIÇÃO DO PRODUTO
Projeto de pesquisa: MARKETING - CICLO DE VIDA E DEFINIÇÃO DO PRODUTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesgonzaga • 18/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 398 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Tendo como referência a em empresa Microsoft, inicia-se uma abordagem com fundamentos relativos à pesquisa de mercado, o mix de comunicação, os compostos de marketing e suas definições, abordando ainda as variáveis dentro de uma organização embasando o bom negociador como o diferencial na empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
A Microsot é uma das empresas pioneiras no segmento de fabricação de softwares para computadores. O sistema fabricado por ela é o Windows, presente na maioria dos computadores e notebooks do mundo inteiro. Contudo com o avanço da tecnologia esta por sua vez foi perdendo espaço com a chegada dos smartphones, tablets equipados com o sistema Android e produtos da marca Apple.
Sendo uma empresa sólida no mercado por anos dificilmente poderia imaginar que perderia espaço para os smartphones e tablets, o sistema Windows passou por poucas modificações e demorou a chegar ao mercado de smartphones em pareceria com a empresa Nokia onde surgiu o Windows Phone, mas este não é rico em conteúdos e aplicativos como o sistema Android.
A antecipação perante o concorrente é uma excelente ferramenta, uma estratégia para acompanhar ou até mesmo superar a concorrência. Toda empresa deve buscar inovar observando o ponto de vista do consumidor, fazendo uma pesquisa de mercado pra saber o que os clientes esperam de um produto ou serviço quando adquiridos, se o mesmo traz benefícios para a sua vida pessoal e/ou profissional.
2.1 MARKETING – CICLO DE VIDA E DEFINIÇÃO DE PRODUTO
Segundo KLOTER o ciclo de vida de um produto é: desenvolvimento do produto, introdução do produto no mercado, crescimento, maturidade e declínio. Comparado ao um ser humano este nasce, cresce e morre, assim é um produto, mas ele pode antes de sair do mercado, sofrer atualizações, modificações para permanecer até que seja substituído de forma integral por outro melhor.
De acordo com KOTLER produto é tudo que possa ser oferecido a um mercado que possa satisfazer a um desejo ou necessidade. Entendido também como objeto de troca entre indivíduos e organização (ROCHA). Os produtos ainda podem ser classificados por seus aspectos como tangíveis (tamanho, cor, modelo, durabilidade) e intangíveis (qualidade, marca, garantia).
2.1.1.1 Mix de comunicação.
O mix de comunicação em marketing é a resposta do consumidor ao mercado, a forma como ele reage a um produto e/ou serviço ofertado pela empresa no sentido de como este produto o influência, faz com que ele se lembre de sua marca no ato da compra.
São seis as formas do mix de marketing compreendido como: propaganda (anúncios, símbolos e logotipos que evidenciam a marca, toda e qualquer forma de exibição do produto), promoção de vendas que é feita através de prêmios e brindes, amostragem, demonstrações para incentivar a compra do produto, relações públicas e publicidade sendo este elaborado para promover a imagem de uma marca, vendas pessoais, uma venda de interação pessoal com compradores potenciais, eventos e marketing direto utilizando de emails, catálogos, toda forma de comunicação em busca da resposta do cliente em relação ao produto ofertado.
2.1.1.1.1 Negociação – Variáveis ambientais em uma organização
No mercado existem variáveis que podem influenciar no processo de negociação, obrigando as empresas a modificarem suas estruturas. Podemos citar a concorrência como sendo um estímulo para investir e inovar com a visão de maximização de lucro e mercado, sua base é a lei da oferta e procura em inserir no mercado aquilo que realmente é procurado pelo consumidor. Para toda modificação existe um risco a se correr, porém, este risco deve ser bem calculado para se obter sucesso, um bom negociador tem bom senso, é racional, tem capacidade e determinação para fazer uma boa análise antes de fazer certas modificações.
Uma variável no mundo dos negócios é o tempo, sendo este uma vantagem extra do negociador cujo aquele conhece os limites de tempo do seu concorrente. O modo como o tempo é utilizado pode contribuir para o sucesso ou fracasso da negociação, pois, a medida que o tempo esgota aumenta pressão para o fechamento de um negócio, isso varia conforme as habilidades do negociador.
Outra variável é a informação,
...