MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS: Ênfase em Redes Sociais .
Por: Douglas Martins • 24/10/2017 • Projeto de pesquisa • 2.584 Palavras (11 Páginas) • 469 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS-UNIPAM
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSORA: ESP. APARECIDA SILVÉRIO ROSA
MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS: Ênfase em Redes Sociais
DOUGLAS CÉSAR MARTINS
[pic 1]
PATOS DE MINAS
2016
DOUGLAS CÉSAR MARTINS
MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS: Ênfase em Redes Sociais
Projeto de pesquisa realizado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, sob orientação da professora Esp. Aparecida Silvério Rosa.
PATOS DE MINAS
2016
[pic 2]
SUMÁRIO
[pic 3]
1 INTRODUÇÃO 2
1.1 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 2
1.2 HIPÓTESES 2
1.3 JUSTIFICATIVA 3
1.4 OBJETIVOS 3
1.4.1 Objetivo Geral 3
1.4.2 Objetivos Específicos 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
2.1 MARKETING 4
2.1.1 Marketing Digital 4
2.2 REDES SOCIAIS 5
2.2.1 Facebook 5
2.2.2 Twitter 5
2.2.3 Linkedin 6
2.2.4 Instagram 6
2.2.5 Snapchat 7
2.2.6 WhatsApp 7
2.2.7 Google + 7
3 METODOLOGIA 9
4 CRONOGRAMA DE TRABALHO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A sociedade vive hoje o que é chamado de “Era da Informação”. Todas as áreas do conhecimento sofrem o impacto dessa era, seja no seu trabalho, educação ou entretenimento. O homem, inabalável, segue como parte integrante e atuante neste cenário de singularidade e de intensas mudanças tecnológicas.
Dentro dessa era da informação, é notável o crescimento de público da internet. Nesse artigo, será abordado o Marketing digital, tendo como ênfase nas Redes Sociais. Serão falados alguns temas bases de conhecimento sobre esse segmento de mercado como: E-mail marketing, Mídias Sociais.
Em pleno auge da era da informação, ainda se pensa que a compra pela internet, a participação de redes, ter um site, ou postar um vídeo no YouTube, é um desperdício de tempo e dinheiro. O preconceito ainda é muito grande sobre o uso do meio digital, até mesmo entre as empresas: o setor não recebe o investimento adequado, mas as empresas já estão começando a perceber isso, e dando maior importância ao setor.
Segundo Facebook (2016), há cerca de 3,2 bilhões de internautas conectados em todo o mundo, então podemos dizer que aproximadamente, 50% deles estão cadastrados no Facebook.com, pois segundo o próprio Facebook, publicado no Estadao.com.br (27/07/2016), em 2016 foi atingido a marca de 1,7 bilhão de usuários. Mas, uma empresa não pode estar apenas no Facebook, ela deve caminhar por outras Mídias Sociais. Ela não precisa estar em todos os lugares, ela precisa estar nos lugares onde seu público alvo estiver, seja Facebook, Instagram, YouTube, Snapchat ou Twitter. Não existe somente redes sociais como marketing digital, têm-se as otimizações de site, marketing viral, e-mail marketing.
Um lugar que a empresa necessita estar, é no Google.com, não necessariamente só nele, mas nos principais sites de busca. A Internet hoje é a “bola da vez”, e assim será por um bom tempo. A televisão já não é mais o principal alvo das publicidades. É na internet que os pequenos empresários devem estar mais ligados, é nela onde a maioria do público se encontra, e é o que acontece nela que pode determinar o sucesso do seu negócio.
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Como ter um marketing eficaz e com baixo custo?
- HIPÓTESES
As redes sociais já dominaram as nossas vidas, e vivemos cada dia mais conectados a essas redes. São essas redes sociais que se tornam um parceiro fundamental para as empresas, principalmente as pequenas empresas. Elas são hoje um dos meios mais eficazes de divulgação de seu negócio e com um alcance enorme de pessoas. Não aceitar isso e não colocar sua empresa, no mínimo, no Facebook, é um erro inadmissível.
- JUSTIFICATIVA
A presença da tecnologia na vida das pessoas possibilitou novas formas de comunicação. Hoje existem inúmeras plataformas online, que proporcionam a quebra de fronteiras e facilitam o relacionamento interpessoal e troca de informações.
As redes sociais é uma das partes mais importantes do Marketing Digital para os novos empreendedores. Além de já terem um público fiel, elas são um dos meios mais baratos de divulgação, o que proporciona um ótimo custo/benefício para quem perdeu o emprego na atual crise econômica e busca no empreendedorismo uma nova oportunidade.
Quatro em cada dez brasileiros, estão investindo no empreendedorismo nos tempos de crise. Diante disso vê-se a necessidade de investimento em marketing de baixo custo, onde o Marketing Digital se torna o mais viável.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Auxiliar os novos empreendedores a utilizar o Marketing Digital de maneira eficaz evitando um gasto maior, que não é do seu interesse no momento.
- Objetivos Específicos
Mostrar o uso das redes sociais em prol do negócio.
Mostrar ferramentas para monitorar o alcance do seu conteúdo.
Entender o perfil do consumidor online.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- MARKETING
“Marketing” são ações e estratégias que fazem o mercado estar sempre em contínua mudança com diferentes ferramentas e meios para chegar ao seu objetivo, que sempre será o seu consumidor.
Marketing vai muito além da criação, do design, das embalagens ou layouts, vendas ou propagandas. Para ter um resultado nos planos de assessoria, é preciso:
Pesquisa do produto: Conhecer o produto, os objetivos, pontos fracos e pontos fortes em relação ao mercado.
Análise de mercado: Panorama do local que situa o produto ou serviço, quais são as carências, ou erros e tentar minimizá-los seguindo para inovar nas carências. Esse “panorama” é feito de fora para dentro da empresa e pela visão do consumidor.
Formulação e análise das estratégias: Com as pesquisas e constatações em pauta, é liberada a formulação dos rumos que serão tomados para preencher as carências como dito no item anterior. Após essa formulação é preciso fazer a análise das estratégias, dizendo se são viáveis para a empresa ou organização.
Implementação: Aí é a parte que entra a receita, a busca por agências ou locais para botar em prática todo o trabalho. A partir daí é só organização, sincronização e atenção.
Monitoramento: Com os dados levantados nas pesquisas e análises, vem a parte que é levada em conta os resultados, as estatísticas, a comparação de lucros ou posicionamento da empresa ou organização perante o mundo mercado-consumido
2.1.1 Marketing Digital
Marketing Digital são estratégias de marketing e publicidade utilizadas nos meios digitais, com o objetivo de interagir com consumidores online e divulgar seus produtos e/ou serviços. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto de ações que criam um contato permanente da sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seu negócio, e confiem nele o bastante para tomarem a decisão de compra a seu favor.
Hoje com a vida do ser humano cada vez mais corrida, os consumidores não querem mais perder tempo, por isso que a cada dia que passa aumenta os consumidores online e as empresas, que sabem disso, buscam chamar a atenção destes clientes, porém para isso, precisa-se do Marketing Digital. Ele surgiu justamente dessa necessidade das empresas se adaptarem ao crescimento rápido da internet, dos números de acessos em dispositivos móveis e com a internet cada vez mais indispensável na vida das pessoas.
2.2 REDES SOCIAIS
2.2.1 Facebook
Facebook é uma rede de relacionamento online, criada por um estudante de Harward, Mark Zuckenberg em 2004. No início era uma rede interna da universidade usada somente pelos estudantes. Hoje é considerada a maior rede social do mundo, com 99 milhões de usuários ativos só no Brasil.
No Facebook o usuário pode curtir publicações de outros usuários ou empresas, pode criar páginas compartilhar arquivos, imagens, vídeos, textos, etc.
Uma das melhores formas de se atingir o consumidor no Facebook é criando uma página, e publicando conteúdo para os clientes decidirem se vão comentar, curtir, compartilhar ou apenas ignorar a publicação da empresa. São nessas páginas que a empresa cria um relacionamento com o cliente, pois assim como nos blogs, os usuários irão fazer perguntas, criticar, ou até mesmo fazer um simples comentário elogiando a marca e a empresa tem que se atentar a tudo isso.
Criar um evento, como por exemplo, os lançamentos de um produto, e os seus usuários irão confirmar presença e convidar outros amigos que irão convidar mais amigos ainda. Mas a ferramenta só será realmente boa quando a empresa conquistar um bom número de usuários.
2.2.2 Twitter
O Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações dos seus seguidores (em textos de até 140 caracteres, chamados de "tweets"), as atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros seguidores que tenham assinado para recebê-las. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefónica.
O Twitter foi criado em Março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass e foi lançado em Julho de 2006 nos EUA. A ideia inicial dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de "SMS da internet" com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. Inicialmente chamada Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear. A ideia é que o usuário da rede social está "piando" pela internet. Desde sua criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo.
2.2.3 Linkedin
Linkedin, criado e lançado em 2003, busca como público alvo os profissionais e os negócios, fazendo com que empresas usem desta rede social com um objetivo diferente das inúmeras outras redes. Empresas que se encontram nele, ficam livres para colocar palavras, assuntos, debates mais técnicos e voltados para curiosidades, networking e até mesmo a divulgação de vagas de empregos disponíveis em sua corporação.
“O perfil do LinkedIn é uma espécie de currículo profissional, onde consta sua posição atual, os cargos que exerceu, sua escolaridade, seus sites particulares, o site da empresa, e seu blog” (Torres, Cláudio; p. 147; A Bíblia do Marketing Digital; 2009)
2.2.4 Instagram
Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos para usuários de Android, iPhone e Windows Phone. Basicamente se trata de um aplicativo gratuito que pode ser baixado e, a partir dele, é possível tirar fotos com o celular, aplicar efeitos nas imagens e compartilhar com seus amigos. Há ainda a possibilidade de compartilhar essas postagens em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter. No Instagram, os usuários podem curtir e comentar nas suas fotos e há ainda o uso de hashtags (#) para que seja possível encontrar imagens relacionadas a um mesmo tema, mesmo que as pessoas que tiraram essas fotos não sejam suas amigas.
2.2.5 Snapchat
O Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltado para celulares com sistema Android e iOS criada e desenvolvida por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford. O app pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos e o diferencial é que este conteúdo só pode ser visto apenas uma vez, pois é deletado logo em seguida, se "autodestruindo" do app.
Além de fotos e vídeos, o Snapchat também possui outros recursos, como o Lenses, que são filtros divertidos para fotos que permitem adicionar efeitos exclusivos para selfies e outras imagens. Outra função são os Geofiltros, filtros que só podem ser usados em locais específicos do mundo.
Os usuários também podem usar o “Stories”, uma opção que permite criar uma pequena narrativa com fotos e vídeos e é visível para todos os contatos no seu "perfil". Assim como as mensagens comuns, este conteúdo também tem data de validade, mas pode ser visto várias vezes antes de desaparecer em 24 horas.
2.2.6 WhatsApp
O WhatsApp é um aplicativo utilizado para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios, além de chamadas de voz e de vídeo através de uma conexão com a internet. Ele foi lançado em 2009 pelos veteranos do Yahoo! Brian Acton e Jan Koum.
O WhatsApp "vasculha" os números de celulares salvos no aparelho e automaticamente identifica qual está cadastrado no WhatsApp, adicionando para a lista de contatos do novo utilizador.
O WhatsApp é visto como uma substituição ao SMS, por ser mais prático e econômico, pois não há um custo adicional para enviar as mensagens, além do plano de dados utilizado para se conectar à internet, por exemplo.
Em 2014, o WhatsApp foi vendido para o Facebook - maior rede social do mundo - por aproximadamente 16 bilhões de dólares. Os fundadores ainda foram introduzidos ao conselho administrativo do Facebook.
2.2.7 Google +
O Google Plus vem crescendo, hoje já passam de 2,2 bilhões de usuários, porém apenas 9% desses usuários já postaram algo, e apenas 0,3% postaram algo no ano de 2015, o que torna o número de usuários não tão relevante. O Google Plus já passou da fase de experimentação, mas ainda está tentando se firmar no mercado.
Uma das vantagens das empresas criarem uma página no Google Plus é que essa rede social é da mesma dona do maior site de buscas da internet e isso permite para a empresa uma maior visibilidade nas buscas do Google, e conforme essa nova rede social vai crescendo a visibilidade é cada vez maior.
Por ser uma rede social nova no mercado, as empresas não têm noção de como utilizar dos serviços do Google Plus para se promover, mas o Google tem um tutorial em sua página de como utilizar de suas ferramentas para se promover.
3 METODOLOGIA
A pesquisa bibliográfica foi a metodologia utilizada para a realização deste estudo, porque busca explanar sobre um problema com base em referências teóricas e/ou revisão de literatura que tenha relação com o tema escolhido. Tendo como fontes bibliográficas os sites, livros e e-books de autores com experiência no assunto. A ferramenta que será utilizada para captação de dados e informações será o Microsoft Office Word.
...