MARKETING DIGITAL QUINTESSENCIA
Por: soniafer123 • 4/10/2020 • Projeto de pesquisa • 2.964 Palavras (12 Páginas) • 192 Visualizações
MARKETING DIGITAL
sonia maria da silva ferreira
planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis
Goiânia
2019
SONIA MARIA DA SILVA FERREIRA
PLANEJAMENTO PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS
Trabalho apresentado ao Curso de Marketing Digital para a disciplina CST Curso Comum.
Goiânia
2019
PLANEJAMENTO PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS. Produção Textual Interdisciplinar. Sonia Maria da Silva Ferreira. Estudante do Curso Markenting Digital – UNOPAR. Goiânia – Goiás.
RESUMO
O presente estudo tem como proposta a viabilidade da abertura de uma empresa voltada para produção e venda, no segmento de calçados sustentáveis, utilizando materiais recicláveis - tecidos de roupas sem uso, garrafas pet, borrachas – como fonte de matéria prima na produção. A prática da sustentabilidade vai além da comercialização. Uma empresa ou negócio que pensa, respeita e investe no meio ambiente, cria uma imagem positiva perante o mercado. Os benefícios de um negócio, ecologicamente correto, ajuda a reduzir seu impacto no meio ambiente e preserva os recursos naturais.
Palavras chave: calçados, sustentabilidade, meio ambiente, recicláveis.
SUMÁRIO
2. MODELO DE NEGÓCIO 7
2.1 BLOCOS DA METODOLOGIA CANVAS 8
3. IMPACTOS AMBIENTAIS POSITIVOS E NEGATIVOS 13
4. DECLARAÇÃO DE ESCOPO 15
5. IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL 16
6. LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 18
REFERÊNCIAS 19
1. INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é levantar toda a viabilidade que envolve a abertura de uma empresa voltada para a produção e venda de calçados sustentáveis. Essa proposta de negócios compôem a utilização de materiais recicláveis (tecidos de roupas sem uso, garrafas pet, borrachas) como fonte de matéria prima na produção; busca de clientes que se identificam com a proposta de aproveitamento e reuso de materiais recicláveis; aproveitamento do potencial criativo para ofertar ao mercado produtos atraentes e que estejam condizentes com os valores de sutentabilidade.
Segundo Kotler (2006), “Nesse caso, a empresa lida com uma extensa variedade de parâmetros, incluindo forma, características, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de reparo e estilo”. (KOTLER, 2006, p. 370)
Uma empresa que trabalha com produtos ecologicamente corretos, ajuda a reduzir seu impacto no meio ambiente e preserva os recursos naturais. Usar produtos que reduzem sua dependência de recursos naturais, feitos de material reciclado, torna sua empresa amiga do ambiente, beneficiando não só o ambiente mas também no aspecto financeiro.
Reciclar é uma boa prática e reduz custos. As boas práticas são bem vista numa empresa e podem atrais mais clientes, além de diferenciá-la de seus concorrentes e atrair novos clientes que desejam comprar produtos e serviços de um negócio ecologicamente correto.
A proposta de reduzir o impacto ambiental do negócio de calçados, irá melhorar a sustentabilidade do negócio, visto que, será menos dependente de recursos naturais do que a concorrência, com maneiras mais econômicas de lidar com o aumento de matérias primas dos calçados convencionais, aumentando as chances de maior sucesso a longo prazo.
2. MODELO DE NEGÓCIO
Como empreendedor, há muitas coisas que você precisa considerar ao lançar um novo negócio. Além de pesquisar o mercado e pesquisar a disponibilidade do produto ou serviço que você espera promover, você também precisa ter certeza de que sua ideia de negócio é viável.
O primeiro passo para inicar o planejamento é desenvolver o Modelo de Negócio. Para isso, será usado a metodologia Canvas, uma modelagem que permite visualizar, através de nove blocos de cores distintas, a descrição do empreendimento e das partes que o compôem, compreendendo toda a ideia sobre o negócio.
Conforme Juliano (2016), um aspecto importante que todo empreendedor precisa saber é conhecer a concorrência, escolher um modelo de negócios em funcionamento e verificar a sustentabilidade por meio da oferta e da demanda. O modelo Canva é uma metodologia perfeita que permite avaliar a sustentabilidade do seu negócio.
2.1 BLOCOS DA METODOLOGIA CANVAS
[pic 1]
Fonte:https://sitebemfeito.com.br/como-criar-um-plano-de-negocios-no-canvas/ Acesso em: 05/05/2019
2.1.1 PROPOSTA DE VALOR
Uma proposta de valor posiciona e diferencia empresas e marcas umas das outras. O que um consumidor irá se beneficiar em comparação com outros produtos e serviços existentes ou concorrentes e como o custo do produto ou do serviço será comparado.
“A proposta de valor de uma empresa é definida como o conjunto de benefícios ou valores que ela promete entregar aos consumidores para satisfazer suas necessidades”. (Kotler & Armstrong, 2014)
A proposta de valor para a empresa de calçados é oferecer ao cliente calçados com designs criativos, com preços acessíveis por serem todos fabricados utilizando materiais recicláveis, condizentes com os valores de sustentabilidade.
2.1.2 SEGMENTO DE CLIENTES
Segmentação de clientes é a prática de dividir uma base de clientes em grupos de indivíduos que são semelhantes em formas específicas relevantes para o marketing, como idade, sexo, interesses e hábitos de consumo.
Tem que se levar em consideração, na hora da segmentação, o fato de que cada cliente é diferente e que os esforços de marketing seriam mais bem atendidos se visarem grupos específicos e menores com mensagens que esses consumidores considerariam relevantes e os levassem a comprar algo, esperando obter uma compreensão mais profunda das preferências e necessidades dos clientes.
Nossa segmentação contará com a idenficação dos principais diferenciadores que dividem os clientes em grupos com as seguintes informações: dados demográficos de clientes (idade, raça, religião, sexo, tamanho da família, etnia, renda, nível de escolaridade), dados geográficos (onde vivem e trabalham), psicográficos (classe social, estilo de vida e características de personalidade) e comportamentais (consumo, uso e benefícios desejados) tendências são levadas em conta ao determinar as práticas de segmentação de clientes.
...