MICRO ECONOMIA
Artigos Científicos: MICRO ECONOMIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: PATYDAO • 6/10/2013 • 557 Palavras (3 Páginas) • 494 Visualizações
1. INTRODUÇÃO – OBRIGATÓRIA (ESCREVA PELO MENOS 1 PÁGINA)
DEIXE PARA REDIGIR NO FINAL
2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
2.1 INFLAÇÃO
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
O ideal seria que as pessoas pagassem mais imposto porque estão ficando mais ricas e não porque a inflação corroi uma parte cada vez maior do que gastam.
2.2 TAXA DE JUROS
A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira.
Por exemplo: A taxa de juros representa a razão entre juros e o capital. Caso o valor das taxas Euribor seja superior ao valor da taxa de referência, significará que os agentes económicos esperam que o preço do dinheiro aumente no futuro. Caso sejam inferiores, significa que a próxima alteração do preço do dinheiro por parte da autoridade monetária será de redução.
Conclusão: O juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro e pode ser calculado como juros simples e composto.
2.3 TAXA DE CÂMBIO
É o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades ou frações da moeda nacional, sendo assim, a taxa de câmbio reflete o custo de uma moeda em relação a outra.
Por exemplo: As exportações do agronegócios não devem ser tão prejudicadas este ano por causa da desvalorização da taxa de câmbio.Esta foi a conclusão de alguns especialistas do conselho superior de alguns agronegócios da Fiesp.
Conclusão: A alta votalidade da taxa de câmbio nos mercados pode provocar transtornos á saúde econômica e financeira do país.No entanto é difícil avaliar as reais consequências destas intervenções.
3. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL
3.1 MEDIDAS DESCRITIVAS
3.1.1 Medidas de Tendência Central
São medidas que indicam a localização dos dados. Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, a estatística, ou a moda. Por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada chamados como,
...