MUDANÇAS NO MERCADO DO TRABALHO
Seminário: MUDANÇAS NO MERCADO DO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cesaralvin • 24/5/2014 • Seminário • 824 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO
A Revolução Industrial é um marco para as relações trabalhistas, antes a atividade reinante era a manufatura, raríssimas eram as atividades mecanizadas, porem com o advento da Revolução Industrial, apareceram os processos mecanizados acompanhados por uma demanda de produtos em maior escala e mais complexos, grandes levas de trabalhadores foram necessárias para um mesmo empreendimento, associado a obtenção de alguns direitos, neste contexto foi necessário a implantação de setores para controle desta nova massa de trabalhadores, fato é que até hoje, na era da informação, constantes são as mudanças nas relações de trabalho.
O Brasil, a exemplo do mundo sofreu várias mudanças na última década com governos de concepções filosóficas diametralmente opostas, este fato trouxe, ora benesses para determinada classe, ora para outras. Há contudo, a constatação de que no geral, a condição do trabalhador melhorou a ponto de vermos a chamada classe C, participar ativamente da economia brasileira, este fato resulta de uma maior penetração dos indivíduos desta classe no mundo da educação garantindo, portanto, maior penetração no mercado de trabalho.
O trabalhador que tinha assegurado vantagens mínimas resultante de mecanismos concebidos pelo corpo político junto a empresários, passou a contar com maiores proteções com o advento da aceitação de normas internacionais por parte do empresariado brasileiro, sobremaneira a relação trabalhista sofre alterações no dia a dia:
Principais mudanças
Comunicação: uma das principais mudanças na última década é o aumento de dispositivos móveis com acesso a rede mundial associado ao aparecimento das redes sociais como Linkedin, Twitter, Facebook, fato que aumentou numa progressão espantosa as redes de relacionamento dos profissionais, hoje faz-se uma videoconferência, estando nos pontos mais remotos do planeta.
Proteção de dados: O fato da facilidade das comunicações trouxe consigo um efeito colateral que foi a exposição e consequentemente o sequestro de dados, dados estes usados de forma leviana a ponto de expor fatos pessoais, sigilos profissionais enfim, fatos que não eram concebíveis há tempos atrás pelo fato do isolamento, acontecem agora no rastro dos benefícios das comunicações.
QVT: Uma melhor educação da população, alinhado a mecanismos protecionistas e maior conscientização da classe empresarial, trouxe o tema QVT como uma necessidade pois o binômio satisfação das organizações x satisfação dos colaboradores é um tema atual, tema que inclusive é determinante para a escolha desta ou daquela empresa por parte do trabalhador.
Flexibilidade: Há um crescente movimento por parte dos empresários em flexibilizar o ambiente de trabalho do funcionário. Os grandes centros quase sempre congestionados com o aumento de veículos em circulação, leva a uma grande perda de tempo devido a locomoção das pessoas, pensando nisso há empresários que flexibilizam os ambientes de trabalho dos colaboradores que pode até ser na residência destes, pesquisas apontam aumento de produtividade em algumas empresas que aderiram a este modelo.
Pluralidade: Diferente dos modelos retrógrados e arcaicos, as empresas passaram a enxergar talentos onde antes enxergavam dogmas logo, vários talentos antes alijados dos processos por serem rotulados, tornaram-se de fato, fontes geradoras de divisas pelo retorno que davam às organizações, há
...