Marcas e Logotipos
Por: Williane Braga da Silva • 28/4/2015 • Relatório de pesquisa • 512 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Marcas e logotipos estão interligados, porém não tem o mesmo significado. Mais especificadamente Marca seria um nome dado a uma empresa (bens ou serviço) com intuito de distinguir uma empresa da outra. E logotipos são desenhos e formatos que estão sempre atribuídos a marca, no entanto para o mundo de negócios eles precisam trabalhar em conjunto de forma onde precisam atribuir mais valores a empresa trabalhada.
Deve-se tomar muito cuidado ao dar-se um nome a marca. Pois dependendo da escolha do nome poderá guiar a diversos significados e também a diversas direções no futuro, não pode ocorrer de ter arrependimentos depois que se dá um nome, pois o carregará pelo tempo em que durar a empresa. O legal é antes de dar um nome definitivo a marca é pesquisar todos os tipos de significados em todos os países que a empresa pretender atuar, verificar se o nome não poderá ser confundido com outra coisa.
Quando organizações procuram identificar a marca eles querem compreender o conjunto de características que estão presentes na empresa. Nesse caso acho que eles querem verificar o modo de pensar da empresa, então tudo pode ser perdido se a empresa não tiver uma boa estrutura que começa com o nome da marca.
Segundo Lincoln Seragini um especialista em marcas no Brasil, a propaganda mais apropriada para uma marca é a que mexe com a sensibilidade e percepções, isso acarreta em gravação da mesma na cabeça das pessoas, dessa forma sempre haverá reconhecimento da parte de todos que se identificarem com a mesma. Há certa veracidade sobre essas palavras geralmente as pessoas se atraem mais, com o que é mais parecido com seu estilo de vida, cultura e questões sociais, neste caso, quando houver aparição da marca as pessoas vão associar, notando assim também a personalidade da marca.
Dependendo de como os atributos são transformados em benefícios as empresas podem conseguir uma grande credibilidade com a forma que ele é aplicado. Para as empresas em que o benefício se torna mais importante do que os atributos, talvez os cliente tenham um nível mais elevado sobre o conhecimento da marca e o status que os atributos levam teriam que ser alterados para benefícios coerentes e emotivos.
Sobre as culturas e os valores da empresa, um exemplo seria a transparência na postura, nada deve ser no “achar” e sim no “realizar”.Tudo é transpassado pela marca deve-se entanto ter clientes que se assemelham com o mesmo posicionamento da empresa.
Se as atitudes e atos da agência que formará os primeiros traços de personalidade a empresa. Subentende que deve-se criar um bom relacionamento com os clientes. Se a agência é aquilo que o dono e os funcionários fazem (Aaker), deve-se trabalhar com caráter e que todos os funcionários trabalhem conhecendo realmente o tipo de trabalho que a empresa presta.
Existem marcas muito antigas, passaram por toda uma evolução até chegar no século XXI, tiveram vários estágios, porém o que as marcas sempre procuraram foi à diferenciação de produtos e serviços. Contudo elas estão cada vez mais se posicionando ao mercado de forma a descartar os concorrentes.
...