Marketing Da Umuarama Harley-davidson
Casos: Marketing Da Umuarama Harley-davidson. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: n44u56b83 • 13/3/2014 • 4.624 Palavras (19 Páginas) • 623 Visualizações
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE MARKETING
UMUARAMA HARLEY- DAVIDSON
GOIÂNIA 11/12/2013
Graziele Ribeiro Pessoa
Henrique Silva
Núbia Juliana M. Porto
Paula Chaves Barbosa Neves
Priscilla de Melo
UMUARAMA HARLEY- DAVIDSON
Trabalho final de N2,apresentado ao Professor
Paulo Henrique Borba Florencio, da disciplina de
Gestão de Marketing, da turma A01, turno matutino, do curso de Administração.
.
GOIÂNIA
11/12/13
1.0 - Introdução
No dia 09 de Novembro de 2013, fomos a Concessionária Umuarama Harley-Davidson que se localiza na Av.85, 3.404- Setor Bueno – Goiania-GO. O Gerente da Empresa, Marcos e Diogo Carvalho, consultor de vendas nos atenderam e ficaram a disposição para quaisquer outras duvidas que por ventura poderiam surgir. Fizemos uma entrevista com os mesmos sobre como eles gerenciam as questões de marketing na empresa, sobre como os mesmos atuam no mercado, a historia da empresa e como é desenvolvido seu composto mercadológico.
Portanto, no decorrer da apresentação deste trabalho que visa compor nota para média de N2, estaremos apresentando sobre a historia da criação da marca Harley-David, e sua chegada no Brasil, fazendo uma analise do seu portifolio, das estratégias de negócios e abordando PRINCIPALMENTE a atuação da concessionária Umuarama Harley-David.
2.0- Referencial Teórico
“Marketing é um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros. (Philip Kotler,) ”
“Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.(KOTLER, Philip.1992)”
“Planejamento Estratégico é o processo de elaboração da estratégia na qual se define a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).”
“Estratégias de Marketing são aqueles planos desenhados para atingir objetivos do marketing. Uma boa estratégia de Marketing deveria integrar os objetivos, políticas, e sequências de ação (tática) num todo coerente da organização. O objetivo de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficientemente a sua missão (MAXIMIANO, 2006).”
“Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos ((Philip Kotler 1992)”
“Uma oferta de marketing só alcançará êxito se proporcionar valor ao seu mercado-alvo. O cliente recebe benefícios e assume custos, por isso definimos "valor" como a razão entre tudo aquilo que o cliente recebe e tudo o que sacrifica ao fechar um acordo. É muito mais complexo do que uma simples troca comercial. Os benefícios incluem benefícios funcionais e emocionais, os custos incluem custos monetários, de tempo, de energia e psicológicos (MAXIMIANO, 2006).”
“Composto de marketing é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto , visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo (MAXIMIANO, 2006).”
2.0 - A Historia da Marca Harley- Davidson
A história da marca começou em 1903, num barracão localizado nos fundos da casa dos jovens irmãos Arthur e Walter Davidson, no município de Milwaukee, em Wisconsin. A dupla, que tinha em torno de 20 anos, acabava de se associar com William S. Harley, de 21 anos, para construir artesanalmente um pequeno modelo de motocicleta destinado às competições. Foi neste barracão (com três metros de largura por nove metros de comprimento), e em cuja fachada podia se ler o letreiro “Harley-Davidson Motor Company”, que foram produzidas as primeiras três motocicletas da marca.
Dessas três motocicletas iniciais, uma foi vendida diretamente pelos fundadores da empresa, em Milwaukee, para Henry Meyer, amigo pessoal de William S. Harley e Arthur Davidson. Em Chicago, a primeira concessionária nomeada pela marca – C. H. Lang – comercializou outra dessas três motos fabricadas inicialmente.
Os negócios começavam a evoluir, mas num ritmo lento. No dia 4 de julho de 1905, no entanto, uma motocicleta Harley-Davidson venceu, em Chicago, sua primeira competição – e isso ajudou a alavancar ainda mais as vendas da jovem empresa. Neste mesmo ano, foi contratado, em Milwaukee, o primeiro funcionário em tempo integral da Harley-Davidson Motor Company.
No ano seguinte, com as vendas em ascensão, seus fundadores decidiram abandonar as instalações iniciais e se instalaram num armazém muito maior, com melhores condições de trabalho, localizado na Juneau Avenue (avenida Juneau), em Milwaukee. Mais cinco funcionários foram contratados para trabalhar lá em tempo integral. Ainda em 1906, a marca produziu o seu primeiro catálogo promocional.
Em 1907, mais um Davidson junta-se ao negócio. William A. Davidson, irmão de Arthur e Walter, pede demissão do seu emprego e também passa a trabalhar na Harley-Davidson Motor Company. Ainda neste ano, o número de funcionários e a área de trabalho da fábrica praticamente foram dobrados. Um ano depois foi vendida a primeira motocicleta para a polícia de Detroit,
...