Harley Davidson - Formulação Da Concepção Da Pesquisa
Trabalho Universitário: Harley Davidson - Formulação Da Concepção Da Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celo87 • 23/9/2014 • 805 Palavras (4 Páginas) • 1.061 Visualizações
Formulação da Concepção da Pesquisa
Uma concepção de pesquisa é uma estrutura ou desenho para a realização do projeto de pesquisa. Ela detalha os procedimentos necessários para a obtenção das informações requeridas e sua finalidade é criar um estudo que irá testar as hipóteses de interesse, determinar as possíveis respostas as perguntas da pesquisa e proporcionar as informações necessárias para a tomada de decisão. Definir precisamente as variáveis e criar escalas apropriadas para medi-las também faz parte da concepção da pesquisa. A questão de como obter os dados dos entrevistados deve ser resolvido. Também é preciso preparar um questionário e um plano de amostragem para a seleção de entrevistados para o estudo. Em termos mais formais pode-se dizer que a concepção de pesquisa envolve os seguintes passos:
1. Definição da amostra necessária;
2. Análise de dados secundários;
3. Pesquisa qualitativa;
4. Métodos de coleta de dados quantitativos (levantamento, observação e
experimentação);
5. Procedimentos de mensuração e escalas;
6. Elaboração do questionário;
7. Processos de amostragem e tamanho da amostra;
8. Plano de analise dos dados.
A empresa Harley-Davidson
A Harley não se mostrava propensa a investir em novas linhas de montagem. A queda na qualidade das motocicletas, aliada ao crescimento excessivamente rápido da Harley, havia custado à empresa todos seus anos de mau desempenho. O problema de decisão da administração era se deveria investir para produzir mais motos e o problema da pesquisa de marketing era determinar se os clientes seriam compradores fieis e leais da Harley a longo prazo. A administração temia que a decisão de investir fosse prematura. Por outro lado, o investimento certamente ajudaria a empresa a se expandir e possivelmente a assumir a liderança no segmento de motos mais pesadas.
No caso Harley, foram realizadas tanto Pesquisas Qualitativas (caracteriza-se por se realizar de maneira semi ou não estruturada (a partir de entrevistas ou grupos de discussão) e por trabalhar com amostras pequenas e não representativas da população (por julgamento ou conveniência); quanto Pesquisas Quantitativas ( é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas, é apropriada para medir tanto opiniões, atitudes e preferências como comportamentos. As Pesquisas Quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos estruturados (questionários). Inicialmente, trabalhou-se para que grupos de focos formados por proprietários de Harley, candidatos a proprietários e proprietários de motos de outras marcas pudessem auxiliar na compreensão de seus sentimentos sobre a Harley Davidson. Foram postados 16 mil levantamentos para obter os perfis psicológicos, sociológicos e demográficos dos clientes. Com base nessas constatações da pesquisa, tomou-se a decisão de aumentar o número de Harleys produzidas.
A pesquisa qualitativa propicia exploração e aprofundamento do assunto, esclarecendo pontos que uma análise quantitativa não possibilita, enquanto a quantitativa gera dados para análise estatística e, no caso da amostragem ser probabilística, é possível a inferência para a população em estudo.
No meu ponto de vista foi utilizado uma Pesquisa Exploratória no caso Harley.
Pesquisa Exploratória: pesquisa utilizada para "explorar", conhecer um pouco mais sobre um assunto. Aplicada no início dos projetos de pesquisa a fim de gerar ideias, hipóteses ou percepções. Métodos utilizados: dados secundários, discussão em grupo (focus group), entrevista em profundidade, análise de conteúdo, pesquisa etnográfica, técnicas projetivas. A pesquisa exploratória
...