Harley-Davidson
Seminário: Harley-Davidson. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bananne • 18/5/2014 • Seminário • 495 Palavras (2 Páginas) • 519 Visualizações
A motocicleta Harley-Davidson é considerada o símbolo máximo do individualismo norte-americano, porém, mesmo sendo tão conceituada a Harley passou por problemas na década de 80.
Com a exportação de motocicletas a nível de concorrência, a Harley quase foi obrigada a encerrar suas atividades, porém após uma tentativa de recolocação no mercado, ela obteve sucesso e conseguiu a confiança de seus clientes e fornecedores novamente,
Para se recolocar no mercado, a Harley-Davidson precisou mudar sua forma de trabalho. Foi necessário uma mudança principalmente na visão da empresa. Uma visão 360 graus onde foi analisado todos os aspectos da empresa e assim se reestruturar com melhorias. A Empresa aderiu o slogan “estilo de vida” que chamou a atenção de seus clientes mas não foi só isso que a empresa mudou ela precisou mudar seu estilo de trabalho, sua cultura, e sua gestão.
A empresa aperfeiçoou o marketing através de encontros onde milhares de motocicletas se encontravam em eventos patrocinados pela marca. Isso fortaleceu a empresa e ajudou em sua estruturação da nova forma de trabalho
Outro item inovador que garantiu o sucesso da nova estrutura de gestão da Harley-Davidson foi a extensão da linha de produtos inserindo itens como roupas, acessórios e demais utensílios incluindo parceiros para seguro de motos de varejistas e atacadistas.
Um diferencial da empresa, foi inserir atividades de aprender a pilotar uma moto da marca em uma concessionaria, o que promoveu um diferencial inovador que chamou a atenção pela diferenciação. A empresa mostrou após a nova visão estratégica, uma mudança cultural com resultados positivos onde anteriormente mantinha uma cultura hierárquica baseada no sistema de comando e controle e passou a trabalhar com praticas e procedimentos mais flexíveis e se adaptando as necessidades de seus clientes e parceiros. Apesar da mudança na cultura os valores foram mantidos e a gestão reformada,
Com o passar do tempo as mudanças no ambiente competitivo exigiram que a
Harley-Davidson aprimorasse sua qualidade e ingressasse numa concorrência mais aberta e mais justa, a partir dai, implantou o sistema JUST-IN-TIME e começou atuar de forma cooperativa com os parceiros da cadeia de fornecimento.
Mesmo quando a Harley se viu com um padrão de clientes limitante, ela encontrou uma forma de atingir outros públicos como mulheres e consumidores mais jovens através do lançamento do Harley Owners Group (HOG) com perfumes e roupas, assim abandonou a figura exclusiva do consumo norte americano e se tornou reconhecida globalmente.
O motivo dessa mudança e reestruturação foi que Richard Teerlink, diretor de finanças apontou o nó onde se encontrava as barreiras para crescimento e o Recursos Humanos era o ativo essencial para apoiar a mudança e auxiliar os funcionários a se adaptarem a nova estrutura. Os colaboradores poderiam se sentir donos da empresa, o que elevou a contribuição do colaboradores e sua motivação.
Desde então a empresa continua a crescer através dessa visão ampla onde não está focada apenas na produção, mas sim no contexto todo com uma visão global e aberta para os interessados.
...