Marketing Social
Artigos Científicos: Marketing Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cajiko • 16/11/2014 • 591 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
3. O MARKETING SOCIAL CORPORATIVO
3.1 O conceito de marketing social e a importância para as empresas
Marketing é uma guerra mental. São as idéias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não. (Al Ries)
O marketing social tem por objetivo a promoção das ações sociais de uma determinada empresa, de modo que esta obtenha o reconhecimento por parte de seus clientes, funcionários e da própria sociedade. Aprofundando-se no conceito de marketing social, este poderá ser entendido como um processo complexo em que a empresa envolve o seu público alvo a fim de promover o bem estar social. Isso ocorre através do estímulo a mudanças sociais, atitudes e comportamentos com fundamento nos direitos humanos, na igualdade social e em preceitos éticos.
Esse tipo de ação é importante para a empresa porque melhora a sua imagem e associa a sua marca a ações que, através de um conjunto de estratégias, visa à melhoria da qualidade de vida da sociedade e a atração da atenção de um público cada vez mais consciente. Este conceito não deve ser reduzido à mera divulgação das ações sociais de uma organização, visando agregar valor à marca e à imagem de uma empresa, como vem sendo difundido no Brasil.
3.1.1 Pesquisa
Ao analisar o conceito de marketing social, altamente difundido no cenário econômico atual brasileiro e mundial, nota-se a necessidade de realização de uma pesquisa direta sobre o assunto, a fim de demonstrar como o conceito é importante para as empresas que o aplicam.
Inserir dados e gráficos sobre a pesquisa.
Formulário atual da pesquisa (aberto à sugestões) no outro anexo.
3.2 Aplicação do marketing social
O marketing social é visto como estratégia de mudanças comportamentais, podendo ser utilizado em qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada, lucrativa ou não, desde que tenha um objetivo final de produção de transformações e impactos sociais. Sendo assim, uma vez utilizado com o fim de mudança de comportamento, o marketing social é abrangente pelo fato de incorporar organizações do primeiro, segundo e terceiro setor como potenciais praticantes.
O abundante crescimento dos problemas sociais e ambientais e o incentivo à participação do mercado como protagonistas nas mudanças sociais fazem com que cresça a busca por soluções eficientes e eficazes para redução das enfermidades da sociedade. Nas últimas décadas, as empresas privadas começaram a sofrer pressões dos consumidores para não só agirem em prol do lucro, no curto prazo, mas também em benefício da sociedade e do meio ambiente, no longo prazo. Com isso, as ferramentas gerenciais utilizadas na área social, além de serem utilizadas pelo primeiro e terceiro setor, também passaram a ser consideradas por organizações do segundo setor.
Surge a proposta do marketing social alinhada a este contexto que, aos poucos, vem conquistando seu espaço em paralelo
...