Marketing Visão geral
Resenha: Marketing Visão geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariajj • 10/4/2014 • Resenha • 782 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
Revisão – Respostas:
a) Marketing orientado ao produto, concepção de um produto sem levar em consideração às exigências do mercado e às solicitações dos consumidores, sendo então disponibilizado para venda. Por não haver pesquisa de mercado e não haver um plano de marketing ligado à satisfação dos consumidores, isso se torna um empecilho para venda.
b) Crescimento intensivo, relacionado à estratégia de diversificação e estratégia de desenvolvimento de mercado.
c) Composto de Marketing (4Ps: preço (venda do produto, lucro a ser obtido pela empresa, custos pelo produto e custos a serem pagos pelo consumidor, produto (desenvolvimento e execução do produto), praça (“local de venda”, canal de marketing a ser utilizado {direto ou indireto, marketing digital}) e promoção (mix de comunicação → não relacionado a promoção em si {descontos, brindes etc}
4Cs
Preço, necessidade, gosto do consumidor, fatores sociais, culturais, psicológicos e ambientais.
Engenharia Serial: produto desenvolvido em etapas, sequencialmente em departamentos diferentes;
Engenharia Simultânea: departamentos atuando em conjunto, decisões tomadas na empresa como um todo.
Custos da qualidade: Retrabalho, alocação de recursos e materiais, tempo
A probabilidade de ocorrer erros na Engenharia Serial é maior que na Engenharia Simultânea, fluxo de informações pode ser interrompido (informações podem ser “prejudicadas”). Para a engenharia serial, os custos são maiores devido aos erros que podem acontecer. De forma contrária, os custos para a Engenharia Simultânea podem ser menores, assim como o leadtime.
Foco atual de atuação: melhoria contínua, relacionada com gerenciamento estratégico da qualidade.
Nem sempre há a utilização de somente uma ferramenta, várias ferramentas podem ser trabalhadas em conjunto.
A execução com qualidade fazem com que o tempo e os custos tendam a diminuir.
Projeto e trabalho operacional:
Diferenças:Projeto: caráter temporário e exclusivo; tempo de ciclo de vida
Trabalho operacional: repetibilidade; tarefas de rotina na empresa
Semelhanças:
Realizados por pessoas; restringidos por recursos limitados; são planejados, executados e controlados; há limites de tempo e custo, envolve sequência clara e lógica.
Projeto e produto:
Produto é resultado efetivo do projeto. A cada novo projeto, um novo produto será criado. O projeto é intangível, enquanto o produto é tangível.
Ambos são baseados em um ciclo de vida (planejamento, execução e encerramento).
Trinômio sagrado: Escopo, custo, tempo e qualidade.
A comunicação pode ser incorporada à análise.
Tipos de Processos:
Discreto:
Projeto:posicional
Os recursos transformadores se modem em torno do produto.
Atendimento à necessidade específica do cliente, com data específica para conclusão; exige alta flexibilidade de recursos produtivos; pode ocorrer ociosidade quando não houver demanda por bens ou serviços. Ex: arquitetura, navios, aviões, usinas hidrelétricas, agências de propagandas etc.
Relaciona-se com Engineertoorder;
Alta dinamicidade na empresa, flexibilidade e rapidez.
Jobbing: funcional
Realizado conforme as necessidades do cliente. Diferencia-se com o projeto porque as matérias primas e recursos podem ser compartilhados, menor ociosidade em relação com processo discreto por encomenda.Ex: móveis por encomenda, alfaiates, gráficas etc.
Relaciona-se com Maketoorder.
Baixo grau de repetição, baixo volume e alta variedade.
Repetitivo:Repetibilidade das operações; celular
Lote ou Batelada/Batch: Processo repetitivo; volume médio de bens ou serviços padronizados em lotes. Baseia-se na produção de massa, mas os produtos podem ser diferenciados. Equipamentos pouco especializados (conhecimento geral), mão de obra equivalente (ou multifuncional), mas não é especialista. Ex: alimentos industrializados, restaurantes, laboratórios.
...