Marketing: definições, aplicações, tendências e problemas de profissionais
Tese: Marketing: definições, aplicações, tendências e problemas de profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedro4 • 26/3/2014 • Tese • 309 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
Marketing: definições, aplicações, tendências e desafios do profissional
RESUMO
O presente estudo busca analisar como o conceito de Marketing é tratado nas práticas organizacionais, bem como a importância da área para as corporações, os principais desafios enfrentados pelo profissional de Marketing e as tendências da área. Desenvolveu-se esta pesquisa exploratória, com profissionais de áreas relacionadas a Marketing e também de áreas não-relacionadas, buscando analisar sua percepção sobre a disciplina, inserida no contexto organizacional. Observou-se uma visão limitada sobre sua atuação, falta de consenso sobre seu conceito e um profundo interesse das outras áreas, representado sobre sua opinião acerca da importância da área para as organizações. Diante disso, estimula-se a discussão sobre uma possível revisão do papel do Marketing nas empresas, bem como das funções exercidas pelo profissional da área.
Palavras-chave: conceito de marketing, profissional de marketing, tarefas de marketing, tendências de marketing.
1 INTRODUÇÃO
O entendimento de marketing passou por muitas mudanças desde que começou a ser estudado, logo após a Revolução Industrial e o surgimento da produção em massa. Na era da Revolução Industrial, a preocupação do marketing era a produção de mercadorias com a melhor qualidade possível, pois como explana Las Casas (2001, p. 21), “os consumidores estavam ávidos por produtos. A produção era quase artesanal. Com a Revolução Industrial apareceram as primeiras indústrias organizadas aplicando a administração científica de Taylor. A produtividade aumentou. Assim mesmo a ideia dos empresários e a disponibilidade de recursos eram fatores determinantes na comercialização.”
A produção em série idealizada por Henry Ford começou a trazer a tona um problema: excesso de oferta. Com isso o marketing passou a enfatizar a venda, conforme aborda Cobra (1992, p. 32): “Após concentrar esforço na otimização da produção e na distribuição, a partir de 1930, o processo de vendas começou a ser observado como uma das fraquezas das atividades mercantis, e desde então a área de vendas passou a receber grande atenção.”
...