Matemática
Dissertações: Matemática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josimarasilva • 26/3/2015 • 537 Palavras (3 Páginas) • 175 Visualizações
A pesquisa como instrumento de conhecimento de escala
A importância da pesquisa para a ação do pedagogo, atuando em supervisão escolar /coordenação pedagógica e orientação educacional dá-se na proporção em que os profissionais iniciam suas observações, formulam questões ou hipóteses de pesquisa, bem como a selecionar dados e instrumentos que possam elucidar tais questões. A pesquisa deve obedecer:
Em primeiro lugar, propiciar o acesso aos conhecimentos científicos – trazer aos professores as novas conquistas no campo específico de conhecimentos. Deve, além disso, levar o professor a assumir um papel ativo no seu próprio processo de formação, e mais, a incorporar uma postura investigativa que acompanhe continuamente sua prática profissional.
A visão nas chamadas pedagogia ativas, razão pela qual defende que os programas de formação e aperfeiçoamento docente incluam entre seus objetivos o desenvolvimento das habilidades básica de investigação.
Cabe ao pedagogo o papel de planejar e orientar o processo de ensino ao professor e de aprendizagem para o aluno, e junto com ambos, avaliar os resultados alcançados, tanto no decorrer da ação quando na fase final do processo.
O Supervisor escolar e orientador educacional têm um papel importante no planejamento, no acompanhamento e avaliação das atividades realizadas nas escalas, seguintes tarefas:
- coordenar todo o processo;
- dar os estímulos iniciais
- orientar os docentes na busca de fontes, escolha de métodos e seleção de informações.
- propor aos professores modos de sintetizar, interpretar e relatar os dados.
A finalidade do processo de ensino-aprendizagem é a formação de sujeitos autônomos, capazes de compreender a realidade que os cerca e de agirem sobre ela.
Para tanto, propõe a utilização da metodologia como elemento formador, de modo a desenvolver habilidades como:
- observar
- formular questões;
- formular hipóteses
- selecionar dados
- selecionar instrumentais
- elucidar questões e hipóteses;
- expressar suas descobertas;
- expressar suas novas dúvidas
A pesquisa possibilita, assim um processo significativo da construção da prática da supervisão. E isto é possível, porque
É na problematização da realidade que se originam as questões a serem perseguidas e é a partir deles que são escolhidos métodos de trabalho e técnicas de coletas de dados- o que requer um aprendizado de observação e analise da realidade e um conhecimento de instrumentais para sua apreensão.
O pedagogo deverá analisar os dados pertinentes ao desempenho de professores e alunos nos dois primeiros bimestre e, ao lado da Direção, propor
...