McDonald's - Princípios da escola clássica
Projeto de pesquisa: McDonald's - Princípios da escola clássica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juvillain • 8/9/2014 • Projeto de pesquisa • 355 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
Mcdonalds – Princípios da escola clássica que se manifestam na sua administração.
1. Padronização das atividades: principalmente relacionado à padronização de tempo para execução.
Criação de um “manual” para os funcionários, contendo as operações e como proceder.
2. Treinamento de funcionários: novos atendentes, assim como futuros gerentes precisam passar por um período de treinamento, antes de assumir suas funções.
3. Incentivos financeiros: como incentivo para que se trabalhe mais, a rede oferece um bônus de 25% ao funcionário do mês.
4. Maneira certa de desempenho de tarefas: para poder manter um mesmo padrão mundialmente. São estabelecidas maneiras e medidas na preparação das refeições. Ex: temperatura ideal, quantidade de sal, etc.
5. Unidade de comando: Para cada grupo de funcionários existe apenas um superior imediato.
6. Hierarquia: Tem-se bem definido dentro o poder hierárquico dividido em: atendentes, treinador, gerente, etc.
Dudalina – Princípios da escola de relações humanas que se manifestam na sua administração.
1. Dinâmica grupal e pessoal: feita para que haja uma maior integração dos funcionários com o ambiente de trabalho, assim como com os colegas.
2. Confiança e abertura: os funcionários são livres para expressar suas ideias, assim como para reclamações e sugestões.
3. Delegação de autoridade: cada funcionário, mesmo sendo subordinado a outro tem autoridade para alguma atividade. Valorizando assim o trabalho feito por ele.
4. Autonomia dos empregados: apesar de terem chefes, gerentes, etc. Os empregados possuem autonomia na execução de suas tarefas.
5. Ênfase na relação entre as pessoas: busca-se sempre manter uma boa relação com todos os funcionários, entre todos os grupos hierárquicos.
Google – Princípios da escola comportamentalista que se manifestam na sua administração.
1. Descentralização das decisões: não existe uma cúpula única para a tomada de decisões, cada setor/funcionário responsabiliza-se pela sua área, dentro dos objetivos da empresa como um todo.
2. Delegação de responsabilidade: cada pessoa necessita exercer ações e tornam-se exclusivamente responsáveis pelas mesmas.
3. Ampliação do cargo: fazendo com que o funcionário se sinta único, valorizado no seu ambiente de trabalho. Maior realização pessoal.
4. Participação nas decisões/administração consultiva: as opiniões dos funcionários sempre são consultadas e levadas em consideração.
5. Auto - avaliação de desempenho: A empresa se avalia para buscar possíveis melhorias e solucionar problemas. Assim como os funcionários fazem avaliação do seu desempenho, buscando sempre o aperfeiçoamento (realização pessoal) em conjunto com a organização.
...