Mercado De Trabalho
Trabalho Universitário: Mercado De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lcwagner • 2/10/2013 • 682 Palavras (3 Páginas) • 11.504 Visualizações
1 – Defina mercado de trabalho e suas características principais.
O mercado de trabalho esta interagindo com pessoas que procuram emprego especializado ou não especializado (Mão de Obra) e Empresas (Pessoas Jurídicas) que oferecem emprego num sistema econômico capitalista - tendo uma função de mercado, local ou cenário onde podemos comprar ou vender produtos e serviços - A Procura e a Oferta destes elementos e que fazem o mercado de trabalho dentro de um momento de desenvolvimento ou de recesso econômico de uma determinada região. É a lei da oferta e da Procura. Também vale para o mercado de trabalho que se renova cada dia, logo precisamos acompanhar este desenvolvimento já que acontece muito rapidamente na sociedade do conhecimento onde o saber viaja muito mais rápido que na sociedade medieval.
2 – Descreva o mercado de trabalho em situação de oferta e procura.
A oferta e a demanda podem ser usadas para explicar os salários mais baixos ou altos no mercado de trabalho. Quanto mais concorrentes, menor o salário e, quanto menor o número de candidatos, maior o salário.
3 – Explique as novas características do emprego.
São quatro características fundamentais: a continuidade, a subordinação, a pessoalidade e a onerosidade.
A continuidade significa o trabalho não eventual. Um trabalho prestado casualmente, vez ou outra, é eventual, e assim não caracteriza uma relação de emprego. Para que haja vínculo, a primeira necessidade é que o trabalho seja prestado de forma contínua e não eventual.
A subordinação, ou dependência, é outro elemento que caracteriza o vínculo. Na relação de emprego, quem contrata determina o que, como, onde e quando fizer, assim criando uma subordinação hierárquica.
Pessoalidade: o trabalho é realizado por uma determinada e específica pessoa, e não por outra qualquer. Por isso é que só uma pessoa física pode ser empregada (não existe relação de emprego entre pessoas jurídicas). A pessoalidade também gera vínculo.
Por fim, a onerosidade é o elemento que completa a caracterização de uma relação de emprego. O trabalhador presta serviços e, em contraprestação, recebe um salário. Assim, a prestação de serviço, pelo empregado, é onerosa para o empregador. Trabalho gratuito não é relação de emprego.
4 – Como um MT em situação de procura influencia pessoas e organizações?
O Mercado de Trabalho (MT) é dinâmico e sofre continuas mudanças. As características estruturais e conjunturais do MT influenciam as práticas de Gestão de Pessoas das empresas. Quando o Mercado de trabalho está em situação de procura (quando as oportunidades de trabalho são menores do que a procura delas) , as organizações se veem diante de um recurso fácil e abundante, ou seja, há profusão de pessoas que disputam empregos no mercado.
5 – Como um MT em situação de oferta influencia pessoas e organizações?
Quando o Mercado de Trabalho está em situação de oferta (quando as oportunidades de trabalho são maiores do que a procura delas), as organizações se veem diante de um recurso escasso e difícil, ou seja, as pessoas são insuficientes para
...