Mercado Futuro Para Produtor Agrícola
Trabalho Escolar: Mercado Futuro Para Produtor Agrícola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luis_h_pc • 28/10/2013 • 388 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
Mercado Futuro para o produtor agrícola
Para ter uma ideia de como o mercado futuro é importante, imagine o caso de um produtor de soja, que é obrigado a realizar a plantação da safra meses antes da colheita e consequentemente da venda da produção.
Durante o plantio o produtor terá diversas despesas: aluguel da terra, financiamento de máquinas, salário dos trabalhadores rurais e assim por diante. Tudo isso sem saber qual o preço que receberá pela saca de soja.
Nesse cenário de incerteza é fácil visualizar o risco do produtor: o preço da soja cair a tal ponto que produtor ganhe menos do que teve de despesa para o plantio.
Para resolver isso, o produtor faz um acordo com uma empresa que utiliza a soja como insumo, no qual ela comprará daqui a quatro meses sua produção de soja a um preço pré-definido. Com esse acordo o produtor garante o preço da saca de soja, ou seja, ele fez o hedge de sua produção e está protegido contra qualquer queda do preço da soja. Para a empresa esse acordo também é interessante pois a protege contra uma subida do preço da soja.
Na solução encontrada pelo produtor estão presentes as duas características principais de um contrato futuro:
• Preço pré-definido
• Data futura pré-definida para realização do negócio (vencimento)
Uma operação no mercado futuro é um compromisso de compra ou venda de um determinado ativo, em uma determinada data futura e a um preço pré-definido.
Quando um investidor compra um contrato futuro, é dito que ele está com uma “posição comprada à futuro”. Ou seja, ele está se comprometendo a comprar na data de vencimento, o objeto do contrato, ao preço pré-acordado com a outra parte.
De modo inverso, quando o investidor vende um contrato futuro, é dito que ele está com uma “posição vendida à futuro” e se compromete a vender no futuro, na data de vencimento, o objeto do contrato ao preço pré-acordado.
No exemplo do produtor agrícola, ao fazer o acordo com a empresa, o produtor vendeu contratos futuros, ele está vendido enquanto que empresa está comprada.
Conclusão
A ideia que você deve guardar é que o mercado futuro existe para propiciar aos investidores, produtores e empresas a possibilidade de proteger suas posições contra variações indesejadas de preço, o famoso hedge.
O mercado futuro é uma ferramenta extremamente útil à todos os investidores e é muito importante saber tirar proveito disso.
...