CONTRATOS FUTUROS: Commoditização do Cannabis para operações no mercado futuro.
Por: Marcelo José • 11/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 322 Visualizações
Programa de Pós Graduação em Gestão Tributária e Finanças – Lato Sensu
Projeto de Artigo Científico
Professora Dra. Suzete Antonieta Lizote
Acadêmico Pós-Graduandos: Marcelo José Nowaski Ribeiro
CONTRATOS FUTUROS: Commoditização do Cannabis para operações no mercado futuro.
RESUMO
Os contratos futuros são negociados exclusivamente em bolsa de valores, na forma de commodities padronizados em relação à quantidade e qualidade do ativo. Inicialmente, esta modalidade de contratação foi criada para negociar commodity. Nesta perspectiva, o objetivo geral da pesquisa será identificar a possível “commoditização” do Cannabis e suas diversas “strains”, para aplicação das operações de mercado futuro. Nos Estados Unidos da América as operações realizadas já estão sendo registradas, o que fornece um grande material a pesquisa. O investidor brasileiro atuando no mercado futuro estrangeiro e a possibilidade de aplicar em contratos futuros do cannabis. A realização desta pesquisa justifica-se pela dificuldade de muitos laboratórios em adquirir matéria prima para produção de medicamento a base de canabinoides, bem como proporcionar conteúdo didático para servir de objeto de estudo e conhecimento de investidores de países onde existem exploração do mercado canábico. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como explicativa e descritiva, e quanto à análise dos dados considerar-se-á uma pesquisa qualitativa. Com a realização deste trabalho, espera-se identificar a hipótese de negociar o cannabis no mercado futuro, como uma commodities.
PROBLEMA
Os contratos futuros são negociados exclusivamente em bolsa de valores, padronizados em relação à quantidade e qualidade do ativo, formas de liquidação, garantias e prazos de entrega. Esta modalidade de contratação pode ser aplicada com o cannabis, como uma commodities, desta forma criando um mercado aberto para investidores e aumentar o interesse dos produtores em países onde é liberado este mercado.
Os principais contratos negociados nesse mercado são: Boi Gordo, Café Arábica, Etanol, Soja, Milho, Algodão, entre outros, por que não comercializar o cannabis neste mercado. O mercado futuro agrega todos os tipos de investidores, por isto é conhecido por ser uma modalidade de negócio democrático, destarte o brasileiro pode investir em mercado futuro no exterior, por exemplo, operando na Chicago Mercantile Exchange, principal bolsa de mercadorias do Estados Unidos.
Hedgers (cobertura financeira) atuam com os contratos futuros e suas opções para garantir que os ativos possam ser negociados a um determinado preço em uma data futura. Traders especulam se as cotações de ativos inegociáveis em outros mercados subirão ou cairão até determinada data.
Diante do exposto, esta pesquisa buscará resposta ao seguinte questionamento: qual a possibilidade do cannabis se transformar numa commodity e investidores brasileiros aplicarem neste mercado operando com contrato futuro?
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral é identificar a possibilidade do cannabis se transformar numa commodity e investidores brasileiros aplicarem neste mercado operando com contrato futuro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar a modalidade de negócio com contrato futuro, buscando conceituar a operação, apresentar o método de ajuste diário e a margem de garantia, bem como os riscos e valor das operações;
- Identificar o mercado canábico no mundo, em especial nos Estados Unidos onde são registradas as operações;
- Identificar a maneira de operar o cannabis que busque incentivar o produtor e possibilitar o acesso a matéria prima de laboratórios, para atender o crescimento do mercado e proporcionar aos investidores a operação do capital no segmento da medicina que esta em ascensão.
JUSTIFICATIVA
A realização desta pesquisa justifica-se pela necessidade de informação econômica de um mercado novo que ascende nesta década, proporcionando conhecimento para que os investidores possam operar as técnicas de negociação do mercado de capitais fomentando a exploração de uma nova commodity com alto potencial.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Commodities
- Principais commodities.
Os principais commodities são: Boi Gordo, Café Arábica, Etanol, Soja, Milho, Algodão, Dólar.
- Processo de commoditização.
Explicar o que faz certo produto transformar-se em uma commodity, quais são os requisitos para tal tipificação.
- Contratos futuros
Os contratos futuros são tipicamente negociados em bolsa. No Brasil, a Bolsa de maior expressão na negociação destes contratos é a BM&FBOVESPA, Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. Schouchana e Miceli (2004, p. 10) definem as características do contrato futuro:
Nos contratos futuros, constam especificações de qualidade dos produtos negociados, cotação, variação mínima de apregoação, oscilação máxima diária, unidade de negociação, meses de vencimento, dada de vencimento, local de formação do preço e de entrega da mercadoria, período e procedimentos de entrega e retirada da mercadoria, liquidação financeira, arbitramento, ativos aceitos como margens de garantia e custos operacionais. Os contratos futuros são padronizados, de modo que, no pregão, sejam negociados o preço e a quantidade de contrato, uma vez que todos se referem ao mesmo produto, mesmo local de entrega e mesma quantidade por contrato.
Conforme Hull (2006, p.6), nas negociações do mercado futuro, as contrapartes não se conhecem, são anônimas, porém as operações são publicamente divulgadas. Estes contratos são padronizados nas bolsas em termos de: prazos, volumes, características do ativo, cotação em bolsa, ajustes diários e margens de garantia.
Os contratos futuros de commodities agropecuárias, para Faria (2011): “são uma forma de propiciar certo “seguro” em meio a tanto risco, para o produtor rural e para a agroindústria, possibilitando uma “garantia” quanto à queda ou à elevação de preços.” Complementa informando que podem ser uma forma eficaz de eliminação de um dos principais riscos da atividade agropecuária, porém é necessário entender bem o que é o mercado futuro e quais os seus participantes.
...