Merchandising
Projeto de pesquisa: Merchandising. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jehpaz1991 • 9/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.680 Palavras (7 Páginas) • 182 Visualizações
Capitulo 1
Conceitos.
Por trás de toda propaganda referente a qualquer topo de produto, o afinco de quem esta por traz das operações desse mesmo produto é muito grande e cauteloso, pois tendo que mostrar o produto, assegurar a qualidade e fazer valer a sua intenção, esse processo todo de demonstração requer tempo, pessoas dispostas e dinheiro.
Capitulo 2.
Merchandising.
Esse tipo de propaganda é antigo (merchandising), já existe há muito tempo. Mas com a necessidade de crescer e atender clientes da melhor maneira foram aprimorando a maneira de fazer esse tipo de propaganda.
Até como se dispõe os produtos nas prateleiras, hoje em dia é uma forma de atrair o consumidor.
Capitulo 3
Percepção visual.
Usamos muito da nossa percepção visual quando decidimos avaliar um produto, marca cor de embalagem, preço tudo isso as vezes nos leva a comprar um produto. Tudo que se investe nos produtos que são colocados nas prateleiras, são justamente para cativar a nossa percepção. Quando a gente compra a visão é o primeiro sentido responsável pelo processo de escolha.
A pratica em comprar e escolher são aceleradoras de processo, mas a percepção visual que vai determinar o artigo a ser levado, pois o cérebro é impulsionado pela visão, enviara a mão ao produto certo.
Hoje a propaganda e a comunicação de massa, são veiculo que sem duvida encenaram os indivíduos a terem necessidades secundarias. Para um produto marcar a memoria de um indivíduo, precisa ter alguns itens básicos, como por exemplo: um nome sonoro e também sugestivo, um logotipo de impacto, uma musica que produz recordação, alegria e etc...
As marcas de nomes simples, curtos, descritivos e significativos são mais fáceis de recordar. Ate o que se passa na mente do consumidor, tem sido pesquisado. Já tivemos campanhas de alguns produtos, mas foi um fracasso de vendas.
O posicionamento de um produto ou marca é resultado de um bem sucedido aprendizado. Em marketing, o que se busca é a melhor posição relativa do produto na percepção do consumidor. Assim, o marketing seria na realidade uma batalha de produtos, mas sim uma batalha de percepção.
A imagem de um produto ou marca, é resultado significativo simbólico percebido e atribuído a essa marca ou produto. O poder de atração e fascinação que a embalagem exerce atuam, diretamente na sensibilidade humana, atingindo a parte motivacional.
Não podemos esquecer o trabalho prévio, executado pela propaganda, que preparava o subconsciente do consumidor, condicionando-o a uma escolha. A visibilidade de um produto tem que ser forte, tem que se destacar.
A embalagem tem a função de dar notoriedade ao produto, aos olhos do consumidor.
Todo publicitário sabe que o mais importante da embalagem é o apelo motivacional, pois não se vende uma mercadoria vende-se uma ideia, isto é, uma maneira de satisfazer a um desejo.
A maneira como o produto se apresenta e como está exposta, influi no conjunto de opções visuais numa gôndola. Se o produto está a altura dos olhos, e ao alcance das mãos, com certeza levara vantagem permanente ao consumidor. Produtos bem expostos facilitam a percepção, despertam a atenção e vendem muito mais. Se você não deixar seu produto bem visto, o consumidor esquece o seu, e leva o produto do concorrente.
Capitulo 4
Compra por impulso.
A compra impulsiva é um processo decisório não planejado, é extremamente rápido. As pesquisas mostram que 85% das compras em lojas de alto serviço ( supermercados) são realizadas por impulso. A missão da propaganda é preparar a cabeça do consumidor para desejar o produto anunciado.
A missão do merchandising é a preparação da exibição do produto na prateleira, vitrines, etc. São vários os atrativos utilizados para atrair o consumidor. Tente atrair seus consumidores com verdades e artimanhas promocionais que não custam muito. Vários são os fatores desestimulam o impulso de compra. Muitos são chamados barreiras invisíveis, que prejudicam o impulso de venda, má localização da loja, desorganização de vitrines, falta de espaço, atendimento inadequado, etc. Parecem coisas comuns para pessoas que não entendem de merchandising, mas que podem determinar o fracasso e o sucesso de uma loja.
Nos maiores supermercados, existe a liberdade de escolher entre 40 mil produtos diferentes, do mundo inteiro.
O ser humano, pisca em media 32 vezes por minuto, em uma loja adequadamente iluminada e arrumada, esse numero pode ser reduzido pra 14 sonolentas piscadas por minuto. Tudo é produzido para que o consumidor se sinta sedado ao entrar em uma loja que esteja adequadamente arrumada, iluminada, com vários itens para escolher.
Até o simples ato de selecionar legumes e verduras é pouco mais que um enigma.
Capitulo 5
Atmosfera de compra.
A expressão atmosfera de compra, ou de venda, se bem que aparentemente tinha um sentido abstrato, na verdade é uma realidade bastante palpável para a planificação do merchandising. Todo o conjunto de técnicas e exibição de produtos é manejado no sentido de proporcionar maiores vedas.
O emprego de matérias, e de ponto de vendas é realizado por meio de uma atmosfera que induz a compra por impulso. Vários itens foram criados para influenciar na hora da compra, alguns são: fachadas luminosas, vitrines, musica ambiente, etc.
Em um tempo em que os lojistas estão procurando um diferencial competitivo, com base nos produtos, nos preços e na localização e na formação o pvd tornou-se uma probabilidade para obter uma diferenciação mercadológica.
Para desenhar o layout de uma loja, não basta que se contrate um arquiteto. Tem que ser um arquiteto de varejo, com experiência neste tipo de produto que vai se comercializado.
A comunicação visual de uma loja inclui letreiro indicativo, placas decorativas, banners, dentre outros.
O layout das sinalizações deve ser feito por um profissional.
As combinações de cores devem atrair o publico alvo ou destacar mercadorias especificas.
A musica cria um envolvimento indispensável no ambiente da loja, em cada período do dia, de acordo com a idade do consumidor, deve-se tocar um ritmo de musica para que todos fiquem
...