Modelo de currículo
Abstract: Modelo de currículo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Juniorrochax • 10/9/2014 • Abstract • 722 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
Depois da universidade, o mercado
Diretor da MPE Treinamento & Consultoria, Edson Xavier, dá dicas
para os ex-estagiários que buscam o primeiro emprego
Depois de passar por diferentes experiências em estágios durante a universidade, os formandos enfrentam um novo desafio: ingressar no mercado como profissionais. Muitos ainda carregam uma postura de imaturidade e comodismo neste processo - o que não deve acontecer, segundo o professor de administração e especialista em Gestão de Pessoas Edson Xavier, diretor da MPE Treinamento & Consultoria.
Para ele, neste momento, o ideal é que o novo profissional atenda aos requisitos exigidos pelo mercado e corra atrás de algumas estratégias para ser recrutado pelo Departamento de Recursos Humanos das empresas. O primeiro passo é procurar vagas em sua área e que se encaixem ao seu perfil. Em seguida, conhecer a empresa para qual fará a seleção, seja pela internet ou outros meios de informação. “Saber mais sobre o profissional que irá lhe entrevistar pode fazer muita diferença. O Linkedin, por exemplo, traz muitas informações da carreira de cada profissional que podem dar pistas sobre os temas que tendem a gerar empatia entre entrevistado e entrevistador e facilitar a seleção”, explica o especialista. A busca pelo conhecimento específico é um ponto a mais neste momento. “Saber os jargões da profissão é um diferencial. Quem fizer a entrevista logo vai entender que o candidato se interessou, pesquisou e tem conhecimento sobre a função que está vaga".
Curriculum modelo
A criação do currículo também deve exigir do candidato dedicação e muita atenção. Edson detalha o que não pode faltar e o que não se deve escrever no cartão de visita profissional. "No início da apresentação deve ter as informações pessoais, como nome completo, endereço, estado civil, telefone e e-mail atualizados, seguidos do objetivo, formação, experiências e informações complementares", ensina.
Mas, segundo o especialista, se engana quem pensa que sabe de tudo isso decorado e aponta alguns detalhes pouco conhecidos pelos candidatos. O objetivo é um deles. Deve ser, como sugere o próprio título, claro, simples e direto, com no máximo duas linhas. O concorrente deve especificar a área em que deseja atuar naquela empresa. "Não soa bem colocar frases padrão como ‘desejo contribuir para esta conceituada empresa...’ porque elas são muito genéricas. Melhor dizer que deseja trabalhar como auxiliar administrativo, técnico em segurança do trabalho ou engenheiro civil. Importante é especificar a função para que seu curriculum passe das mãos do recrutador para o responsável direto pela seleção da vaga”, diz Xavier.
Na hora de falar da formação, ela dever ser apresentada a partir da primeira graduação até a conclusão do último curso. Sempre do mais antigo ao mais novo. Se é um profissional de nível superior não precisa colocar a formação fundamental e de segundo grau – a não ser que seja um curso técnico relacionado à profissão.
Já a seção de experiência é o contrário: começa pela mais nova e parte para a mais antiga. Deve conter a duração, data de entrada
...