Modelos De Administração
Artigo: Modelos De Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: moisesilva • 4/6/2014 • 3.392 Palavras (14 Páginas) • 258 Visualizações
Modelos de Administração Cristiane Alperstedt
Unidade 5: Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista

Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista
Objetivos da unidade
Apresentar a Teoria da Burocracia.
Apresentar a Teoria Estruturalista.
Traçar paralelos com a realidade organizacional atual.
Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista
A Teoria da Burocracia se desenvolveu de maneira independente da Administra- ção Científica, embora os períodos em que ocorreram sejam muito próximos.
A Administração Científica imprimiu um enfoque científico e técnico, sobretudo em razão da formação em Engenharia de Frederick W. Taylor. Já a Burocracia foi marca- da por um enfoque sociológico, em razão da formação em Sociologia de seu principal representante, Max Weber.
Abor Clássicas
Linha do tempo
Teoria Neoclássica
Teoria da Burocracia
Teoria Estruturalista
Teoria Comportamental
Abordagem Sistêmica
Relações Humanas
Década 1910
Década 1930 Década 1950
Década 1960
dagens
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A Teoria da Burocracia propõe uma forma de organização das atividades humanas baseada em papéis e documentos processados em sequência entre as unidades de uma estrutura organizacional.
Embora se possa julgar, à primeira vista, que a burocracia é encontrada apenas em organizações públicas, ela está presente em várias organizações com diferentes objetivos e características: organizações comerciais, industriais, militares, educacio- nais, religiosas, entre outras.
Embora a forma de organização burocrática seja antiga, ela apenas foi formaliza- da como uma teoria efetiva quando os estudos de Max Weber, devotado à Sociologia, à Ciência Política e ao Direito ganharam reconhecimento.
Max Weber nasceu em Erfurt, Alemanha, em 1864. Formou-se em Direito, atuou como professor de Economia Política e contava com sólida formação em História, Li- teratura, Psicologia, Teologia e Filosofia. Quando faleceu, em 1920, seus estudos es- tavam em estado caótico e foram organizados a partir de manuscritos fragmentados sendo, a partir daí, publicados A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, em 1930, e Economia e Sociedade, em 1947. Os estudos e a perspectiva de análise de Max Weber conduziram-no à posição de um dos fundadores da Sociologia como uma escola de pensamento.
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo vincula o surgimento do capitalismo à doutrina calvinista protestante. O protestantismo condenava o dispêndio da renda em símbolos de vaidade e prestígio e vangloriava o trabalho árduo, a poupança e o ascetismo que proporcionavam a aplicação de rendas excedentes. Na obra, Weber de- talha o tipo ideal de conduta religiosa que contribuiu decisivamente para o desenvol- vimento e fortalecimento do capitalismo.
Curiosidade
A religião protestante surgiu como resultado de uma tentativa de reforma da Igreja Católica pregando, sobretudo, que os ensinamentos registrados na Bíblia é que deveriam ser seguidos. Outra característica da religião protestante é o cultivo da prática de não cultuar santos e outras imagens, além de não acreditar em peni- tências para o perdão dos pecados. O protestantismo se expandiu por meio de três gerações da reforma: luterana, calvinista e anglicana.
A outra obra de Weber, Economia e Sociedade, discorre sobre o tipo ideal de orga- nização. O “tipo ideal” de Weber foi construído para identificar uma organização buro- crática. O “tipo ideal” não tem um fim em si mesmo, é uma forma de compreensão da
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sociedade e não é prescritivo, ou seja, não constitui um conjunto de recomendações. Constitui uma abstração descritiva.
No “tipo ideal” a organização é considerada uma “máquina” impessoal que fun- ciona de acordo com as regras, tem áreas de jurisdição fixas, conta com hierarquia e é pautada em documentos escritos.
A análise da burocracia por Weber tem um enfoque marcadamente sociológico e se inicia com a discussão dos processos de dominação, ou, em outras palavras, o em- prego da autoridade e a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo. São três os tipos puros de autoridade:
Tradicional – respeito a quem tem o direito de comando segundo a prática tradicional ou costume. A autoridade tradicional não é resultante das quali- dades intrínsecas de seu detentor. São exemplos de autoridade tradicional na “instituição família”, o pai nas sociedades paternais e a mãe nas sociedades matriarcais; na “instituição religiosa”, o padre, bispo ou papa; na “instituição política”, o presidente do partido.
Carismática – devoção ao líder. Decorre das qualidades intrínsecas da pessoa. Lula, Kennedy e Hitler são considerados lideranças baseadas em autoridade carismática.
Racional, legal ou burocrática – baseada em meritocracia, com traços impes- soais, técnicos e racionais, como exemplificado nas empresas e organizações militares.
Os três tipos de autoridade correspondem ou são exercidos em três tipos de so- ciedade: sociedade tradicional; carismática; e legal, racional ou burocrática.
Os interesses de Max Weber recaem sobre a sociedade legal, racional ou burocrá- tica, representada por organizações empresariais e militares
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