TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO DE NEGÓCIOS

Trabalho acadêmico: MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.............................................................4

3 METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTAO EMPRESARIAL.............4

4 ETICA POLITICA E SOCIEDADE ...........................................................................5

5 CONCLUSAO .........................................................................................................6

6 REFERENCIAS.........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

O bom funcionamento do sistema econômico de um país é muito importante, pois depende dele seu desenvolvimento.

Nas próximas paginas conheceremos melhor como funciona este sistema, quais suas principais vertentes, e em que elas influenciam. Qual o papel dos meios de comunicação na economia, qual sua relação com a inflação, juros e cambio. Veremos também como a gestão empresarial usa os métodos quantitativos para melhorar seu desenvolvimento, o comportamento do individuo também será abordado, ressaltando o consumo em excesso e como as empresas conseguem cativar os mesmos, além de suas técnicas e estratégias persuasivas.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Desde o principio do mundo existe economia, esta abrange todo o contexto de um país, não só financeiro, mas desde o cotidiano das famílias até as áreas mais complexas. A partir do momento que você tira o seu sustento de alguma mão-de-obra você faz parte de um sistema econômico. Como os recursos naturais sempre foram e sempre serão menores que a demanda, enquanto o homem existir a economia também existirá.

A teoria econômica é dividida em duas: Microeconomia e Macroeconomia. A primeira também chamada de teoria dos preços estuda o comportamento entre famílias e empresas de forma individual. E teoria dos preços, porque usa como base de suas pesquisas a lei da oferta e da demanda. Já a segunda estuda os agentes econômicos de modo geral, é a parte da economia que analisa as variáveis agregadas como: produção nacional total, renda, desemprego, balança de pagamento e taxa de inflação. Neste sentido vemos que três temas estão constantemente sendo questionados na mídia, sendo eles a inflação, a taxa de juros e a taxa de cambio.

A inflação refere-se ao aumento de forma geral dos preços na economia, podemos citar como exemplo o aumento no Índice de Preços ao consumidor Semanal (IPC-S) que teve alta de 0,38% na primeira prévia de outubro, variação que é 0,08 ponto percentual acima da registrada no fechamento de setembro (0,30%). Quatro dos oito grupos pesquisados apresentaram acréscimos, com destaque para alimentação, que subiu de 0,14% para 0,41%. Esse índice é preocupante, pois a área alimentícia não é uma área substituível, mas necessária.

Taxa de juros e taxa de cambio, a primeira consiste em determinar o nível de consumo de um país, se os juros estiverem altos, o consumidor tende a comprar menos, porque a prestação de seu financiamento vai ser mais alta. Isso reflete na queda da inflação. E a segunda consiste no preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações da moeda nacional. Estes três pilares estão interligados, exemplo disso é a afirmação do presidente da Fiesp, Paulo Skaf numa entrevista : "Este novo aumento da taxa de juros vem prejudicar o momento propício à retomada da atividade. O estímulo à produção nacional dado pela desvalorização cambial será anulado pelo aumento da taxa de juros. É hora de baixar juros e aumentar o investimento público direto e em concessões, para voltarmos a crescer”.

3 METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTAO EMPRESARIAL

Os métodos quantitativos ou estatísticos são essenciais numa empresa, pois é através deles que o gestor descobre dados importantes como a probabilidade de vendas por exemplo. Esses métodos existem há muito tempo, desde os primeiros curiosos e interessados em saber o que aconteceria no futuro ou ao menos a possibilidade do acontecimento. Existem três temas dentro desses métodos: Medidas descritivas, Números-Índice e Deflação de Dados.

As Medidas Descritivas, servem para entender melhor os dados encontrados numa pesquisa, através de gráficos ou tabulações; esta por sua vez é dividida em três vertentes: Medidas de Tendência Central, onde encontra-se a media, a mediana e a moda. Usadas simplificar com apenas um valor um conjunto de números. Medidas de dispersão ou variabilidade, é examinada quando precisa-se apurar um valor médio para um conjunto de elementos, como meio de definir as variáveis. Não será necessária dispersão quando todos os elementos forem iguais. E finalizando, as técnicas de amostragem probabilística. Esta se relaciona ao acaso ou incerteza, quanto à ocorrência ou não de um acontecimento no futuro.

Números – índices,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com