NECESSIDADE DE LIDERANÇA E EQUIPE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Pesquisas Acadêmicas: NECESSIDADE DE LIDERANÇA E EQUIPE NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joanaurban • 7/5/2014 • 4.342 Palavras (18 Páginas) • 632 Visualizações
NECESSIDADE DE LIDERANÇA E EQUIPE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Eliel Jorge de Azevedo
Gustavo Queiroz de Sene
Victor Hugo de Oliveira
Wilson Ramos
Resumo
Este artigo busca identificar a necessidade de liderança e equipe na construção civil, das pessoas em relação ao líder na hora de desempenhar suas funções, e saber por que motivo algumas pessoas tem essa grande necessidade de liderança na Construção Civil. Tendo em vista a grande dificuldade que os indivíduos têm de tomar decisões urgentes à necessidade de adotar medidas significativas para poder enfrentar o desafio da realidade. Desta forma, mostrar que liderança não é apenas uma forma de dar ordens ou sondar subordinados para certificar-se de que estão obedecendo às regras. Liderar significa construir uma força de trabalho capaz e motivar cada um para que responda com o seu melhor desempenho e saber quais seus pontos fracos e fortes, seja capaz de fazer tarefas sozinhas sem ter que receber ordens. E discutir a influência da motivação do funcionário e da qualidade do ambiente de trabalho na produtividade do canteiro de obras da construção civil, uma vez que o canteiro de obras é o setor da construção civil onde se concentra o maior numero de funcionários. Assim procurando fazer com que essas pessoas possam trabalhar com metas reduzindo as suas dificuldades diante de uma construção e fazendo com que o trabalho tenha mais agilidade e eficiência e menos desperdício de material.
Palavras-chave: Líder. Construção Civil. Equipe.
1 Introdução
O bom momento que atravessa hoje a indústria da construção civil a leva a uma posição de destaque entre as áreas que mais empregam no Brasil e acaba por colocá-la no foco das discussões ligadas a temas como emprego e trabalho.Neste ambiente se sente confiante para enfrentar os desafios e percebe-se a repercussão positiva do seu esforço.
Onde a construção civil vem vendo que todo ser humano é dotado de inteligência, mas o grande diferencial é saber relacioná-la com a vontade de alcançar seus objetivos, desencadeando uma força interior muito importante para acreditar que pode gerar uma mudança no seu comportamento e lutar pelos seus sonhos e planos até alcançá-los.
Com a globalização, avanços tecnológicos e com as constantes mudanças no mercado e concorrência acirrada da construção civil, se vê que a liderança tem seu lugar de importância garantido, pois o comportamento de liderança envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc. E isso deve ajudar o grupo a atingir os seus objetivos, ou seja, suas necessidades.
Portanto, o artigo é baseada nas tarefas com a moderna administração da construção civil, o título de demonstrar como esta evoluiu e cresceu nos últimos tempos, através das técnicas e recursos empregados no capital humano. Este artigo justifica-se devido ao grande desafio em tornar-se transparente, bem como às complexidades que os administradores modernos enfrentam no que tange às novas percepções destes profissionais quanto à área de construção civil.
O estudo em questão apresenta como objetivos: Pesquisar como o líder atua no desenvolvimento pessoal dos colaboradores da construção civil; Analisar a influência da equipe no sucesso das diversas organizações; A influência que a motivação e o desenvolvimento de pessoal possuem sobre as técnicas de competitividade das organizações que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores.
O presente trabalho está subdividido em quatro etapas: a primeira etapa constitui-se da introdução, a segunda etapa destina-se ao referencial teórico, subdividido em: Os problemas que envolvem a prática na construção civil; Os problemas que envolvem a prática na construção civil; influência da liderança nas organizações; O poder da motivação. A terceira parte do trabalho constitui-se da metodologia e por fim as considerações finais.
2 Os Problemas que Envolvem a Prática na Construção Civil
Um dos principais problemas hoje na construção civil é a falta de treinamento por parte dos pedreiros que ali executa a obra, a grande maioria hoje aprende seu ofício sem nenhuma instrução técnica que agrava cada vez mais a construção civil. Os principais fatores que causam erros é a falta de planejamento e organização do trabalho, desrespeito as normas técnicas, tolerância a erros e desperdício, falta de treinamento e orientação, falta de segurança e de condições adequadas de trabalho, tudo isso hoje reflete muito em uma obra complexa, pois o resultado esperado não seja satisfatório, como:
→ Planejamento e organização do trabalho: muitos pedreiros dão inicio a obra sem ter pensado e resolvido os problemas que poderão surgir, muitos projetos às vezes é deficiente e com isso é improvisado no canteiro de obra, e a conseqüência disso é uma grande quantidade de esforços desnecessários, perda de tempo, desperdício de materiais muitos erros e retrabalhos; → Tolerância a erros e desperdícios: geralmente são erros cometidos e que serão corrigidos no passo seguinte, por exemplo, paredes que estejam fora do plumo e depois é corrigida como o reboco assim causando uma maior quantidade de material e aumento nos custos e também é muito comum ocorrer o erro inverso, por exemplo, são paredes que não eram para estar em determinado local da obra e ocorre tendo que quebrar causando também desperdício e aumento dos custos; → Falta de treinamento e orientação: é muito comum em um canteiro de obra ocorrer duvidas, e o fator que assola é a falta de pessoas qualificadas para se poder perguntar e tirar dúvidas, e ai que acontece o improviso que acarreta em erro; → Falta de segurança e de condições adequadas de trabalho: a segurança hoje é um fator importantíssimo em uma obra mais mesmo assim é negligenciado tanto pelos trabalhadores quanto empresas assim causando um alto nível de acidentes de trabalho, muitas empresas fornecem equipamentos de segurança mais acontece à falta de organização e orientação dos trabalhadores, e o resultado é a precarização das condições de trabalho e a falta de higiene (CONSTRUFACILRJ, 2009, p.01).
Os problemas na construção civil poderiam ser evitados com um pouco mais de preparo ou de alguém que pudesse orientar e liderar essas pessoas, por incrível que parece ainda hoje se escuta
...