Treinamento e Desenvolvimento – A necessidades de motivar equipes a atingir resultados
Por: naianaesteves123 • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
INTRODUÇÃO
Treinamento e Desenvolvimento – A necessidades de motivar equipes a atingir resultados.
O treinamento é um processo cíclico, onde busca sempre repassar e reciclar conhecimento, atitudes e habilidades diretamente de tarefas ou otimização do trabalho. Com o aumento da competividade no mercado de trabalho, exige-se que as empresas procurem investir no aperfeiçoamento dos funcionários, para com isso conseguir atingir melhores resultados dentro e fora da empresa.
Um método bastante utilizado e eficiente é o treinamento, que é uma que eleva o nível, motiva, incentiva e atualiza os conhecimentos, se aplicado de maneira correta e organizada.
O treinamento é um método de curto prazo, quando que o desenvolvimento é um método de longo prazo e contínuo.
O treinamento e desenvolvimento, geralmente é utilizado em uma empresa, quando há mudanças no método de trabalho, quando é implantado uma nova tecnologia, quando há admissão, transferência e promoção de funcionário.
Quando aplicado em equipes, cabe ao gestor de RH monitorar e avaliar o desempenho da equipe e os resultados alcançados. Uma equipe preparada, está sempre atenta as dúvidas dos clientes e pronta para saná-las da melhor maneira possível.
Segundo Boog (2001) o treinamento começa, como uma resposta a uma necessidade ou uma oportunidade em ambiente organizacional. Estabelecer o valor faz com que o currículo completo do processo seja cumprido, pois enfoca as necessidades, os problemas e as oportunidades que ele originalmente visa atender.
A necessidade do treinamento surge, com uma oportunidade em um ambiente organizacional, com a valorização do capital humano de cada equipe, colaborando com a qualidade dos serviços prestados, para a empresa ter resultados positivos é preciso que a equipe esteja apta a mudanças.
Segundo Marras (2002, p. 39) “ a partir do século XX, com o movimento das Relações Humanas, a função de chefe pessoal sofre fortes pressões, havendo inversão de papéis. O indivíduo passa a ser importante para empresa, ele passa de simples funcionário, para parceiro da empresa.
A partir do século XX o indivíduo, passou a ser importante, o gerente do RH passou a tratá-lo o funcionário como peça importante da empresa e não mais como um simples funcionário ou mais um número.
Segundo Chiavenato (2006) o treinamento fornece meios que além de facilitar a aprendizagem, orienta de maneira positiva, para que a pessoas desenvolvam seus conhecimentos, atitudes e beneficiando a todos.
O treinamento tem como objetivo preparar pessoas para cumprir várias tarefas de maneira rápida e eficiente onde proporciona um constante desenvolvimento.
Objetivo do tema
O nosso grupo escolheu este tema, com o objetivo de demonstrar a importância do T&D na motivação das equipes nas empresas, buscando continuamente a motivação dos funcionários e proporcionando qualidade de vida, para obter resultados positivos e quem é responsável por essas mudanças, com isso demonstrar também que o T&D é uma fonte de lucratividade, tornando a empresa mais competitiva.
...