O Administrador
Trabalho Escolar: O Administrador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mamascarenhas • 28/9/2013 • 1.370 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
Portal do Administrador
O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados...
O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, podutos, técnicas, e estruturas. O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução, naturalmente sob certas condições ambientais.
Abaixo estão as seis funções primárias ou principais de uma empresa que se interrelacionam, mas podem ser estudas isoladamente.
· Ingestão - as empresas fazem ou compram materiais para processá-los de alguma maneira, adquire dinheiro, máquinas, pessoas do ambiente no sentido de produzir certas funções.
· Processamento - na empresa os materiais são processados, havendo certa relação entra as entradas e saidas pelo qual o excesso é o equivalente a energia necessária à sobrevivência da empresa.
· Reação ao Ambiente - a empresa reage ao seu ambiente, mudando seus materias, consumidores, empregados e recursos financeiros. Estas alterações podem ser efetuadas no produto no processo ou na estrutura.
· Suprimento das Partes - os participantes da empresa são supridos não só de suas funções mas também de dados de compras, produção, vendas, e são recompensados principalmente sob a forma de salários e beneficios. Pode-se até dizer que o dinheiro é considerado o sangue da empresa.
· Regeneração das Parte - ambos homens e máquinas devem ser mantidos ou recolocados, daí é que se encaixa as funções de pessoal e manutenção.
· Organização - a organização das cinco funções descritas é uma função que requer um sistema de comunicação para o controle e tomada de decisões. Isto é obtido pela adminstração e envolve problemas de controle, tomada de decisão, planejamento, e às vezes de reprodução no sentido de adaptá-la ao ambiente.
Organizão de um Sistema Aberto
Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém um dinâmica, interação com seu meio ambiente, sejam os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as entidades sindicais e muitos outros agentes externos.
Um organismo social tem semelhança a um organismo individual nos seguintes traços:
* No crescimento;
* Tornando-se mais complexo à medida que cresce;
* A interdependência.
No comportamento probabilistico e não-deterministico das organizações o ambiente é potencialmente sem fronteiras e incliem variáveis desconhecidas e incontroladas. Podemos dizer o comportamento humano nunca é totalmente previsível, as pessoal são complexas, incluindo aquelas que pertence ao autocontrle.
As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Esta relação constitui o vinculo básico entre uma organização e o sistema maior de que e parte e proporciona uma base para a classificação dos tipos de organização.
As fronteiras ou limites seriam as linhas que demarcam o que está dentro e fora do sistema, nem sempre a fronteira de um sistema existe fisicamente. As organizações têm fronteiras que diferênciam dos ambientes, e elas variam quanto ao grau de permiabilidade. A permeabilidade das fronteiras definirá o grau de abertura do sistema relação ao meio ambiente.
Pesquisa retirada d um trabalho encontrado no google:
2.1 – SISTEMA EMPRESA:
UM SISTEMA ABERTO
As entidades são sistemas abertos por que
interagem com o meio externo, ou seja,
interagem com o ambiente e a sociedade de m
aneira completa. A empresa é um sistema
aberto porque interage com a soci
edade em que está inserida,
e provoca influencia nas
pessoas, nos padrões de vida e no desenvolvim
ento da sociedade. T
oda empresa tem uma
missão em relação a sociedade e a missão das
empresas corresponde aos seus objetivos
permanentes, quais sejam a otimização da satisfação das necessidades humana
As organizações são por definição sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento. Tal como os organismos vivos, as organizações têm seis funções primárias ou principais, que mantêm estreita relação entre si, mas que podem ser estudadas individualmente.
Funções primárias das organizações:
a) Ingestão: as organizações adquirem ou compram materiais para processá-los de alguma maneira. Para assistirem outras funções, como os organismos vivos que ingerem alimentos para suprirem outras funções e manter a energia.
b) Processamento: no animal, a comida é transformada em energia e suprimento das células. Na organização, a produção é equivalente a esse ciclo animal. Os materiais são processados havendo certa relação entre entradas e saídas no qual o excesso é o equivalente a energia necessária para a sobrevivência da organização (transformação em produtos).
c) Reação ao ambiente: o animal reage frente as mudanças ambientais para sua sobrevivência. Ele deve adaptar-se as mudanças. As organizações também reagem ao ambiente, mudando seus materiais, consumidores,
...