O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL,DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Por: FCOS85 • 15/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.824 Palavras (12 Páginas) • 382 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO BELO HORIZONTE UNIDADE II
CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
PLANO DE NEGÓCIO
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
TECNICAS DE NEGOCIAÇAO, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL,DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, ETICA NA GESTAO EMPRESARIAL, EMPREENDEDORISMO.
Auxiliadora Das Graças Rodrigues Miranda – RA 2816762148
Edson Guimaraes – RA 2871898228
Michel Davidson Moura – RA 1299107741
Valdir Alves de Oliveira – RA 2809650169
Adelson Gonçalves – RA 1566245872
TUTORES:GILDO COSTA REZENDE JUNIOR E ADRIANA DA CONCEIÇÃO SOUZA E OLIVEIRA
Belo Horizonte, 16 de maio de 2015
Auxiliadora Das Graças Rodrigues Miranda – RA 2816762148
Edson Guimaraes – RA 2871898228
Michel Davidson Moura – RA 1299107741
Valdir Alves de Oliveira – RA 2809650169
Adelson Gonçalves – RA 1566245872
PLANO DE NEGÓCIO
Belo Horizonte
Universidade Anhanguera - UNIDERP
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Organograma 8
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Fluxo de caixa trimestral 2015 10
Tabela 2 – Fluxo de caixa trimestral 2016 11
SUMÁRIO
1 - Introdução 1
2 - Empreendedorismo e empreendedor 2
3 - Análise pessoal5
4 - Declaração de visão, missão e valores norteadores7
5 - Organograma 8
6 - Propósitos gerais9
7 - Propósitos específicos9
8 - Objetivos e metas em dois anos9
9 - Estratégia de marketing9
10 - Processo de produção10
11 - Fluxo de caixa trimestral 2015 10
12 - Fluxo de caixa trimestral 2016 11
13 - Considerações finais 12
Referências 13
- Introdução
O presente Plano de Negócio tem por objetivo central demonstrar os passos que deverão ser seguidos na construção de um empreendimento de sucesso. Ele servirá como um auxílio na tomada de decisão, buscando os recursos mais acertados e que acima de tudo, não desvie dos objetivos que se almeja.
Para o caso específico deste estudo foi elaborado um plano seguindo os ritos pré-determinados em um caso fictício. Para tanto, o planejamento, a análise de custos e receitas, o investimento, a capacidade de se atingir o retorno esperado no investimento, bem como a análise das características do mercado se tornaram indispensáveis neste trabalho. Por meio destes passos será possível identificar a viabilidade de se implantar uma empresa de transporte com recursos pré-definidos.
Será usado referenciais teóricos com intuito de fornecer informações de relevância para o desenvolvimento e estruturação de um Plano de Negócio de sucesso.
2- Empreendorismo e empreendedor
A elaboração de um negócio e a existência de indivíduos capazes de se submeter aos riscos de empreender é um dos pilares do desenvolvimento econômico. Entender o processo do fenômeno empreendedor é de suma importância para o desempenho de ações de promoção e do progresso pessoal e social.
O conceito de empreendedorismo teve sua origem no final do século XVII, cuja ação se constituía no ato de fazer qualquer coisa. No século XX, os empreendedores eram vistos como grandes empresários do setor automobilístico, tais como Taburi, Ford, Peugeot. Na atualidade destacam-se alguns conceitos, que serão apontados a seguir.
Segundo Dolabela (2006, p. 33) o empreendedorismo é um “fenômeno cultural, ou seja, é fruto dos hábitos, práticas e valores das pessoas”, isso quer dizer que os indivíduos tendem naturalmente a se tornarem empreendedores por meio da relação que mantem com outros empreendedores, com a troca de experiências próprias e da busca de novos conhecimentos.
Para Dolabela (2006) o empreendedorismo designa uma área de abrangência que se ocupa da criação de empresas dos seguintes tópicos: geração de auto emprego, intra-empreendedorismo comunitário e políticas publicas.
Outra definição proposta por Joseph Schumpeter (1949, apud DORNELAS, 2001, p.37) consiste em dizer que “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”
No que compete a definição de empreendedor, temos a perspectiva de Dornelas (2001), para ele empreendedor é aquele ser capaz de detectar uma oportunidade e transformá-la em um negócio rentável, assumindo os riscos previamente calculados por meio do planejamento de suas ações. Reforça ainda, que o empreendedor transforma algo de difícil definição em uma ideia solidificada capaz de agregar valor aos serviços e produtos que colocam no mercado.
Segundo Dolabela (1999), o empreendedor deve ser um agente capaz de empenhar toda sua energia na inovação, desenvolvimento e crescimento de um produto ou serviço. Buscando sempre o aprendizado contínuo, capaz de atender a complexidade do universo em que pretende atuar.
O empreendedor é capaz de identificar o que ele precisa aprender, preocupando-se em empreender e orientar suas ações em busca de resultados satisfatórios. Visam criar situações em possam obter feedback sobre seu comportamento, utilizando estas informações em busca do aprimoramento. É capaz de assumir riscos, entretanto, procuram sempre que possível minimizá-los ou até mesmo afastá-los. Em muitos casos, o empreendedor aceita o dinheiro como uma forma de alavancar seu desempenho, são inovadores e criativos.
...