Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Gestão do Conhecimento e Técnicas de Negociação.
Por: darlane21 • 28/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.665 Palavras (15 Páginas) • 985 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Desafio Profissional
Disciplinas: Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Gestão do Conhecimento e Técnicas de Negociação.
1° Série
Ciências Contábeis
Tutor a distância: Ma. Renata M. G. Dalpiaz, Helenrose A. da S. Pedroso, Arthur F. G Barão
Darlane Corado de Freitas. RA: 392470
Elisabete Bezerra dos Santos Oliveira. RA :400779
Maria da Gloria de Oliveira Sales . RA :392289
Tatiana Cavalcanti. RA: 396911
São Sebastião/DF 28 de Maio de 2016
Sumário:
Introdução --------------------------------------------------------------------------------- Página 03
Passo 01
Empreendedorismo ----------------------------------------- Página 04
Plano de negócios ---------------- Página 04
Mapeamento do perfil da empresa ---------------------------------------------------- Página 04
Passo 02
Comportamento Organizacional --------------------------------------- Página 05
Passo 03
Processo Operacional das Técnicas de Negociação ----------------------------------- Página 07
Passo 04
A dinâmica da disseminação do conhecimento na empresa --------------- Página 10
Passo 05
Desenvolvimento Pessoal e Profissional da empresa ------------------ Página 12
Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------- Página 14
Referências Bibliográficas --------------------------------------------------------------- Página 15
Introdução
Antônio Luiz da Cunha Seabra é formado em economia, empresário brasileiro fundador e co-presidente do Conselho de Administração da Natura; esta entre os 35 brasileiros mais ricos do mundo, aos 69 anos tem uma fortuna de 2 bilhões e 900 mil (fonte Forbes 2012)
Começou a trabalhar aos 15 anos era calculista de custo na Gráfica Siqueira, empresa onde seu pai trabalhava. Depois recebeu uma proposta para ser "trainee" no departamento de pessoal da Remington onde, com 19 anos, já era chefe e, aos 21, superintendente.
Aos 25 anos após sua saída da Remington, foi trabalhar em um pequeno laboratório de cosmética, época em que surgiu sua paixão pela área cosmética. Depois de 3 anos nessa empresa, associou-se com um dos herdeiros para fundar, em 1969 a “Indústria e Comércio de Cosméticos G.Berjeaut” O objetivo inicial da empresa era disponibilizar produtos de cuidado pessoal fabricados com insumos naturais e com preços acessíveis. Em 1970 a empresa recebeu o nome de “Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda.” cujas atividades iniciaram-se em uma pequena loja na Rua Oscar Freire em São Paulo onde Seabra prestava consultoria de beleza aos clientes. Fala-se que no começo possuiam um capital equivalente ao valor de um carro popular e os primeiros anos foram totalmente voltados para a sobrevivência. Só em 1975 que começaram a ver os resultados de tanto trabalho, e - consequentemente - veriam o iminente crescimento da empresa.
Foi atendendo e conversando com seus clientes que constatou o potencial transformador dos cosméticos, visto que o ato de tratar da pele é expressão de autoestima do indivíduo.
A estratégia de vendas escolhida pela Natura foi realizar a venda porta a porta através de suas consultoras; as vendedoras foram profissionalmente especificadas de consultoras como forma de valorizar a atuação de vendas das mesmas, sob a meta de criar um relacionamento próximo e personalizado com suas clientes.
Na década de 80, seu faturamento cresceu mais de 30 vezes.
No fim da década de 90, a Natura buscou acompanhar as mudanças de comportamento, a consolidação do aparecimento de novos perfis de consumidores e a tendência de unir estética e saúde.
a) O plano de negócios elaborado pelo empresário antes da constituição da empresa foi elaborado apenas por ele ou com ajuda de terceiros?
Aos 25 anos após sua saída da Remington, foi trabalhar em um pequeno laboratório de cosmética, época em que surgiu sua paixão pela área cosmética. Depois de 3 anos nessa empresa, associou-se com um dos herdeiros para fundar, em 1969 a “Indústria e Comércio de Cosméticos G.Berjeaut, mais tarde em 1970 nasce a natura cosméticos.
b) Como foi contemplado no plano de negócios o estilo de gestão que a empresa deveria ter?
O objetivo inicial da empresa era disponibilizar produtos de cuidado pessoal fabricados com insumos naturais e com preços acessíveis prestava consultoria de beleza aos clientes.
c) Observando o empreendedor, foi possível constatar se ele é uma pessoa criativa e motivada?
Fala-se que no começo possuiam um capital equivalente ao valor de um carro popular e os primeiros anos foram totalmente voltados para a sobrevivência. Só em 1975 que começaram a ver os resultados de tanto trabalho, e - consequentemente - veriam o iminente crescimento da empresa.
Passo 01
Mapeamento do perfil da empresa
Nome da Empresa: Natura Bem Estar Bem |
Ramo de Atividade: Indústria de Cosméticos e Higiene Pessoal |
Localização: Brasil Estado: São Paulo Cidade: Cajamar |
Nº de Funcionários: 7.000 (2013) |
Data de Fundação: 28 de Agosto de 1969 (47anos) |
Faturamento Médio Mensal: R$ 1.609 Bilhões (2013) |
Passo 02
A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, somos a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, somos uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
...