O Ciclo de Vida de um Produto
Por: Marcelo Couty • 7/10/2021 • Projeto de pesquisa • 494 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
O Ciclo de Vida de um Produto mostra a sua jornada completa, com começo, meio e fim. E acredito que antes das quatro fases existe o Desenvolvimento ai vem as quatro fases Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. O Ciclo de Vida do Produto é uma ferramenta administrativa que permite analisar como um produto se comporta desde o seu desenvolvimento até a retirada do mercado, levando em conta ainda seu lançamento, crescimento e maturidade em vendas.
O Ciclo de Vida de um produto e ou serviço é quase obrigatório. Ou seja, desde quando ele é projetado até a sua descontinuidade. Os estágios exigem diferentes estratégias, seja para vender ou fazer marketing.
O desenvolvimento de um produto consiste em um projeto ainda preso ao campo das ideias, que pode ter grande expectativa sobre ele, mas para que comece a gerar receitas ainda é preciso lapidar sua proposta, realizar testes, validar as hipóteses levantadas e fazer ajustes.
O desenvolvimento de um produto não exige esforço de vendas, mas a divulgação já deve começar ou seja na fase de desenvolvimento, essa já deve ser uma preocupação da empresa.
A introdução é quando o produto e ou serviço passa por todos os critérios de desenvolvimento e é considerado pronto para ser lançado no mercado. Para grandes marcas, a televisão é quase sempre uma escolha para a divulgação, essa é a fase do ciclo de vida do produto que mais exige investimentos em marketing por parte da empresa, mesmo que o balanço financeiro seja negativo, e que vendas já tenham iniciado. Isso é reflexo da produção e de custos relacionados à distribuição do produto.
Para reduzir o prejuízo, é indispensável definir o que representa o perfil ideal de cliente interessado no item em questão.
O crescimento, suas características principais estão nas vendas escaláveis e na manutenção dos valores investidos em marketing. Essa possibilidade depende muito das particularidades do produto em si e do mercado no qual está inserido e se o planejamento é seguido, o objetivo pode demorar, porém não falha. Mesmo assim é preciso seguir, investir e ampliar a participação no mercado ou para manter o padrão de vendas, e isso vale para o marketing quanto para aperfeiçoar o produto e ajustá-lo às novas necessidades do público. E quando o produto está em fase de crescimento, é importante ter uma estratégia para mantê-lo lá, mesmo com novos competidores disputando o público com ele.
A maturidade e o ponto alto do ciclo de vida de um produto e ou serviço. Quando chega a maturidade não é mais possível crescer, mas a empresa pode atuar de modo a evitar retrocessos
Quando chega ao topo, não é mais possível crescer, mas a empresa pode atuar de modo a evitar retrocessos. Existem produtos que não sai da mídia mesmo não dependendo de marketing.
O declínio, todo produto chega ao fim e encerra seu ciclo de vida. Porem nesses casos, à empresa faz o reconhecimento a partir de seus indicadores de desempenho e preparar a substituição dos seus itens em questão.
...